Consiste em uma técnica a laser que apaga as tatuagens da pele. Graças à tecnologia atual, elas podem ser removidos completamente em até 96% dos casos, embora algumas cores, como amarelo ou verde, sejam impossíveis de remover completamente, e em nesses casos, seu impacto visual é reduzido até ficar praticamente imperceptível. Existem até casos em que a micropigmentação das sobrancelhas não deu certo e também, o laser é usado para eliminar esse desenho das sobrancelhas. Há vários motivos pelos quais você pode querer removê-lo:
Todas as pessoas que querem retirar uma tatuagem (colorida ou cor única), seja qual for a razão que as motive, podem remover a marca deixada com o procedimento.
Deve-se saber que essas pessoas sentem um sofrimento psicológico real, e é importante que eles realizem o procedimento a fim de libertar-se deste peso.
Dependendo do método que você escolheu se tatuar, o médico mais adequado será um cirurgião e/ou dermatologista. Em qualquer caso, é importante que você chame um médico licenciado e qualificado.
Para isso, não hesite em fazer sua pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para verificar se o seu médico é reconhecido e tem aos dados necessários como o CRM e RQE.
Durante sua primeira consulta, o médico irá examiná-lo para analisar a área que vai ser tratada, ademais disso, também vai perguntar quais são seus motivos para querer retirar a tatuagem. Ele elaborará um relatório completo para determinar a técnica que melhor se adequa ao seu caso.
Provavelmente o médico indicará os exames a serem feitos antes do processo, quais as técnicas, tempo e custos. Dependendo do tamanho e também se há presença de cor, é possível que a remoção seja mais demorada.
Seu médico levará em consideração vários parâmetros antes de escolher a técnica que melhor se adapta ao seu caso. Ele precisa especialmente analisar o tipo de tinta usada e sua qualidade, precisa saber se é uma tatuagem profissional ou amadora (para saber a profundidade da tinta sob a pele).
Analisando as cores, o seu tipo de pele, suas alergias e sua capacidade de cicatrização.
Todos os parâmetros para que possa avaliar todas as suas vantagens e desvantagens e deixar claro, principalmente para você, quais são as expectativas do resultado.
É importante aprender mais sobre tatuagem para entender como executar uma técnica de remoção: a tinta será injetada sob a pele. Os pigmentos de tinta serão armazenados na derme, tornando-os resistentes e permanentes.
O problema das tatuagens artísticas, feitas por um tatuador profissional ou amador, é que ao contrário da dermopigmentação,cuja tinta é muito regulada e tem duração temporária, temos pouco conhecimento das cores utilizadas, o que dificulta prever como a pele vai reagir durante o processo de remoção.
De toda forma, talvez seja necessária várias sessões para ter uma remoção completa da tatuagem.
Eliminação de tatuagens com laser
Esta é a técnica mais utilizada para a remoção de uma tatuagem. Tenha em mente que este não é um método indolor, sendo aconselhável aplicar um creme anestésico 1 hora antes do tratamento. Deve-se saber que o laser é um método eficaz, no entanto, notamos que nem todas as tatuagens podem ser eliminadas da mesma forma e com a mesma facilidade. São necessárias cerca de 10 sessões para a eliminação, com intervalo de 5 a 7 semanas.
Tatuagens que são mais difíceis de se remover são: tatuagens de várias cores claras e tatuagens feitas na pele negra.
O laser de abrasão
Esse é o tipo de laser menos utilizado, pois gera cicatrizes após o tratamento. Algumas vezes pode ser necessário dependendo da profundidade e cores do desenho. Geralmente é feito entre 10-20 sessões.
Despigmentação à laser
O laser tem a função, nesses casos, é de fragmentar e destruir o pigmento das tintas, já que ele é absorvido pelo nosso sistema.