A rinomodelação é uma técnica não invasiva em relação à rinoplastia. Tornou-se tendência mundial pela facilidade de aplicação e pela capacidade de evitar uma sala de cirurgia, a recuperação é muito mais fácil. Sua função é corrigir pequenas irregularidades no contorno nasal promovendo harmonia em relação ao rosto.
Um estudo realizado em 2017 mostrou que o total de pacientes na época eram de 55% de mulheres e 45% de homens, ambos com idades entre 18 e 55 anos.
Sua aplicação é uma prática segura quando realizada por um profissional que tenha conhecimento da anatomia facial e experiência, garantindo que o procedimento seja seguro e eficaz.
Este procedimento pode ser feito por pacientes (masculinos e femininos) que desejam realizar pequenos reparos no nariz, e que não querem se submeter a um procedimento cirúrgico para isso.
Menores de 17 anos não devem ser submetidos a esse tipo de tratamento, já que o nariz ainda pode estar em formação, comprometendo os resultados ao longo do tempo. A exceção de algum acidente grave, ou de sofrer problemas respiratórios.
De toda maneira, é necessário visitar um(a) profissional , só ele(ela) saberá te dizer ao certo o que pode ser feito no seu caso.
Este tipo de técnica deve ser realizada por um(a) médico(a) com experiência, que já tenha feito outros procedimentos e que saiba manipular bem o produto aplicado. A Dra Mariana Fernandes é cirurgiã plástica pela sociedade brasileira de cirurgia plástica e pós Graduada em Cosmiatria.
Para verificar se o seu profissional está dentre estes, é possível verificar o seu certificado no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Antes de realizar o procedimento o profissional escolhido vai indicar os exames necessários antes do tratamento, é possível que se realize um teste temporário para verificar qualquer alergia e/ou os resultados.
O paciente, durante esse período, deve ser informado pelo o profissional sobre as indicações, precauções, contra indicações e reações adversas aos produtos injetáveis.
Embora os materiais de preenchimento facial sejam substâncias seguras e usadas diariamente em consultórios, sempre é possível ter algum efeito negativo, pois as defesas do corpo de cada paciente podem apresentar uma aceitação diferente da substância aplicada.
Os especialistas indicam que é necessário um estudo pessoal e fotográfico do paciente (frente e perfil), a fim de avaliar sua anatomia nasal e identificar os diferentes pontos para o procedimento, ou seja, para saber se requer outra técnica que não é necessariamente o rinomodelação. A Dra Mariana Fernandes possui programa 3D que simula resultados de cirurgia e procedimentos nasais, conferindo assim este cuidado a mais aos seus pacientes
O procedimento acontece com a aplicação do ácido hialurônico. Com esta operação as pequenas imperfeições são corrigidas, depois de um tempo o organismo absorve a substância e seus efeitos desaparecem, chama-se também harmonização facial.
Cada paciente pode ter um tempo de duração diferente, pois cada organismo vai trabalhar na absorção de uma maneira, outros mais lentos e alguns mais rápidos.
Logo após ao procedimento o paciente pode continuar com sua rotina habitual, embora seja aconselhável estar acompanhado por um familiar/amigo. Deve-se ter em mente que o preenchimento demora um pouco para apresentar o resultado final, ocorrendo um pequeno inchaço que vai sumindo com o passar dos dias. Os resultados duram em média entre 6 meses a 1 ano, e é possível fazer retoques.
• Resultados imediatos
• Não há dor no pós operatório
• Envolve apenas 1 ou 2 sessões para o resultado ideal
• É reversível
• O tempo de recuperação é rápido
Com os cuidados necessários, os resultados são bons e as complicações são quase nulas. Por outro lado, é necessário uma revisão médica após 15 dias.
É necessário não fazer esforços durante a primeira semana, assim como evitar a exposição solar para melhorar a cicatrização.
Outras dicas importantes:
Recomenda-se repouso por algumas horas, assim é possível diminuir a inflamação. A maquiagem pode ser usada após 24 horas da intervenção.
Da mesma forma, se a pessoa desejar, ela pode retornar às suas atividades diárias logo após o procedimento, seguindo as recomendações do profissional médico nesse processo após o procedimento.
Alguns efeitos colaterais incluem:
As complicações não são comuns, mas qualquer procedimento apresenta os seus riscos. Por isso é importante realizar o procedimento com um profissional com experiência. Caso ocorra alguma complicação, é importante comentar que procedimento é reversível.
A rinomodelação é um procedimento para corrigir pequenos defeitos do formato do nariz, problemas mais sérios que afetam a respiração da pessoa podem precisar de um procedimento cirurgico, como a rinoplastia.
Porém, sabe-se que os pacientes ficam satisfeitos esteticamente com o procedimento mesmo que a sua duração não seja permanente. De todo modo, é válido a opinião médica para dizer qual é a melhor estratégia para o seu caso.