O procedimento tem o objetivo de reduzir o tamanho do formato do rosto, principalmente na área das bochechas. Nessa área as bochechas se estendem até as têmporas, dando um efeito de um rosto redondo ou grande, o que muitas pessoas não gostam.
O objetivo da cirurgia é adequar as bochechas para um efeito mais fino e uma mandíbula mais definida, ressaltando as maçãs do rosto. O procedimento pode passar a impressão de emagrecimento, já que é uma área do corpo muito visível, onde a maioria das pessoas no processo de emagrecimento tende a perder gordura.
É possível que tanto homens quanto as mulheres, com rostos redondos, realizem. Muitas vezes as bochechas redondas dão uma impressão de excesso de peso, e com o procedimento de bichectomia é possível passar a impressão de emagrecimento.
É necessário ser maior de idade, e é aconselhável ter uma idade entre 18 e 40 anos, porque essa área do rosto tende diminuir com o envelhecimento. Portanto, esse procedimento não é tão recomendado para pessoas mais velhas, já que os resultados podem ficar comprometidos, podendo atrapalhar na harmonia da face. É importante ter um excelente estado dentário, pois a cicatrização é feita diretamente na boca.
Como com qualquer procedimento cirúrgico, é importante que o seu cirurgião seja um profissional certificado pela a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas. Assim é possível ter a segurança de que o procedimento vai ser feito por um profissional formado na área.
Busque ter mais informações sobre esse profissional, pesquisando mais sobre o seu trabalho, e saber direto com o profissional o custo da cirurgia, vale ressaltar que o preço varia de paciente a médico. Tenha em mente que é possível visitar outros médicos para ter mais opções e outras opiniões.
Na primeira consulta, o cirurgião irá examiná-lo e avaliar quais são as suas necessidades e anatômia. Ele vai explicar em detalhes como a intervenção é realizada, quais são os benefícios de reduzir as bochechas, mas também as possíveis desvantagens e riscos, assim como tirar as suas dúvidas sobre o processo também. Ele irá preparar uma cotação personalizada, caso você deseje prosseguir com a intervenção.
Durante esta primeira consulta, não hesite em fazer todas as suas perguntas ao seu cirurgião, compartilhar suas dúvidas e passar as suas expectativas. Alguns cirurgiões também podem mostrar uma simulação do resultado, que é uma ótima maneira de imaginar como será seu futuro rosto.
O procedimento é realizado em hospitais com duração média de aproximadamente 45 minutos, dependendo de cada paciente. Com relação à anestesia, alguns cirurgiões preferem que seja geral, para maior conforto do paciente, e outros preferem a anestesia local. Não hesite em falar com seu cirurgião, ele irá apresentar a melhor solução que melhor atende às suas necessidades.
O procedimento em si é bastante simples, o cirurgião faz uma incisão no interior da boca de 15 a 20 milímetros, retirando a parte em excesso. Então ele vai colocar um ou dois pontos reabsorvíveis. Comova incisão acontece no interior da boca, nenhuma cicatriz será visível e os resultados serão muito mais naturais.
É importante informar que o pós operatório não é doloroso, mas cada paciente tem uma resistência diferente a dor, então é possível que se tenha algum desconforto nos primeiros dias, principalmente por ser uma área que está sempre em movimento, tanto na comunicação quanto na alimentação.
Durante os primeiros dias após o procedimento (até uma semana), você terá edema ao redor da área da bochecha, semelhante a uma operação para remover os dentes do siso. É altamente recomendável aplicar gelo na área inchada para reduzir o inchaço, é recomendado dormir com a cabeça erguida.
Quanto às refeições, os médicos recomendam a ingestão de alimentos líquidos durante a primeira semana. É muito importante ter uma excelente higiene oral durante os dias seguintes à bichectomia, para evitar qualquer infecção e promover uma boa cicatrização.
Após 10 a 15 dias, o fio reabsorvível cairá sozinho, e como a incisão é feita dentro da boca, nenhuma cicatriz será visível. Você pode retomar as atividades físicas depois da segunda semana. O resultado final será visível após 3 meses.
Os pacientes que têm excesso de gordura nessa área, e que buscam o procedimento como uma opção, vão ter as bochechas menores e mais marcadas. Toda a face vai ter um contorno mais modelado, também é possível ter a impressão de ter perdido peso.
As pacientes que realizam esse procedimento costumam ficam felizes com o resultado, ademais de que o processo de recuperação costuma ser bastante tranquilo e há poucos riscos.
Mesmo que os riscos sejam raros, as complicações ainda são possíveis. Como em qualquer intervenção, os principais riscos podem estar relacionados à anestesia. Há também o risco de paralisia facial, já que essa área do rosto está próxima a um nervo facial que poderia ser danificado durante a cirurgia.
É possível causar uma lesão no canal de Sténon, pela qual a saliva flui. Até mesmo após o procedimento pode haver complicações, pois é uma área com alto risco de contaminação caso não tenha a adequada higiene.
Pois isso que, é necessário realizar o procedimento com um profissionial indicado, e também seguir todas as suas instruções durante o pré e pós operatório.