Tudo o que você sempre quis saber sobre a rinoplastia
O nariz é um dos elementos que mais se destacam quando se trata da harmonia do rosto e esse fator, entre outros, torna a rinoplastia uma das cirurgias faciais mais delicadas e minuciosas de serem realizadas.
A intervenção é procurada, principalmente, por pacientes com idade entre 15 e 45 anos e as mulheres representam 80% desse público. Segundo o Dr. Luciano Sales de Souza, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as principais correções buscadas em sua clínica são:
- diminuição do dorso do nariz com definição da ponta
- elevação da ponta
- associação com tratamento funcional para corrigir a respiração (septoplastia)
- diminuição das narinas, mais raramente
Para realizar a rinoplastia, o cirurgião plástico analisa o rosto do paciente como um todo, sem dar enfoque ao nariz como um elemento isolado. Nessa avaliação, todas as características faciais do paciente são consideradas de forma personalizada, o que pode gerar uma certa frustração nos pacientes que querem ter o nariz exatamente igual ao de outra pessoa, como explica o Dr. Luciano Sales de Souza:
É comum pacientes desejarem um nariz de outra pessoa, famosa ou não. Mas o principal é o entendimento que o resultado será o nariz do próprio paciente, melhorado. Caso as características genéticas de pele, etnia, tamanho, entre outras, sejam parecidas, só assim será possível atingir um resultado semelhante. Se o paciente não entender essas limitações de resultado, o ideal é não operar, para evitar frustrações.
Nessa análise para determinar as correções que serão realizadas, também é definida a técnica de rinoplastia que será aplicada, podendo ser a aberta ou a fechada. Na técnica aberta é feita uma incisão na columela (que separa as fossas nasais) e a pele do nariz é descolada e levantada, o que possibilita ter uma visão de todo o nariz. Na técnica fechada o acesso é feito completamente pelas fossas nasais.
A técnica aberta é a de eleição (mais comum), pois só assim é possível identificar todas as estruturas e realizar a cirurgia de forma correta, com menor chance de insatisfação. Eu utilizo a técnica mais atual e com melhores resultados a longo prazo, chamada rinoplastia estruturada, em que utilizamos tecido do próprio paciente para moldar e definir o nariz, sem risco de rejeições. Tecidos esses da orelha, septo nasal ou até mesmo das costelas, quando necessário.
Pós-operatório da rinoplastia
Durante a primeira semana da recuperação da rinoplastia é importante manter repouso e cuidar dos curativos. A partir desse período o curativo externo já não é necessário, mas se deve ainda evitar esforços físicos e principalmente exposição solar, que pode causar manchas difíceis de serem eliminadas, esclarece o Dr. Luciano Sales de Souza.
O nariz é a parte do corpo que demora mais tempo para desinchar, por isso, o resultado final se dá somente com 1 ano. A partir de 2 meses já temos 80% do resultado. Daí para frente há altos e baixos, onde o paciente acha o seu nariz mais bonito em dias frios e mais inchado em dias quentes. Quando a expectativa do paciente está dentro do que é possível e há esse entendimento antes da cirurgia, aí o resultado é satisfatório.
Tipos de Rinoplastia
Profiloplastia
Trata-se de uma técnica que reúne uma série de procedimentos, que inclui também a cirurgia do nariz, com a qual se pretende harmonizar o perfil do paciente. Além de intervir no nariz, a profiloplastia também afeta áreas como o queixo, queixo duplo, lábios e testa.
Septoplastia
É uma cirurgia que visa corrigir ou endireitar o desvio do septo. Esse procedimento é muito utilizado em pessoas com dificuldades respiratórias, que apresentam sangramento constante e freqüentemente apresentam dores na face.Dependendo do caso do paciente, a intervenção é feita sob anestesia local ou geral e geralmente dura entre trinta minutos e duas horas.
Cirurgia de nariz tradicional
A rinoplastia tradicional pode ser feita de duas maneiras. aberto ou fechado. Na rinoplastia aberta, é feita uma incisão na columela do nariz, gerando maior exposição do paciente, sua duração é de cerca de duas horas e a recuperação um pouco mais demorada.Já a rinoplastia fechada é uma intervenção interna que é feita dentro das narinas por meio de uma pequena incisão praticamente invisível.Lembre-se que antes de realizar qualquer um desses procedimentos, o especialista deverá fazer uma avaliação, fornecer as informações e orientações necessárias para realizar o procedimento mais adequado.