O chamado Lifting de Braços ou Braquioplastia é uma intervenção cirúrgica de cirurgia plástica cujo objetivo principal é melhorar a aparência da pele flácida na parte superior do braço. Durante esse procedimento, o cirurgião removerá a maior quantidade de gordura presente e excesso de pele entre a área do cotovelo e a axila, explicam os especialistas.
Como efeito do passar do tempo ou da perda de peso, a anatomia dos braços muda. A pele na parte superior fica mais flácida e cai, dando uma aparência de "asa de morcego".
Embora o esporte ajude a tonificar certos músculos, ele não resolverá o problema dos braços flácidos, portanto, fazer um Lifting de Braços (braquioplastia) pode ser uma excelente solução.
Os candidatos ideais para esse procedimento são pessoas com excesso de pele na parte superior dos braços ou com uma certa quantidade de gordura localizada que desejam eliminar. Geralmente, esses pacientes não se sentem à vontade em usar camisas sem mangas ou devem usar tamanhos maiores para se mover com facilidade.
Esta cirurgia é contra-indicada para pessoas com problemas vasculares ou coronarianos. Também pacientes que tiveram que passar por dissecção de linfonodo axilar.
Conforme indicado pela Internacional Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), é aconselhável escolher um cirurgião plástico que:
Da mesma forma, é importante garantir que o cirurgião seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Durante a primeira consulta, o cirurgião perguntará ao paciente quais são as principais expectativas que ele tem em relação ao Lifting de Braços. Além disso, ele revisará a história médica em detalhes, fazendo várias perguntas sobre a saúde geral do paciente. Também perguntará se você está tomando algum tipo de medicamento ou suplementos.
Por outro lado, o cirurgião realizará um exame físico completo no qual avaliará o excesso de pele e a quantidade de gordura acumulada na parte inferior do braço. É muito provável que você também tire algumas fotos para o registro do antes e depois.
Durante esta primeira consulta, se o paciente for fumante, o cirurgião proibirá o consumo de tabaco por pelo menos duas semanas antes da intervenção.
É importante que nos dias anteriores à cirurgia sejam suprimidos os medicamentos que influenciam diretamente o aumento do sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios, entre outros. Também é recomendável pedir ajuda para ir acompanhado no dia da cirurgia.
Dependendo de cada caso, o cirurgião avaliará se o tratamento será realizado com anestesia local ou geral. Na sala de operações, o cirurgião fará várias incisões cuidadosamente no braço, preocupando-se com o tamanho certo, que dependerá da quantidade de gordura e pele a ser removida.
Como um segundo passo, o cirurgião moldará e apertará a pele e, no caso da gordura, ela será removida com técnicas de lipoaspiração. Graças a esta intervenção, o excesso de pele e gordura é removido e os tecidos são ajustados para que o braço fique mais harmonioso à vista. A intervenção é encerrada fechando todas as incisões.
Entre os benefícios desta intervenção, podemos destacar que o paciente obterá:
Após a intervenção, o paciente deve tomar vários cuidados e precauções para garantir o sucesso do resultado final. Nesse sentido, recomenda-se que você descanse por pelo menos 15 dias, evitando qualquer tipo de atividade física por cerca de 1 mês.
Da mesma forma, os especialistas em Cirurgia Plástica fornecem uma lista de conselhos para o pós-operatório, dentre os quais se destacam:
Os pontos são geralmente removidos após 8 a 10 dias após a operação. Em geral, as cicatrizes são quase imperceptíveis, pois são feitas na parte inferior do braço ou nas axilas.
Os resultados são muito favoráveis e geralmente atendem plenamente às expectativas do paciente. Os braços estarão tonificados e magros, graças à extração do excesso de gordura. Da mesma forma, enfatiza-se que os resultados são duradouros e de longo prazo se o paciente seguir as instruções do cirurgião sobre os cuidados pós-operatórios à risca.
Da mesma forma, deve-se levar em consideração que a pele perderá firmeza à medida que a pessoa envelheça. Outro resultado digno de nota é que o paciente recupera confiança e auto-estima, pois alcançará uma aparência mais tonificada na parte superior do braço.
As complicações mais comuns são recorrentes em qualquer tipo de intervenção cirúrgica. Os mais comuns são: