É um ramo da medicina que lida com a correção de diferentes áreas do corpo que foram afetados por um defeito de nascença, sequela de acidente, tumor ou doenças.
Uma cicatriz é um pedaço de pele que cresce sobre uma ferida e permanece lá permanentemente. Eles são gerados quando a área cicatriza após um corte, queimadura, etc. Todos nós temos cicatrizes, seja de acne, quedas, acidente, operação, doença, etc. Tenha em mente que com o tempo, as cicatrizes tendem a ser menos visíveis, mas nunca desaparecem completamente . Por esse motivo, em algumas ocasiões, alguns deles são muito grandes ou em locais muito visíveis podem causar desconforto ou insegurança. Devido a isso, hoje existe uma grande variedade de tratamentos para melhorá-los e camuflá-los . Em casos mais graves, a cirurgia também pode ser uma opção.
O objetivo principal desse tratamento é recuperar a aparência estética, bem como função e forma. Sua demanda aumentou nos últimos anos. De acordo com pesquisas, 3% das crianças que nascem com algum tipo de deformação passam por uma cirurgia reparadora.
Este procedimento reparador costuma ser realizado por mulheres que já passaram por alguma cirurgia na mama, retirada da mama após o câncer, ou que sofreram alguma deformidade por acidente.
Em geral, o tecido mamário está pronto para receber o tratamento após 6 meses de algum procedimento, câncer ou acidentes. É necessário esperar esse tempo de recuperação porque a mama precisa estar totalmente recuperada, já que outro tratamento em cima pode agravar a deformação, além de prejudicar a cicatrização.
O seu profissional vai analisar o tecido mamária, e indicará se já é possível fazer a cirurgia reparadora ou não.
Concentra-se principalmente na reconstrução de lesões nos ossos do crânio, face e pescoço.
Geralmente são causados por acidentes de trânsito, mas também podem ser doenças de nascimento. Também há a reconstrução facial após queimaduras ou lesões de pele. O objetivo será sempre reduzir sequelas e melhorar a aparência.
Em pacientes pediátricos, é importante se consultar o quanto antes, pois dessa forma é possível evitar deficiências no desenvolvimento.
Na maioria dos casos é possível encontrar erros na formações na boca e nariz, o cirurgião plástico pode utilizar peles de outras partes do corpo para fazer a cirurgia reparadora.
Os pais devem ficar atentos a qualquer desenvolvimento de uma má formação, estando sempre em contato com o pediatra, por exemplo.
Quando as queimaduras atingem uma certa profundidade, afetam outras partes do corpo, como músculos e articulações.
O trabalho de um cirurgião nesta área será vital para não perder a capacidade funcional dos movimentos. O médico também tentará minimizar as cicatrizes que podem permanecer após a queimadura.
Todo esse processo será importante para não afetar a autoestima da pessoa e também conservar os seus movimentos.
As pessoas que geralmente realizam a cirurgia reconstrutiva são:
Cada caso vai ser especial, e só o médico especialista vai poder dar a decisão final se é possível fazer, ou não, o procedimento.
É possível consultar os profissionais de cirurgia plástica no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim você se assegurará que se trata de um profissional do ramo, qualificado e de segurança.
É muito importante certificar que o profissional tem todos os certificados para realizar esse tipo de cirurgia, como o CRM e o RQE.
Ademais disso, uma boa relação entre médico e paciente, confiando nos resultados e no seu tratamento.
Como com qualquer consulta médica, o médico fará um histórico médico completo e um exame físico para determinar se você é um candidato apropriado para o procedimento. Durante esta consulta, será importante conversar com o médico sobre suas as expectativas, além de perguntar as possíveis complicações e riscos.
Desta forma, você pode esclarecer todas as dúvidas que podem ser apresentadas sobre o assunto.
No pré operatório é importante:
Cada procedimento tem uma técnica, duração e complexidade diferentes. A duração do descanso e a recuperação completa também variam de acordo com cada intervenção.
É importante conversar com seu médico sobre o tempo de descanso, o cuidado com as feridas e sobre as consultas pós-operatórias.
O paciente receberá analgésico ou sedativo para dor. Se o paciente ainda sentir dor moderada ou intensa, apesar dos medicamentos indicados, será importante consultar o médico.
É importante enfatizar que alguns procedimentos exigirão mais de uma operação para alcançar o resultado médico desejado. Siga todas as orientações do seu profissional, é a melhor maneira de garantir bons resultados.
É possível que ocorra algumas complicações durante o seu procedimento, mas é importante ressaltar que ao realizar-lo com o profissional mais indicado, é possível diminuir consideravelmente essa possibilidade.
Também é muito importante estar em contato com o seu profissional durante o pós operatório, apresentando sempre se houver algum problema durante esse período. Dentre as possibilidades: