A reatribuição de gênero significa a mudança de sexo cirúrgico em transexualidade homem a mulher e transexualidade mulher a homem. Várias cirurgias são necessárias para realizar este processo.
Transsexualidade é um termo usado quando há uma discrepância entre sexo psicológico e anatômico. Em outras palavras, quando uma pessoa se identifica com o sexo oposto àquele com o qual nasceu. Existem dois tipos:
A terapia do transexualismo é um tratamento de longo prazo com duração de vários anos, que geralmente é iniciado e administrado por um sexólogo, possivelmente um psicólogo e depois um cirurgião:
Muitos cirurgiões e médicos estão envolvidos no processo de mudança de sexo, como veremos a seguir. Com relação a estes procedimentos cirúrgicos, recomendamos sempre que você vá a um cirurgião certificado, experiente e habilitado. As cirurgias de redesignação sexual são muito específicas, portanto, muito poucos cirurgiões são capazes de realizá-las.
Por isso, vários profissionais trabalham juntos na mudança de sexo, incluindo um cirurgião plástico que realiza a operação, se necessário com o apoio de um urologista ou ginecologista, além de um vascular e neurocirurgião, um endocrinologista que cuida do tratamento hormonal na transexualidade, e um psicólogo, que acompanha o caminho literal da vida da pessoa. Você também pode ir a diferentes cirurgiões para cirurgia de mudança de sexo: se você deseja cirurgia MtF , precisa de um especialista em cirurgia de mama e, no caso de feminização facial, precisa de um especialista em rinoplastia, etc.
Os procedimentos de resignação sexual não devem ser tomados de forma rápida, portanto há um longo caminho médico pela frente se você ainda não embarcou em sua transformação. Aqui está um resumo dos passos que você precisará dar para chegar ao final do processo, uma ginecologista especializada em mudança de sexo:
Os profissionais da Unidade de Identidade de Gênero (TIG) poderão oferecer um protocolo para a cirurgia de redesignação sexual
O tratamento hormonal é o início de uma mudança física e, na maioria dos casos, representa uma forma de libertação para pessoas trans.Existem diferentes tipos de hormônios que são administrados de diferentes formas (pela boca, pele ou injeção).
Homens transexuais recebem o hormônio masculino ou testosterona . As mulheres trans tomam hormônios femininos, ou seja, estrogênios e antiandrogênios . Tomar estrogênios dura a vida toda, enquanto os antiandrogênios não são mais necessários após a mudança de sexo. A ingestão de testosterona também deve durar a vida toda.
A força das alterações hormonais depende da pessoa afetada. Eles são semelhantes aos que aparecem durante a puberdade:
É importante perceber que, ao contrário da cirurgia de mudança de sexo, alguns efeitos do uso de hormônios são reversíveis . No entanto, os hormônios podem levar à infertilidade.
Vamos agora descrever os tratamentos básicos que podem ser realizados durante a mudança de sexo masculino para feminino (MtF) . A maioria desses procedimentos é realizada sob anestesia geral e pode exigir uma internação de vários dias.
As pacientes podem se submeter a aumento de mama, se desejarem, pois as mamas geralmente não crescem satisfatoriamente após o tratamento hormonal. Basicamente, esta é muitas vezes a primeira operação de redesignação de gênero MtF. Você pode fazer isso durante a fase de tratamento hormonal, mas somente depois que o tamanho dos seios estiver estabilizado.
Preparação para o tratamento
Para fazer uma vaginoplastia você deve estar tomando estrogênio por pelo menos um ano. Também recomendamos que você faça a depilação a laser na área genital antes do procedimento.
A operação
O tratamento dura de 4 a 5 horas . Na vaginoplastia, o tecido erétil do pênis é quase completamente removido e sua pele externa é usada para criar as paredes vaginais internas. Isso significa que o interior da vagina é formado a partir da pele externa do pênis . Quando a técnica de inversão do pênis não é possível porque o pênis é circuncidado ou não há pele suficiente, a técnica de retalho de pele é usada. Os testículos também são removidos. A parte superior da glande, que é uma parte muito sensível, torna-se a estrutura do clitóris usado. O prepúcio permite a formação de lábios vulvares menores. Quanto às partes externas do escroto, elas são usadas para formar lábios vulvares maiores. Durante o procedimento, a saída da uretra é encurtada para permitir a passagem da urina. Se necessário, o aumento do peito pode ocorrer ao mesmo tempo.
Muitas equipes médicas explicam que um tamponamento betaisodon é usado após a operação e é usado por 2 semanas. Alternativamente, uma prótese de silicone especialmente projetada é inserida na vagina.
A inversão da pele do pênis cria uma prega posterior na entrada da vagina em 20% dos casos. Isso pode ser removido após cerca de 3 meses em um procedimento ambulatorial curto. Você precisará ficar de repouso por 24 horas e terá um cateter urinário colocado por 1 semana. Os drenos são retirados alguns dias após a operação e o médico troca o curativo após 4 dias. Você ficará no hospital por cerca de 7-9 dias .
Todos os procedimentos cirúrgicos têm riscos e complicações potenciais que é importante estar ciente. Com a vaginoplastia, o risco é o seguinte:
Você também pode fazer uma cirurgia facial para completar a reconciliação e "feminizar"seu visual. Os especialistas indicam que para isso, plástica nasal, correção de ovais faciais (que pode ser realizada durante cirurgia buco maxilofacial ou por injeção de ácido hialurônico), correção de volume da maçã do rosto (ácido hialurônico ou implantes), aumento de lábios, correção a testa ou o corte do pomo de Adão.
Além disso, outras operações de alteração do corpo também podem ser realizadas para que o corpo pareça mais feminino. Alguns dos casos mais comumente realizados nestes casos são
Agora descrever os tratamentos básicos que podem ser realizados durante a cirurgia de mudança de sexo feminino para masculino.
As etapas da cirurgia de redesignação sexual, a cirurgia de mudança de sexo feminino para masculino é realizada sob anestesia geral. Este procedimento leva cerca de sete a nove horas. Os especialistas resumem as etapas individuais :
Corrigir o gênero de feminino para masculino também requer passar por alguns tratamentos. Estes são realizados sob anestesia geral e requerem uma internação de um a vários dias.
O primeiro passo é muitas vezes uma mastectomia . O procedimento pode ser realizado logo após o início da terapia hormonal.
A mama é visível diariamente e, portanto, deve parecer o mais natural possível. O médico primeiro remove a glândula mamária e cria seios lisos e simétricos que se assemelham esteticamente aos seios de um homem biológico.
Se necessário, o cirurgião também pode reduzir o tamanho das aréolas.
Esta técnica de resignação sexual consiste em transformar o clitóris em uma espécie de pênis pequeno. Com a ingestão de hormônios masculinos, o clitóris tende a crescer a um tamanho médio de 4 a 5 cm. Alguns pacientes decidem recorrer à metaidoioplastia em vez da faloplastia, se o tamanho de seu clítoris o permitir, pois é uma operação mais simples, que deixa menos sequelas. O resultado da metaidoioplastia não permite que a paciente faça penetração durante a relação sexual, mas permite que ela mantenha a capacidade orgásmica de seu clitóris.
Este procedimento é geralmente realizado ao mesmo tempo que uma escrotoplastia (criação do escroto), vaginectomia (remoção mais ou menos parcial da vagina), histerectomia (remoção mais ou menos parcial do útero) e ovariectomia (remoção dos ovários). ), se estas ainda não tiverem sido realizadas.
A faloplastia é uma cirurgia de resignação sexual que permite aos homens transgêneros obterem um pênis.
Como mencionado acima, você precisará parar de fumar antes e depois do procedimento, bem como parar de tomar anti-inflamatórios. Você será internado no hospital na véspera para uma lavagem intestinal.
Esta é uma cirurgia complicada que dura entre 8 e 9 horas.
No início, o urologista usará os lábios menores para reconstruir a uretra. Ele usará então o lábio maior para construir um escroto, que se assemelhará ao de um homem biológico.
Para construir o pênis, o cirurgião utiliza tecido do antebraço, que deve ter sido primeiro tratado pela depilação a laser. Esta aba de pele cobre e dá volume ao canal interno, que serve para evacuar a urina. O antebraço será coberto por uma cicatriz e ficará mais fino após este procedimento, que atinge um pênis de cerca de 12 a 13 cm, com capacidade de penetração.
Uma operação deste tipo requer 2 semanas e meia no hospital e você não poderá voltar ao trabalho por 2 meses. Você usará uma bandagem compressiva ao redor do braço onde a aba de pele foi removida. Após alguns dias, os drenos serão removidos.
Aconselhamos que você siga as seguintes instruções no período pós-operatório:
Em geral, os pacientes estão muito satisfeitos com os resultados de sua faloplastia e a maioria pode urinar de pé e ter orgasmos. Com relação à penetração, será necessário usar uma prótese erétil, como veremos mais adiante. Para um resultado ainda mais natural, você pode ter veias tatuadas em seu pênis. Somente após a cura estar completa, você poderá passar por uma nova operação para completar sua transformação.
Todos os procedimentos cirúrgicos comportam uma série de riscos e complicações potenciais que são importantes para que você esteja ciente. Estes incluem:
Para dar um aspecto mais natural ao escroto que foi criado em um procedimento anterior, você pode preenchê-lo com próteses testiculares. Estas próteses são feitas de gel de silicone e estão disponíveis em diferentes tamanhos. No entanto, você só será elegível para esta cirurgia no mínimo 6 meses após a escrotoplastia.
As próteses eréteis podem ser colocadas aproximadamente 12 a 18 meses após a faloplastia, uma vez que a sensibilidade tenha voltado à parte superior do pênis.
Esta prótese lhe permite obter uma ereção e, portanto, penetração. Você também será capaz de estimular o pênis e até mesmo ter um orgasmo sem usar este tipo de dispositivo.
Existem diferentes tipos de próteses e seu médico pode aconselhá-lo sobre qual delas é a mais adequada para você:
Conway, L. (2006). Vaginoplasty : Male to Female Sex Reassignment Surgery. [online] Artificial Intelligence Laboratory University of Michigan. Available at:http://ai.eecs.umich.edu/peopl...[Accessed 4 Mar. 2019].
Barnaclínic+. (2019). Unidad de Identidad de Género. [online] Available at:https://www.barnaclinic.com/es...[Accessed 21 Mar. 2019].
Sanchéz Mateos, A. (2017). Este es el proceso médico por el que pasa una persona transexual. [online] La Vanguardia. Available at:https://www.lavanguardia.com/v...[Accessed 21 Mar. 2019].
Mañero Vázquez, I. and Montull Vila, P. (2006). La cirugía de reasignación sexual de hombre a mujer. [online] Transexualia. Available at:http://transexualia.org/wp-con...[Accessed 21 Mar. 2019].