Também chamada de-edematoso-fibro esclerótica (EFP) ou liposclerosis e, ao contrário do que se poderia pensar, não é apenas um problema estético simples, mas é sim uma doença real que é gerada por uma alteração do tecido subcutâneo.
Ela se manifesta com o típico efeito casca de laranja, principalmente nos glúteos e coxas, mas também pode se formar nos braços.
De acordo com a definição formulada pelos médicos, esta é uma doença inflamatória caracterizada pelo aumento do volume das células de gordura nos espaços intracelulares, em que os fluidos em excesso são acumuladas, provocando uma desaceleração no sistema linfático e conseqüentemente, a formação de retenção de líquidos.
De acordo com essa definição, podemos entender porque ela não é considerada um defeito estético comum, mas sim um efeito patológico.
As causas que determinam a formação da celulite são principalmente: a desaceleração da microcirculação, a estagnação de líquidos e a falta de oxigênio nos tecidos. Mas quais são exatamente os fatores que determinam essas alterações do sistema sanguíneo e linfático e, portanto, que causam o aparecimento?
Há elementos são externos ou internos a nós que podem promovê-la:
1)O estilo de vida sedentário
2)Excesso de alimentos pré-embalados
3)Excesso de sal e açúcares
4)Consumo de bebidas alcoólicas
5)Fumaça de cigarro (a nicotina age negativamente na circulação sanguínea)
6)Constipação
7)Genética
8)Excesso de peso
9)Distúrbios da circulação venosa
10)Desequilíbrios hormonais
11)Retenção de água
12)Trauma físico ou infecção
13)Doenças(como diabetes)
Existem 4 estágios diferentes, classificados de acordo com o grau de severidade:
1º estágio ou estágio congestivo: as fibras elásticas conectivas iniciam o processo de dissociação devido à drenagem insuficiente de líquidos, produzindo o efeito casca de laranja.
2º estágio ou estágio-infiltrativo: nesta fase a pele é mais frágil e fina, ao tocar a área você pode perceber uma leve dor e também a presença de micronódulos.
3ª etapa ou estágio organizacional-fibroso: os micronódulos podem se tornar macronódulos, o tecido conjuntivo sofre causa bloqueio na eliminação de catabólitos pelo organismo.
4ª etapa ou estágio cicatricial fibroso: inchaço grave da pele devido ao fechamento de elementos estagnados, escória, líquidos e gorduras, causando a formação dos chamados "buracos de celulite" ou "pele de colchão".
Além da divisão por etapas, a celulite também é dividida em 4 tipos:
- Mole ou flácida: localizada principalmente na parte interna das coxas e braços, afeta principalmente pessoas que passam por frequentes mudanças de peso.
- Edematosa: é formada sobretudo nas nádegas e pélvis, também pode se formar nos tornozelos e na parte inferior das pernas. É acompanhado por uma sensação de dor ao toque. Este tipo está associado a problemas de circulação venosa e linfática das pernas. Numa fase inicial, apresenta uma sensação de peso e inchaço dos membros inferiores, que, se não forem tratados, com o passar do tempo, podem levar a um agravamento adicional.
- Dura ou compacta: esta é a forma mais comum, formada sobretudo nas nádegas, coxas e joelhos. Pode ser encontrado, em particular, em pessoas de boa forma física e boa musculatura. As estrias também podem se formar na área afetada e às vezes podem ser dolorosas ao toque.
- Fibrosa: chamada de termo técnico de panicolopatia edemato fibro sclerotica, é caracterizada pela contínua estagnação de líquidos que torna a pele dura e dolorosa ao toque
Como vimos, o início da celulite é devido a alterações no sistema circulatório e linfático, que podem depender tanto por genética ou maus hábitos diários, variações e desequilíbrios hormonais. Na verdade, ela pode se desenvolver particularmente durante as fases da vida em que o corpo está mais sujeito a esse tipo de desequilíbrio hormonal, como a adolescência, a gravidez e a menopausa.
Este é um problema que afeta praticamente todas as mulheres: 98% delas entre 16 e 54 anos têm celulite!
Excesso de peso certamente pode facilitar, no entanto, esses dados mostram como a aparência desta imperfeição não está diretamente relacionada ao peso, já que mulheres magras e em forma podem estar sujeitas.
É muito rara. Isso porque a estrutura dos tecidos dos homens é muito diferente da das mulheres. Na verdade, isso poderia aparecer no caso em que um homem sofra de fortes problemas hormonais ou obesidade grave.
Às vezes também é possível que um paciente se refira a um problema de gordura localizada, mas não é a mesma coisa. Por esse motivo, no caso de suspeita, é aconselhável entrar em contato com um especialista que seja capaz de estabelecer o diagnóstico correto e, consequentemente, a terapia mais indicada.
Seguir hábitos alimentares saudáveis e praticar atividade física sempre pode ter repercussões positivas no bem-estar e na estética do corpo.
Os especialistas sugerem, por exemplo, algumas mudanças em sua dieta diária podem ajudar na formação:
Caso você queira intervir sobre os depósitos de gordura localizada com uma lipoaspiração, basta entrar em contato com cirurgiões especializados em Cirurgia Plástica e Reconstrutora.
Na Sociedade Brasileira em Cirurgia Plástica possível verificar tanto a matrícula quanto o currículo dos estudos dos médicos. É importante se sentir confortável na consulta com o profissional, e analisar as técnicas que vão ser utilizadas para o procedimento, assim você terá a possibilidade de escolher o profissional que mais se encaixa com as suas expectativas.
Durante a primeira visita, o paciente deve informar o especialista sobre todos os detalhes de seu histórico médico e estilo de vida, para que o médico possa identificar os fatores que afetam a celulite e quais tratamentos podem ser mais adequados.
Nessa fase, além disso, o paciente terá que explicar com sinceridade as motivações que o levaram a entrar em contato com um especialista e quais são suas expectativas em relação aos resultados que deseja alcançar. Desta forma, o médico será capaz de explicar quais opções estão disponíveis e quais os resultados realistas que poderiam ser obtidos através de um ou mais tratamentos, pode esclarecer quaisquer fatores de risco e também indicar os custos totais do serviço.
É importante que durante a primeira visita o paciente pergunte ao seu médico todas as suas dúvidas e incertezas sobre os diferentes passos do tratamento, para que uma decisão consciente e consciente possa ser tomada.
Os tratamentos são normalmente intervenções não-invasivos ou mini-invasivos e podem incluir uma grande variedade de métodos: a partir de terapias infiltrativas como mesoterapia, até que a massagem de drenagem linfática ou radiofrequência.
Vamos ver, em primeiro lugar, as terapias infiltrativas:
Mesoterapia: É baseado em microinjeção intradérmica de drenagem linfática e substâncias lipolíticas, que acrescenta que é um método muito eficaz para melhorar problemas circulatórios nas pernas. Um ciclo Mesoterapia, geralmente consiste de cerca de 10 sessões de ser levadas a cabo todas as semanas, mas esse número pode variar de acordo com as características de cada pessoa.
Terapia carboxi: Esta é também uma terapia infiltrante, o que é realizado através da injecção subcutânea de dióxido de carbono através do uso de uma agulha muito fina que não deixa sinais visíveis. O Carboxytherapy atua sobre o sistema linfático, melhora a circulação, ajuda a remover os fluidos intersticiais e acelera a libertação de oxigénio pelas células vermelhas do sangue, com o efeito de que os tecidos aparecem mais tónicos. Também neste caso o tratamento envolve um ciclo de cerca de 10 sessões.
Microtherapy: Esta técnica se baseia em micro-injecções de substâncias que ajudam a eliminar da retenção de água. A diferença é que as substâncias utilizadas contêm um hipertónica solução natural, desprovido de drogas e indolor, que atua, por um lado, invocando os líquidos em relação a derme, a fim de facilitar a reabsorção pelos vasos linfáticos e capilares e por outro dissolvendo a gordura. Também neste caso, é aconselhável realizar pelo menos 10 sessões.
Intralipotherapy: Esta terapia envolve a infiltração intra adipócito de fosfatidilcolina e ácido desoxicólico. Este método permite não apenas a eliminação da celulite, mas também os depósitos de gordura localizada. Novamente o médico faz uso de agulhas muito finas e tratamento - como na anterior - pode ser realizada na clínica. Os resultados já são visíveis após a primeira sessão e o ciclo completo geralmente requer 5 ou 6 sessões.
Subcisão: essa técnica é usada para a correção de relevos da pele, podendo ser celulite, rugas, etc. É uma técnica cirúrgica, realizando a introdução de uma agulha bisturizada sob a pele, com pequenas incisões. Há administração de anestesia para essa técnica.
Existem também muitos outros tratamentos, são eles:
A drenagem linfática é uma massagem de drenagem manual, particularmente adequado como um complemento à lipoaspiração ou lipoescultura. A função de massagem linfática é estimular a drenagem de fluidos e, assim, reduzir os efeitos da retenção e melhorar a circulação. A vantagem é que esse tipo de massagem também ajuda o paciente a relaxar os músculos e reduzir a sensação de tensão. Esse tratamento envolve um ciclo de sessões diferentes - cujo número pode variar de paciente para paciente - e é frequentemente associado a outros tratamentos contra a celulite.
Electrolipólise: Útil em todas as diferentes fases, mas em particular para a fase fibrose. Para realizar este tratamento, o médico deve ser colocado na camada subcutânea de agulhas muito finas, que estão ligados a um dispositivo que gera uma corrente capaz de dissolver o tecido adiposo, através da criação de campos magnéticos.
Cavitação: Trata-se de um tratamento não cirúrgico, feito com uma máquina equipada com uma peça de mão especial e utiliza ultrassom de baixa frequência para eliminar a adiposidade depositada no nível subcutâneo. A ação do ultra-som permite romper gradualmente as células de gordura, garantindo que a gordura contida nelas seja rompida e, em seguida, passe pela circulação linfática e seja expelida do corpo pelos rins e pelo fígado, esclarece o especialista. Também neste caso o tratamento terá que ser dividido em um número de sessões a serem estabelecidas de acordo com as características do paciente.
De radiofrequência: A aplicação do referido tratamento envolve a utilização de uma peça de mão máquinas que gera calor, a fim de estimular a produção de colagénio na zona em causa. O tratamento é indolor e tem ação do calor sobre a microcirculação e a oxigenação dos tecidos. O tratamento fornece um número mínimo de 6-8 sessões com duração entre 20 e 30 minutos
Cellfina: É um dispositivo que permite reduzir a depressão que vai cortar os septos subcutâneos fibrosos que estão na origem da casca de laranja. Também chamado Subcision Guidata: em primeiro lugar as áreas a serem tratadas são marcadas, então a infiltração do anestésico é realizada para que o cirurgião possa proceder à remoção do broto fibroso através de um aparelho equipado com uma pequena lâmina reciprocante que corta completamente o septo fibroso.
Vacuoterapia: O objetivo é estimular a circulação linfática e sanguínea e reduzir a retenção de água e a celulite, graças à ação da descompressão cutânea gerada por uma massagem realizada com o auxílio de uma máquina especial.
Endermoterapia: é um tratamento estético realizado por uma massagem profunda utilizando um aparelho específico e que tem como objetivo a eliminação da celulite. Este equipamento "suga" a pele como se fosse uma ventosa, este tratamento normalmente é realizado por uma esteticista.
A lipoaspiração, ao contrário do que se poderia pensar, não é uma intervenção explicitamente projetada para eliminar a celulite. Pelo contrário, uma lipoaspiração pode até levar a um agravamento.
Na verdade, a lipoaspiração não é utilizada para isso, mas seu objetivo é moldar o corpo eliminando o excesso de gordura.
No entanto, há um novo método cirúrgico - chamado Celulo Release - que foi projetado para resolver problemas de gordura localizados acompanhados pela presença de celulite. É uma intervenção que pode durar de 40 minutos a 1 hora e consiste na remoção do excesso de gordura e pele e a tensão do tecido remanescente para criar um efeito lifting que elimina os buracos que formam o efeito de casca de laranja.
Os resultados obtidos com tratamentos para a celulite podem ser bons. Entretanto, para obter um resultado satisfatório é essencial estabelecer o diagnóstico correto. Na verdade, esta não é uma imperfeição simples da pele, mas é causada por alterações na microcirculação. Portanto, se não for tratada com a abordagem apropriada, será possível obter resultados positivos, mas não conclusivos, portanto, serão apenas temporários.
Além disso, é importante lembrar que, mesmo que um ciclo de tratamentos tenha sido realizado por completo, não significa que a casca da casca de laranja não possa reaparecer, mesmo nos mesmos pontos. Para manter os resultados obtidos durante muito tempo, é necessário seguir algumas dicas de manutenção: