A vaginoplastia é uma cirurgia íntima feminina que visa estreitar ou alargar o canal vaginal, para melhorar a vida sexual e a autoestima de mulheres que sofrem de problemas íntimos. No entanto, quando nos referimos à vaginoplastia, tendemos a associar essa cirurgia estética ao ato de estreitar o canal vaginal, neste caso, também podemos nos referir a ela como cirurgia de “fechamento vaginal” ou “perineoplastia”.
Há cerca de dez anos, temos visto um grande aumento em cirurgias íntimas em todo o mundo.
De acordo com dados da ISAPS, em 2020, mais de 20.334 vaginoplastias foram realizadas no Brasil. No entanto, ainda é um assunto tabu para muitas pessoas.
A vaginoplastia é uma cirurgia feminina íntima que visa encolher mudar a estrutura da vagina para melhorar a vida sexual, seja alargando ou deixando mais apertada.
A técnica mais utilizada, até agora, é de deixar o canal mais apertado, mais conhecida como perineoplastia.
Muitas mulheres podem precisar desse procedimento após a gestação, já que acontece naturalmente o aumento do canal da vagina, principalmente após o parto normal.
É possível que a mulher que realize o procedimento esteja em um ou mais tipos de características, entre outros.
Existem muitas causas de frouxidão vaginal, seja por fatores naturais ou fatores externos. Entre eles estão:
Fatores externos
Fatores naturais:
Nem
todas as mulheres com flacidez vaginal são candidatas a
vaginoplastia ou perineoplastia. Esse sintoma ocorre mais
frequentemente em mulheres que tiveram um ou mais
partos normais.
Este problema faz com que as mulheres se queixem dos ruídos do ar vaginal durante o sexo, uma diminuição nas sensações vulvovaginais ou uma emissão vaginal de líquido após um
banho de imersão (na piscina, mar ou banheira)
Mulheres com alargamento vaginal também podem ser incriminadas por seu parceiro, recriminando-as por perda de sensibilidade durante a relação sexual. Tudo isso dá origem a complexos que muitas vezes os levam a evitar relacionamentos íntimos.
Como com qualquer procedimento cirúrgico, é importante que você use um cirurgião qualificado para garantir um bom resultado.
No
Brasil, essa cirurgia é normalmente realizada por Ginecologistas,
embora alguns cirurgiões plásticos também a realizem.
Convidamos você a procurar opiniões de ex-pacientes para reunir o máximo de informações possível. Recomendamos também que você consulte vários cirurgiões antes de escolher o seu, é importante que você escolha alguém que te deixe à vontade e passe confiança.
Durante a primeira consulta, o seu cirurgião lhe fará perguntas sobre suas motivações, estabelecerá o seu histórico médico, para posteriormente falar do procedimento.
Ele vai explicar os detalhes da intervenção, falar sobre os riscos, os resultados e aproveitar a oportunidade para responder a todas as suas dúvidas. Finalmente, você receberá os valores sobre o procedimento.
Comentamos também que é necessário que haja um toque vaginal durante esta primeira consulta, fundamental para avaliação dessa queixa.
É necessário que o paciente pare de fumar pelo menos 1 mês antes da cirurgia e 2 meses depois para garantir uma cura adequada.
Também é importante parar de tomar medicação contendo aspirina pelo menos 15 dias antes da cirurgia. No dia anterior e no dia da operação você terá que tomar um banho e higienizar a área. Pode ser recomendado depilar a região da vulva antes do procedimento.
É importante que essas recomendações sejam passadas pelo o seu profissional, pois ela(ele) é a pessoa mais indicada para te auxiliar nesse momento.
A anestesia depende do caso de cada paciente, pode ser local com sedação, geral para um maior conforto do paciente, ou pode ser uma raquianestesia.
A hospitalização é de 24 horas, mas dependendo do caso, o cirurgião pode liberar a paciente antes.
Em alguns casos, a vaginoplastia (ou perineoplastia) pode ser feita sem hospitalização, em consultório sob anestesia local, assim como é feita a ninfoplastia ou labioplastia. Consulte o cirurgião sobre essa possibilidade.
A dor após a vaginoplastia
ou
perineoplastia é muito suportável pode ser controlada com remédios. Os hematomas podem aparecer por 2 a 3 dias. É importante que você tenha uma higiene íntima impecável, sendo aconselhável usar roupas soltas para evitar atrito.
8
Você pode retomar uma atividade profissional após 2 a 3 dias, desde que você não tenha trabalho físico, bem como atividade sexual após 8 semanas.
Não hesite em procurar o conselho do seu cirurgião durante as consultas pós-operatórias sobre a evolução da cicatrização, ou dúvidas no processo.
Esta é uma operação para a qual a grande maioria das mulheres está satisfeita.
Existem vários riscos possíveis. Em primeiro lugar, como em cada intervenção, haverá os riscos associados à anestesia. E também: