O termo lipoescultura é utilizado para indicar a cirurgia estética destinada a remodelar a silhueta através do uso de excesso de gordura. As células de gordura são removidas pelo cirurgião que "purifica" através do uso de centrífugas de última geração que permitem filtrar componentes desnecessários, como óleos, soro e sangue.
A gordura tratada é injetada nas regiões que vão ser preenchidas. A lipoescultura é frequentemente realizada para completar um procedimento de lipoaspiração, ou após uma importante perda de peso. A pele se adapta perfeitamente aos novos volumes criados pelas células transplantadas, permitindo assim uma verdadeira "reestruturação biológica" que não envolve o uso de próteses externas.
Ao contrário da lipoaspiração, onde a gordura é exclusivamente aspirada e removida para dar ao corpo uma silhueta mais fina, a lipoescultura permite uma remodelação do corpo através preenchimentos.
A vantagem é a capacidade de modificar o corpo sem recorrer à inserção de suportes, próteses ou corpos estranhos, dando ao paciente um resultado natural.
A lipoescultura é particularmente indicada para quem deseja remodelar seu corpo, homens e mulheres, através de uma redefinição e redistribuição de volumes. Nosso corpo às vezes tem depósitos de gordura que são difíceis de eliminar com o exercício ou dietas, deixando a cirurgia como uma opção.
Porém, é importante mencionar que não é uma alternativa para combater a obesidade. É considerado para ser um método muito útil para remodelar a forma do corpo por remoção de depósitos de gordura localizada em algumas partes do corpo, tais como as nádegas, coxas, tornozelos e joelhos.
Nos idosos, a perda da elasticidade natural da pele pode comprometer o resultado da operação.
Este é um procedimento cirúrgico e, como tal, requer algumas precauções para a escolha do médico que irá realizar o tratamento, a fim de evitar consequências desagradáveis.
Para isso, é possível consultar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e buscar um profissional e sua especialidade. Ademais, aconselhamos que busque mais sobre a formação desse profissional, e que faça o tratamento com aquele que você se sentir mais confiante e confortável.
A primeira consulta é definitivamente o momento mais adequado para ter respostas de seu cirurgião, não hesite em expor todas as suas dúvidas e perguntas antes de você ter uma operação, estabelecer uma relação de confiança e relacionamento sincero com o seu cirurgião é muito importante.
É possível que o médico faça diversas perguntas sobre o estado de saúde do paciente afim de entender diversos possíveis problemas na cirurgia, é necessário excluir problemas de coagulação do sangue, pressão ou cicatrização. Para este fim, o médico pode prescrever exames de sangue específicos e uma radiografia de tórax, particularmente no caso de fumantes.
Antes de marcar uma data para a cirurgia, o cirurgião dará indicações ao paciente sobre como se preparar para a cirurgia, se é necessário seguir uma dieta específica ou parar de tomar certos medicamentos.
A operação é geralmente realizada sob anestesia geral, já que é um procedimento invasivo, sendo necessário um dia de hospitalização.
Como com qualquer tipo de cirurgia, é aconselhável parar de fumar pelo menos 3 semanas antes e depois da operação, para não comprometer o resultado da cicatriz e da recuperação do corpo.
O médico pode prescrever algum medicamento para a dor e para o pós operatório.
Nasceu como uma técnica de cirurgia reconstrutiva, particularmente usada para aliviar cicatrizes ou tratar casos graves de queimaduras.
Posteriormente, dado os excelentes resultados obtidos, começou a aplicar mais e mais frequentemente esta técnica em cirurgia plástica para remodelar o corpo, aumentando o glúteo, redefinindo os lados, até o recente uso no rosto e áreas genitais, zonas particularmente sensíveis e difícil de tratar.
O sucesso desta técnica é devido em grande parte à possibilidade de utilização de material orgânico retirado do próprio corpo do paciente, evitando complicações, como rejeição.
O pós-operatório de uma lipoescultura é facilitado pela possibilidade de realizar a operação sob anestesia geral O tempo da operação varia de acordo com a quantidade de gordura tratada, podendo variar entre 30 minutos a 3 horas.
No final da operação, o paciente terá que usar uma cinta para ajudar no processo. A ação compressiva da cinta facilitará o assentamento da gordura, auxiliando na remodelação do corpo.
Nos dias seguintes à operação, o paciente pode sentir desconforto e dor na área tratada, o médico indicará medicamentos analgésicos para o paciente. Recomendamos um período de descanso de 48 horas, enquanto o trabalho pode ser retomado nos próximos 4 ou 5 dias.
Os resultados podem ser vistos já nas primeiras semanas, uma vez que o inchaço e o edema próximo às feridas são reduzidos. Os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento estão, em sua maioria, felizes.
Com a remodelação da pele a área tratada parece mais atenuada, desaparecendo as mperfeições da celulite e do efeito de casca de laranja, tão indesejado pelas as mulheres.
As cicatrizes são quase invisíveis ou pequenas, recomenda-se seguir as orientações médicas para garantir a ausência de complicações. Os resultados obtidos são definitivos, mas requerem alguns cuidados de manutenção, dessa maneira é aconselhável associar uma dieta balanceada a uma atividade física constante para evitar a formação de novo tecido adiposo.
Este procedimento é uma remodelação do corpo que não substitui os benefícios de uma dieta saudável e das atividades físicas constantes. A predisposição de acumular gordura não vá mudar, ainda é aconselhável manter sempre um estilo de vida saudável, porque as células restantes ainda podem aumentar em volume, fazendo "engordar" novamente o paciente.
Embora a intervenção seja de curta duração e os resultados sejam imediatos, será necessário esperar pelo menos 6 meses para apreciar o resultado final, por isso não é considerada uma cirurgia de curto prazo.
Geralmente é realizada nos meses frios, de setembro a abril, a fim de apreciar os excelentes resultados obtidos durante o período de verão.
A lipoescultura é definitivamente uma das cirurgias mais solicitadas, seu sucesso se deve à possibilidade de remodelar seu corpo sem ter que recorrer ao auxílio de próteses e procedimentos minimamente invasivos. Muitas vezes esta cirurgia é realizada em associação com outros tratamentos que permitem uma remodelação total da figura inteira. Como, por exemplo:
A abdominoplastia, concentrada na região abdominal, permite eliminar o excesso de tecidos e estrias, tem um efeito reafirmante, pois atua na estrutura muscular do abdome.
Também há a Mastopexia, uma intervenção muito necessária para firmar os tecidos relaxados da mama, melhorando o efeito de "seios flácidos".
Braquioplastia ou facelift dos braços, permite a remoção e remodelação de tecidos relaxados na área do membro superior.
Muitas vezes, mesmo na literatura científica, os termos são usados como sinônimos, mas isso não é necessariamente verdade. Para esclarecer, listamos abaixo as diferenças entre essas intervenções:
A lipoaspiração, nascida por volta dos anos 70, é uma intervenção cirúrgica que permite a sucção da gordura localizada, dando um efeito emagrecedor. É realizado através da inserção de cânulas conectadas a seringas.
Lipoescultura, uma intervenção que permite remodelar o perfil do corpo, harmonizando formas e volumes. Pode ser considerada uma evolução das primeiras técnicas de lipoaspiração, permitindo esculpir as formas, reduzindo ou adicionar volume através do reposicionamento da gordura retirada.
Lipofilling, é uma técnica de preenchimento que permite intervir em várias partes do corpo para alterar os volumes, como nariz, lábios, linhas de expressão. O material adiposo usado para o preenchimento é retirado de algumas áreas do corpo do paciente. A diferença com a lipoescultura é que não há ação real de remodelação ou aspiração de gordura, as quantidades tomadas são de fato mínimas e destinadas a preencher pequenas áreas.
Qual a diferença de uma abdominoplastia e lipoescultura? "A abdominoplastia trata a musculatura quando da flacidez ou diastase de retos abdominais, bem como o excesso de pele e gordura. A lipoescultura modela tratando apenas a gordura. cada caso tem sua indicação específica." Dra. Rosimara Bonfim
A lipoescultura é mais agressiva que a lipoaspiração?"Na lipoaspiração retiramos e desprezamos a gordura em excesso. em excesso. Na lipoescultura, a gordura reirada não é desprezada, e sim colocada em areas onde haja necessidade, como areas deprimidas ou cicatriciais." Dr. Claudio Mascarenhas da Costa
Qual o valor de uma lipoescultura e prótese de silicone?"Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica. Por isso ideal seria avaliação para melhor esclarecer as dúvidas e também decidir o melhor tratamento para você." Dr. Fabricio Francischone