A mentoplastia, ou cirurgia no queixo, é um procedimento de cirurgia estética que muitos brasileiros vem utilizando para harmonizar a estrutura da face. Ela pode ser feito isoladamente ou com outras intervenções, como a rinoplastia. Além disso, o procedimento só pode ser feito por médicos/cirurgiões plásticos.
Seu principal objetivo é garantir que as características faciais sejam proporcionais como um todo. Esta é uma intervenção que muitas vezes é realizada no contexto da cirurgia bucomaxilofacial.
O objetivo da mentoplastia é corrigir um queixo inestético que pode ser de diferentes formas:
A mentoplastia, envolve a modelagem e a correção de um queixo recuado ou projetado, sendo possível mover para frente, para baixo ou centralizando, dependendo das necessidades do paciente.
O objetivo é harmonizar o rosto do paciente, tentando melhorar o seu aspecto no geral.
Como, por exemplo, quando o queixo está:
O candidato ideal é uma pessoa que não se sente bem com a aparência geral do rosto e, especialmente, com o queixo. Essa pessoa pode ter vários motivos:
No Brasil, os profissionais que podem fazer esse tratamento são cirurgiões plásticos especializados em maxilofacial.
Para escolher o seu cirurgião, aconselhamos primeiro a fazer uma pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para verificar os registros dos profissionais. Não hesite em marcar uma consulta com vários cirurgiões, é importante que você se sinta confortável e confiante com a pessoa que irá operar.
Na primeira consulta, o médico analisará suas motivações e expectativas. Ele estudará o seu caso com precisão, podendo simular o resultado no computador para ajudar a imaginar o seu futuro rosto.
O médico explicará as opções da anestesia, os possíveis riscos e elaborará os custos do procedimento. Aproveite esta primeira consulta para fazer todas as suas perguntas. Na maioria dos casos, o médico pedirá avaliações pré-operatórias e algumas análises antes de realizar o procedimento.
É importante que você siga as recomendações do cirurgião antes de realizar o procedimento.
Não tome aspirina ou derivados pelo menos 10 dias antes da cirurgia e pare de fumar um mês antes e um mês após a cirurgia para facilitar a cicatrização e melhores resultados. Tire todas as suas dúvidas com o seu médico sobre esse processo.
A anestesia dependerá do tipo de cirurgia a ser realizada. Muitas vezes a anestesia geral pode ser utilizada, enquanto a a aplicação de implante pode ser realizada em anestesia local com sedação.
Após o procedimento a maioria dos pacientes passa apenas um dia de internação no hospital, mas é possível que o cirurgião peça que você fique mais tempo para acompanhar de perto a sua recuperação.
É importante seguir todos os passos indicados pelo o seu profissional, pois dessa maneira é possível garantir um pós operatório muito mais tranquilo e com melhores resultados. É possível que o paciente tenha um desconforto em relação a cirurgia, dores essas que devem passar com analgésicos recomendados pelo o médico. Caso as dores ainda persistam, é necessário buscar ajuda médica.
O paciente geralmente adota uma dieta semi-líquida durante os primeiros dias (além de evitar alimentos quentes durante as primeiras 48 horas), bem como uma higiene oral impecável.Além disso, o paciente será capaz de retomar a sua vida normal entre 7 e 15 dias e atividades esportivas após 2 meses.
Seja após a colocação da prótese ou a mentoplastia simples, os resultados são vistos quase imediatamente, mesmo que demore 3 meses para avaliar os resultados finais, uma vez que as contusões e os edemas desaparecem com o passar do tempo.
Os pacientes geralmente ficam muito satisfeitos com a intervenção e sentem-se mais confortáveis com a aparência do rosto, que passa a ter mais harmonia.
Felizmente, há muitos poucos casos existentes de complicações. No entanto, é importante que você saiba todos os possíveis riscos:
O SBCP cita complicações gerais relacionadas à anestesia geral, bem como aquelas relacionadas ao procedimento cirúrgico, que serão limitadas se você escolher um cirurgião licenciado e competente. Entre eles: