Também conhecido como terapia de indução de colágeno ou dermarolling, é um tratamento minimamente invasivo em que, por meio de um rolo com agulhas ou um dispositivo especialmente projetado para esse fim, são feitas perfurações na pele. Dessa forma, a pele é renovada, já que o corpo inicia um processo de cicatrização dessas microlesões, facilitando ainda a entrada e penetração de produtos dérmicos.
Com essa técnica, é possível estimular a produção de colágeno, o que promove a regeneração da pele, deixando-a mais hidratada, suave e firme. O microagulhamento pode ser realizado no rosto, no colo, no pescoço e até no couro cabeludo, sendo utilizado também em outros tratamentos para favorecer a regeneração capilar.
Os benefícios tanto para a pele do rosto, do corpo, quanto para a área capilar são múltiplos, pois o tratamento estimula a produção de elastina e colágeno:
O microagulhamento pode ser realizado por
mulheres e homens de todas as idades. Segundo o Dr. Granado Tiagonce,
é o tratamento ideal para pacientes que não desejam se submeter a
cirurgias ou que ainda não são candidatos a uma cirurgia de
rejuvenescimento
facial. Com o
tratamento, a pele fica mais luminosa e hidratada, sendo ideal para
pessoas com rugas superficiais, estrias, cicatrizes e marcas de acne.
É importante considerar que o tratamento é contraindicado para:
O microagulhamento deve ser realizado por um dermatologista ou médico esteticista. Esses profissionais costumam usar microagulhas que podem atingir até 2,5 milímetros, proporcionando efeitos mais visíveis na pele.
Atualmente, existem também aparelhos para uso doméstico, mas as agulhas geralmente têm 0,5 milímetros e, se não forem utilizados corretamente, podem irritar a pele ou até ser contraproducentes, pois não há garantia de condições higiênicas adequadas.
Como sempre, a recomendação da Cirurgia.net é procurar um profissional certificado, com experiência e especializado nesse tipo de tratamento.
Na primeira consulta, o profissional avaliará a pele do paciente para entender suas características e necessidades. Dessa forma, poderá determinar se o microagulhamento é a solução mais adequada para cada caso e quantas sessões serão necessárias. Por exemplo, em pacientes com marcas de acne, pode ser necessário um maior número de sessões.
O profissional explicará como o procedimento é realizado e quais cuidados devem ser seguidos após a sessão. Também perguntará sobre o histórico médico do paciente e fornecerá um orçamento detalhado.
É muito importante que o paciente esclareça todas as suas dúvidas; se necessário, pode solicitar ao médico fotos de antes e depois de outros pacientes para ver os resultados alcançados.
Na consulta, com a pele do rosto completamente limpa e sem maquiagem, o profissional começará a deslizar o dispositivo por todo o rosto, concentrando-se especialmente nas áreas problemáticas. Após o tratamento, geralmente é aplicada uma máscara com ativos como ácido hialurônico ou vitamina B5 para acalmar a pele e potencializar os resultados e efeitos desses produtos. Assim, após essa máscara, a pele absorve melhor os ativos, multiplicando os benefícios do tratamento.
Segundo o Dr. Granado Tiagonce, o microagulhamento é um tratamento indolor, por isso não é necessário aplicar anestesia. Geralmente, as sessões duram cerca de 30 minutos e é recomendável complementá-las com uma sessão de terapia fotodinâmica, que potencializa o efeito dos produtos introduzidos na derme.
Em alguns casos, pode ser necessário o uso de um creme anestésico, caso o médico considere necessário para que o paciente se sinta mais confortável durante o tratamento e não sinta nenhum incômodo.
A Dra. García comenta que, normalmente, são necessárias cerca de 5 sessões de microagulhamento e é aconselhável esperar, no mínimo, 15 dias entre elas para que a pele se recupere e esteja pronta para o próximo tratamento.
Ao sair da consulta, é completamente normal que a pele fique vermelha e que o paciente sinta uma sensação de calor. É ideal evitar o uso de maquiagem logo em seguida, para que a pele possa respirar e se recuperar do procedimento realizado. O profissional pode recomendar a aplicação de um creme específico após o tratamento.
É benéfico consumir alimentos que ajudam a produzir colágeno, como banana e laranja. Também é recomendado, nos dias seguintes, aplicar tanto creme hidratante quanto protetor solar.
O Dr. Granado Tiagonce comenta que, se o paciente notar pequenos pontos de sangue após a sessão, não precisa se assustar, pois isso é completamente normal devido às agulhas e é totalmente temporário. Em todo caso, não haverá sensações dolorosas ou incômodas.
Geralmente, os resultados são visíveis desde a primeira sessão e começam a aparecer mais intensamente após 2-3 semanas. É importante lembrar que os resultados do microagulhamento são cumulativos e serão potencializados ao longo das sessões combinadas com o profissional.
Após o microagulhamento, a pele ficará mais firme, hidratada e suave. Em pacientes com acne, cicatrizes ou hiperpigmentação, a pele se tornará muito mais uniforme e lisa.
No caso do microagulhamento, complicações não são comuns. De qualquer forma, recomendamos que você sempre busque um centro especializado e qualificado para realizar esse tipo de tratamento, pois, caso contrário, pode haver risco de infecções na pele ou marcas das perfurações.
A pele pode ficar avermelhada, e o paciente pode sentir uma sensação de calor nas primeiras horas após o tratamento, mas, em nenhum caso, isso deve ser doloroso ou insuportável.
Você pode fazer sessões de
microagulhamento. O procedimento não afetará o preenchimento de
ácido hialurônico, muito pelo contrário, otimizará os resultados
de rejuvenescimento facial.
O preço do microagulhamento pode variar significativamente entre cidades e até entre clínicas na mesma localidade. É importante que o paciente verifique qual tipo de microagulhamento é oferecido no centro de estética, bem como conheça a reputação do profissional escolhido. A nossa plataforma é um excelente canal para obter essas informações e conhecer outros pacientes que já realizaram o procedimento.
Sim, os orifícios feitos na pele durante o microagulhamento se fecham automaticamente após cerca de 60 a 90 minutos. Esse processo ocorre devido à restauração da união entre os queratinócitos e a membrana basal, graças à síntese de laminina e colágeno.
A aplicação do microagulhamento em casos
de acne ativa depende das condições de cada paciente. Em situações
de casos intensos de acne, recomenda-se geralmente aguardar até que
o quadro diminua antes de iniciar o tratamento.
O microagulhamento é considerado um procedimento seguro para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, sendo bem tolerado e com baixo risco de reações adversas em peles delicadas.
López, P. por Ángeles (2021) El confinamiento generó que un 20% de los Casos de Cáncer no fuesen diagnosticados O tuvieran UN diagnóstico tardío, Academia Española de Dermatología y Venereología. Available at: https://aedv.es/el-confinamien... (Accessed: 14 November 2024).
Casmara-Digital (2019) El secreto de la belleza facial de las celebrities - casmara, Casmara.com. Available at: https://www.casmara.com/blog/m... (Accessed: 14 November 2024).