Esta é uma intervenção destinada a eliminar a hipertrofia dos pequenos lábios, ou seja, a formação de excesso de pele que torna os lábios maiores, ficando expostos e dando uma aparência flácida e muitas vezes escurecida à região genital. Lábios muito grandes causam insegurança em algumas mulheres, também causam desconforto, aborrecimento e até mesmo dor durante exercícios e relações sexuais. Podem também causar dificuldade de higienização e candidíase de repetição.
Usar roupas muito apertadas ou ir a praia pode se tornar um problema social na vida dessas mulheres. Além disso, a hipertrofia pode causar irritações ou dificuldades funcionais, como,por exemplo, caminhar, andar de bicicleta ou praticar esportes. Às vezes, o desconforto também pode ocorrer durante a relação sexual, em que os pequenos lábios interferem na penetração.
O procedimento de intervenção consiste no corte do excesso de tecido dos pequenos lábios. Usa-se bisturi cirúrgico ou laser. O uso do laser proporciona um menor sangramento e inchaço, com melhor recuperação. Porém, é importante comentar que a intervenção em nenhum caso visa aumentar o prazer sexual, seja por razões estéticas ou funcionais.
As candidatas à ninfoplastia são pacientes que apresentam aumento e exposição dos pequenos lábios vaginais e sentem um desconforto em relação à sua intimidade, tanto por razões estéticas físicas e/ou funcionais.
Os pequenos lábios crescem na puberdade, logo a cirurgia somente é indicada depois dela. A maioria dos casos é genética, mas uso de hormônios, anabolizantes, problemas endocrinológicos ou que alterem os hormônios podem causar aumento das ninfas (pequenos lábios vaginais).
Em qualquer caso, recomenda-se sempre completar a fase da puberdade antes de se submeter à cirurgia e, acima de tudo, refletir cuidadosamente sobre a realização desse procedimento porque é um processo que não se pode voltar atrás.
E de toda maneira procurar um profissional que seja da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Antes de escolher o seu cirurgião, verifique se ele está registrado no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pesquise sobre sua experiência neste tipo de cirurgia íntima.
É importante estar confortável com o(a) médico(a). Não hesite em perguntar todas as suas dúvidas e de contar como se imagina depois do procedimento. Peça para ver várias fotos de resultados antes de operar.
O cirurgião examinará o paciente e explicará os diferentes métodos usados para realizar uma ninfoplastia. Uma vez ilustradas todas as possibilidades, o médico e o paciente avaliarão juntos a melhor solução para cada caso individual, levando em consideração as expectativas, as características individuais e a história clínica do paciente.
O especialista irá explicar como o procedimento é realizado, pós-operatório e o tempo de recuperação. É importante sempre informar o seu médico sobre todas as medicações usadas, doenças prévias por exemplo diabetes, doenças cardiovasculares, assim como seus hábitos (tabagismo, uso de drogas, etc) entre outros detalhes.
Durante sua primeira consulta, não hesite em fazer todas as suas perguntas ao cirurgião: compartilhe suas dúvidas, medos e expectativas.
A ninfoplastia é a cirurgia íntima mais comum, mas na verdade existem diferentes tipos de intervenção, como também esclarecem os especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas:
É comum a associação da cirurgia dos pequenos lábios e dos grandes lábios vaginais.
O procedimento
A ninfoplastia é uma operação cirúrgica realizada em hospitais, podendo ser realizada com anestesia local e sedação ou raqui. O procedimento pode ser realizado com o bisturi ou laser. No final da intervenção, são aplicadas suturas/pontos absorvíveis, que não precisam ser retirados. A intervenção pode durar entre 30 minutos e 3 horas (dependendo se está associada ou não a outras intervenções).
As técnicas
Existem mais de 10 técnicas para realizar este procedimento. O cirurgião escolherá qual técnica melhor se adequa a você, com base em um estudo cuidadoso de sua anatomia e os resultados desejados. Abaixo explicaremos as duas técnicas mais comuns.
Ninfoplastia Triangular
Neste procedimento, o excesso de tecido é removido através de uma incisão em forma de V. Esta técnica oferece um resultado muito natural, pois mantém a anatomia dos pequenos lábios. No entanto, existe um risco maior de deiscência (abertura de pontos), o que pode exigir um segundo retoque. Nos casos de pequenos lábios grossos ou escuros não costumam dar um bom resultado, visto manter estas características.
Ninfoplastia Longitudinal
Este método envolve a remoção do excesso de tecido ao longo de todo o comprimento do lábio, do prepúcio até a parte posterior do ânus. As cicatrizes ficará na borda do lábio. E costumam ficar discretas. Por retirar a borda dos pequenos lábios, retiram a parte mais escura e rugosa, que muitas vezes são maior queixa das pacientes. O uso do laser propicia também a retirada de tecido interno, afinando os pequenos lábios, além de deixá-los menores.
É possível voltar a trabalhar depois de 3 dias. Trabalhos que demandam esforços ou muita movimentação, melhor esperarem ao menos 14 dias.
Deve-se evitar exercícios e relações sexuais por um mês, visto que a cicatriz ainda está recente.
Os resultados de uma labioplastia podem ser avaliados após 3 meses da intervenção, mesmo que o resultado final demore mais ou menos um ano.
Benefícios da cirurgia:
Como em qualquer procedimento cirúrgico, sempre há riscos possíveis associados ao procedimento. Dentro eles, mesmo que sejam complicações raras, é possível que:
Qualquer sinal de complicação deve ser informada ao médico.