Mesoterapia vem dos mesos palavra grega que significa "meio" e "therapeia" significa tratar. É uma técnica em que as substâncias são introduzidas por injecção na camada da pele (intradermo), podendo drenar e melhorar o seu aspecto. As substâncias mais utilizadas são:
Até agora, é considerado um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite, pois promove a atividade dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Mesoterapia é um tratamento ideal para peelings, microagulhas, laser, radiofreqüência e toxina botulínica. Também é usado para melhorar o processo de cicatrização de feridas, já que ajuda na produção de colágeno.
É utilizada por diversas especialidades como reumatologia, estomatologia, medicina esportiva, entre outras.
Na área da estética é possível ajudar no envelhecimento facial, flacidez da pele, cicatrizes, acne, estrias, celulite, alopecia e gordura localizada. É possível que o mesmo paciente utilize o tratamento para diferentes objetivos, podendo combinar o tratamento para tratar problemas de acne e celulite, por exemplo.
Mesoterapia é um procedimento médico introduzida em 1958 para tratar doenças vasculares. O tratamento consiste na injecção de substâncias como vitaminas, hormônios, enzimas ou medicamentos.
A mesoterapia aumenta a capacidade de produção de fibroblastos e a reconstrução ideal do ambiente fisiológico normal das células, aumentando a produção de colágeno e ácido hialurônico. Também é usada como um tratamento para a celulite, gordura localizada e remodelação do corpo.
Somente o médico vai poder aprovar esse tratamento, analisando as condições de cada paciente.
Qualquer pessoa em bom estado de saúde, que mostre sinais de evelhecimento facial, flacidez da pele, gordura localizada, celulite e/ou perda de cabelo (homens ou mulheres).
Deve-se ter em mente que antes de realizar o tratamento, o profissional avaliará o paciente para escolher uma técnica de acordo com a patologia, os objetivos, as necessidades e a condição de saúde do indivíduo.
Mesoterapia corporal não é recomendada em mulheres grávidas ou amamentando.
O profissional que pode realizar este tratamento deve ser sempre um médico, dermatologista ou cirurgião plástico, treinado neste tipo de terapia. Deve ser feito em um ambiente estéril, em uma clínica ou centro médico que tenha as certificações sanitárias apropriadas.
Certifique-se de que o profissional tenha experiência e, se achar necessário, peça também imagens dos resultados obtidos em outros pacientes. Também é importante pesquisar na internet opiniões de outras pessoas que já tenham passado pelo o tratamento.
Durante a primeira consulta, o médico elaborará um laudo médico. Por esse motivo, é importante que você detalhe qualquer doença ou medicação que vem utilizando.
O médico explicará o procedimento, as vantagens e desvantagens, além dos cuidados durante o procedimento. Fotografias podem ser tiradas spara poder avaliar os resultados ao longo do tratamento.
Lembre-se de que, embora não seja um tratamento invasivo, é importante que tanto o profissional como a clínica transmitam segurança e profissionalismo.
O(A) médico(a) irá limpar a pele da área a ser tratada, aplicando um creme anestésico. Em seguida, várias injeções vão ser aplicadas na área, a quantidade de injeções dependerá do objetivo do tratamento e do tamanho da área que você está tratando.
Cada sessão tem um tempo aproximado de 15 a 30 minutos. A técnica consiste na aplicação de injeções na camada média da pele, a uma profundidade não superior a 2mm. Estas injeções podem ser feitas ponto a ponto (profundidade de 4mm), ou em seqüência (profundidade de 2mm) fazendo múltiplas injeções em seqüência rapidamente. No caso da celulite, as injeções devem ser um pouco mais profundas, e serão aplicadas ponto a ponto.
Uma vez terminada a sessão, o médico pode realizar uma massagem para drenar. Desta forma, o efeito da injeção será acentuado e a mobilização da gordura será estimulada para atingir sua dissolução.
Normalmente, são necessárias cerca de 10 ou 12 sessões, dependendo de cada caso, e geralmente começam com uma sessão por semana e, em seguida, podem ser espaçadas a cada quinze dias ou a cada mês.
O médico pode apicar gelo ou compressas frias na área, juntamente com cremes para diminuir a possibilidade de contusões e inchaço. É normal sentir sensibilidade ou sensação de queimação na área.
É melhor usar roupas folgadas no dia do procedimento para reduzir o desconforto. Você não deve se exercitar, expor-se ao sol ou beber álcool durante os dias seguintes. Em casa, você pode delicadamente massagear a área para evitar inchaço e formação de nódulos.
Os resultados serão visíveis a partir da 3 ª ou 4 ª sessão. Normalmente, um total de 10 a 15 sessões é realizado.
Quando se trata de envelhecimento da pele, o resultado final será uma pele mais jovem, com mais luminosidade, firme e hidratada. No caso da celulite, após um mês de tratamento, você deve começar a notar uma diminuição na aparência da celulite e da gordura localizada.
Deve-se ter em mente que os efeitos serão vistos a longo prazo, desde que algumas sessões de manutenção sejam realizadas e as instruções do médico sejam seguidas.
A mesoterapia é considerada um tratamento com baixos riscos, se for realizada por um profissional com experiência, mas, como em qualquer procedimento, há riscos associados, como: