Os hemangiomas são tumores benignos capazes de crescer rapidamente, mas o seu inicio do aparecimento ainda não tem uma causa ou explicação concreta. Alguns especialistas desenvolveram estudos que provaram que aparição pode estar relacionada com a falta de oxigenação dos tecidos, o que acontece no período de desenvolvimento do embrião. Mesmo assim, é um tem que gera contradições no ambiente médico.
O hemangioma em si pode ser perigoso dependendo do tamanho e da região que se encontra, normalmente se manifestar nos primeiros meses de vida.
Segundo os médicos dermatologistas os hemangiomas apresentam cores avermelhadas, podendo variar de tamanho e região que se encontram no corpo. Em 80% dos casos eles desaparecem sozinhos, deixam poucas marcas. Porém, há tipos que pode ser necessário um procedimento para a sua remoção.
As crianças (recém nascidos incluídos) são as principais vítimas dos hemangiomas, mas os especialistas ainda não sabem dizer porque isso acontece. Há várias teorias no entanto, e muitas delas apontam que não se trata de um problema hereditário e que, na verdade, está mais de acordo as condições da gravidez, e é mais frequente em meninas.
De toda forma, sabe-se que são vasos sanguíneos que crescem de forma anormal, tornando-se benignos. Normalmente somem após os anos, perdendo cor e diminuindo de tamanho. Caso o hemangioma se encontre nas áreas da face e/ou genitais é necessário um cuidado extra, pois costumam apresentar mais complicações nessas regiões.
Aconselha-se procurar um pediatra para avaliar o caso do bebê e posteriormente um dermatologista infantil.
Para saber se você apresenta os sintomas, é necessário buscar ajuda médica e fazer avaliações. Um hemangioma pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no rosto, couro cabeludo, tórax ou costas.
No caso das crianças é necessário consultar um pediatra de primeiro momento, e se for para adultos um dermatologista.
É importante lembrar que nem toda mancha vermelha é considerada hemangioma, em alguns casos pode se tratar se vasos que se rompem devido as atividades físicas, por exemplo.
Há diferentes técnicas para retirar um hemangioma, e a mais usada é o uso de corticoides orais. Outras estratégias para o tratamento também são possíveis, como, por exemplo, a aplicação de laser com o objetivo de desfazer os vasos sanguíneos sem causar danos a outras partes da pele.
A radioterapia também foi utilizada por muitos anos, porém foi comprovado que quando aplicada em jovens poderia estimular ao câncer de pele.
Os hemangiomas podem apresentar diferentes tamanho e colorações, e no tratamento realizado com corticóides é possível ver mudanças na aparência em poucos meses, diminuindo o seu tamanho e intensidade da cor avermelhada. Os pais da criança devem ficar atentos para verificar o desenvolvendo do hemangioma, reparando se o tratamento vem sendo eficaz ou não.
De toda forma, em alguns casos os médicos podem fazer um acompanhamento semanal para verificar a evoluação do tratamento. Em 90% dos casos os resultados são bons e não há cicatriz.
É importante saber que os corticoides podem ter efeitos colaterais, como, por exemplo, alteração do metabolismo, inchaço, estrias, sonolência, entre outros. O acompanhamento médico é fudamental em todo esse período, esteja sempre em contato e voltando em consultas se necessário.
Caso um hemangioma não seja identificado ou tratado da maneira adequada pode apresentar riscos sérios à saúde da pessoa.
No caso dos hemangiomas que estão perto das pálpebras é possível que a pessoa tenha problemas de visão, na boca pode influenciar diretamente na alimentação e também na produção de saliva.
Quando o tamanho do hemangioma é considerado acima do normal é possíviel sobrecarregar o coração, já que as veias são dilatadas.
Sociedade Internacional de estética e Cirurgia Plástica, 2019
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular,2019