É interessante saber que 5,6% da população, tanto do sexo masculino quanto feminimo, tem orelhas salientes. A otoplastia é a operação que permite corrigir a posição delas, aproximando-as da cabeça.
Além disso, a intervenção também pode servir para reduzir o tamanho das orelhas. Permitindo, portanto, intervir sobre estas "imperfeições", remodelando sua forma.
A intervenção dura cerca de 1 hora, geralmente é feito com anestesia geral, não sendo necessário hospitalização. Costuma ter um pós operatório sem complicações, além de resultados incríveis.
Vejam os tipos de problemas para realizar uma otoplastia:
Pessoas que tem um bom estado de saúde e que desejam alterar a aparência das suas orelhas são os pacientes ideais para este procedimento. Porém, somente o profissional médico, após uma avaliação detalhada, pode dar a liberação ao procedimento.
É necessário, nesse sentido, marcar uma consulta com um profissional cirurgião plástico e realizar os exames do pré operatório, que vão te habilitar ou não ao procedimento.
Otoplastia em crianças:
Sabe-se que muitas crianças realizam o procedimento de otoplastia para evitar problemas futuros em relação a estética, porém, muitos profissionais médicos aconselham os pais a esperar o desejo e maturidade da criança para realizar a cirurgia, já que, em muitos casos, a criança pode não apresentar dificuldades ou até mesmo ser indiferente a aparência das orelhas.
A otoplastia está entre as dez cirurgias plástica mais realizadas no mundo. O tratamento tem como objetivo corrigir e melhorar a aparência estética das orelhas.
Durante a primeira consulta o médico avaliará a sua condição física e psicológica sobre o tema, é possível que este profissional te apresente diferentes resultados da sua otoplastia, ademais de informar as técnicas para chegar ao resultado. Posteriormente, o paciente terá que realizar diversos exames para ter a liberação ou não (exames de sangue, coração, alergias...).
É importante conversar com o cirurgião sobre suas expectativas em relação à operação, ademais de tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.
É importante escolher um cirurgião certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Faça sua pesquisa no site da Sociedade e verifique o campo de especialização do seu cirurgião.
Lembre-se:
A cirurgia da orelha é realizada com anestesia local e sedação, enquanto em pacientes mais jovens pode ser preferível à anestesia geral. O processo leva de 30 minutos (se for realizada em apenas uma orelha) a 1 hora (se for feito em ambas).
O procedimento requer que o cirurgião realize pequenas incisões escondidas atrás da orelha, de modo que não há cicatrizes visíveis. Através dessas incisões, o cirurgião pode prosseguir com a remoção de uma pequena parte da pele, fixando-a com pontos na nova posição.
Cada cirurgião pode adaptar a técnica com base nas características individuais de cada paciente, usando o procedimento e as medidas que ele considera mais apropriadas para cada caso.
Uma vez concluída a operação, o paciente pode sair da clínica após cerca de 2 horas. É possível voltar as atividades diárias após 5 dias e a prática de esportes depois de 1 mês. Durante o pós-operatório, é normal sentir desconforto, mas o médico irá orientar com a medicação necessária.
Logo após ao procedimento é normal ter inchaço e até mesmo a presença de hematomas, que devem ser tratados com compressas de gelo diariamente. Qualquer anormalidade deve ser informada ao médico.
Riscos e possíveis efeitos colaterais da otoplastia
- Alteração da sensibilidade
- Inchaço
- Hematomas
- Assimetria
- Infecção
O resultado final aparece entre 6 e 12 meses após a operação, quando a inflamação é completamente reabsorvida. É importante, nesse sentido, realizar todo o processo do pós operatório corretamente, ademais de informar ao profissional qualquer anormalidade durante esse período.
Os pacientes podem esperar resultados naturais, cicatrizes escondidas e uma melhora na qualidade de vida.