As varizes são pequenos vasos que passam a ser perceptíveis ao olho nu, eles podem ter diferentes tamanho dependendo da gravidade que se encontram. A diferença entre eles, é que os vasinhos ficam nas camadas da pele têm no máximo um milímetro de diâmetro, e as varizes têm diâmetro superior a um milímetro e estão localizadas embaixo da pele. Geralmente as varizes formam curvas principalmente nos membros inferiores.
Elas podem causar, além do constrangimento social, a sensação de ter pernas pesadas e até mesmo algum nível de dor. As pessoas podem desenvolver esse problema em diversas partes do corpo, mas geralmente costumam ser mais frequentes na parte inferior do corpo, como as pernas.
Em casos mais graves o surgimento de coágulos sanguíneos, alterações de cor da pele, inflamação crônica e até mesmo uma úlcera podem levar o paciente à morte ou diminuir em muito a sua qualidade de vida.
Para tanto o tratamento de varizes é uma forma de alterar um quadro que já existe, mas não para prevenção. Esse procedimento costuma ajudar na qualidade de vida das pessoas que sofrem desse problema, melhorando a sua mobilidade e estética.
As mulheres costumam ser as principais vítimas, mas também as pessoas que são sedentárias, com excesso de peso e que trabalham muitas horas de pé ou sentadas. O próprio envelhecimento também é um agente. Elas também podem ser decorrem têm outras doenças adquiridas no decorrer da vida, como uma trombose por exemplo, que costumam ser mais difíceis de se tratar.
Primeiramente se faz necessário buscar um profissional para analisar se você necessita do tratamento ou não. É importante também ressaltar que o tratamento por si só não é tão eficaz como tomar medidas preventivas, ou seja, levar uma vida saudável e ativa.
É possível também evitar o aparecimento com o uso de meias elásticas, praticando exercícios físicas de forma regular, mantendo o seu peso ideal e evitando ficar de pé ou sentado por longas horas.
Após todas essas prevenções e ainda existindo as varizes, o mais indicado é buscar um profissional especialista em Cirurgia Vascular com experiência na área e nas diversas formas de tratamento, assim chegará a um diagnóstico ideal para o seu caso.
Antes de buscar um profissional para resolver como tratar as varizes é importante buscar um Angiologista, já que é o médico que vai indicar a gravidade do problema e suas causas. Os cirurgiões plásticos também costumam tratar os sintomas.
A melhor maneira de escolher o seu profissional e conhecer mais sobre o seu trabalho, ademais de verificar os seus casos de sucesso com outros pacientes. Ir a consulta com esse profissional é uma maneira de definir se é a pessoa ideal para se realizar o procedimento.
Consultar as páginas principais, por exemplo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e buscar a confirmação de que se trata de um especialista formado no tema também é o ideal, tendo sempre o seu número de identificação, como o CRM no caso.
Hoje em dia o tratamento é rotineiro em muitos consultórios especializados no tema, já que é um procedimento quase indolor, rápido, onde o paciente costuma sair do processo sem nenhuma sedação, podendo voltar caminhando para casa.
Contudo, há técnicas ainda menos invasivas que diminuem possíveis complicações, permitindo uma recuperação quase imediata, possibilitando a volta às atividades normais logo após ao tratamento. Sendo muitas vezes mais eficaz do que aqueles que se submetem a uma cirurgia. Entre os procedimentos, destaca-se:
O profissional saberá indicar qual o processo indicado para o seu caso, as estratégias são diferentes porque a necessidade de cada pessoa também pode variar. De toda maneira, é um consenso que devem ser tratadas antes e depois do tratamento. O estilo de vida definitivamente pode definir o processo de recuperação e o reaparecimento das mesmas.
É possível esperar uma melhor aparência estética, onde os vasos vão estar menos visíveis e elas tendem a desaparecer totalmente. Contudo, além da aparência estética a pessoa vai perceber também uma melhora física no geral, as dores vão diminuindo e o inchaço também.
Uma vez que uma veia é tratada, dificilmente ela voltará a aparecer. O que pode acontecer é a formação de novos vasos para, por isso, a mudança de hábitos é fundamental para que o sangue consiga circular de maneira adequada e não dilate outras veias.
Entre as mudanças positivas para evitar novas varizes: uso de meia elástica compressiva indicada pelo médico, perda de peso, prática de exercício físico e ingestão adequada de água.
O tratamento em si não costuma ser doloroso e é possível voltar às atividades normais em poucas horas depois. Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade maior ou menor, e isso também pode variar de acordo com o tipo de intervenção que realize. No geral, por fim, o tratamento é muito simples, rápido e indolor.
Caso tenha alguma reação contacte com o seu profissional e busque ajuda na emergência mais próxima.
Há formas de garantir que os melhores resultados , como, por exemplo, usar meias elásticas de compressão pois estas ajudam a comprimir os vasos sanguíneos e ajudam na circulação, praticar atividades físicas regularmente pois assim o sangue é bombeado com mais força e a capacidade cardíaca melhora, diminuindo a incidência de varizes.
Como a maioria dos casos, a melhor maneira de se prevenir das varizes e conseguindo ter uma vida mais ativa e saudável. Realizando exercícios físicos regulares e mantendo o nível adequado do seu peso. Ademais de sentar e deitar com as pernas para cima e avaliar a possibilidade de não tomar a pílula anticoncepcional, por exemplo.
Além disso, recomenda-se evitar ficar muito tempo sentado ou em pé, e evitar usar saltos altos todos os dias.
Assim, é possível evitar o aparecimento de novas ou a volta das antigas.