Tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, que pode estar sendo prejudicada por alguma doença de pele, cabelo ou unhas.
Nessa área é possível realizar o diagnóstico e escolher o tratamamento mais adequado, ademais da prevenção de tumores benignos ou de câncer.
Dentro desse ramo também há a possibilidade de tratamentos para cicatrizes, flacidez corporal, gordura localizada, estrias, celulite e excesso de pêlo.
Diversos brasileiros sofrem com algum problema de pele, para isso, a medicina foi desenvolvendo ao ponto de realizar tratamentos de forma prática e rápida, fazendo parte do dia-a-dia dos demartologistas.
Durante a vida as pessoas é possível que elas desenvolvam algum tipo de problema na pele. Com isso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) é uma área da especialidade que procura realizar diagnósticos, analisar aspectos estéticos e/ou realizar cirurgias do tipo.
O objetivo dessa área é restaurar a vitalidade da pele, assim como prevenir qualquer tipo de doença também nas unhas os cabelos.
A pessoa que deseja realizar algum tratamento deve procurar um especialista da área, cirurgião dermatológico, para avaliar se há a necessidade do procedimento.
De toda maneira, os pacientes são pessoas saudáveis que não apresentam problemas que impossibilitam a realização de alguma intervenção cirúrgica, o que se descobre ao realizar os exames que o médico solicita logo após a primeira consulta.
É importante lembrar que se deve buscar um profissional qualificado A melhor maneira de encontrar este profissional é verificando o seu certificado no Registro de Qualificação de Especialista (RQE), comprovando que se especializou em área da medicina como um Dermatologista.
Ademais disso, procure também um profissional que você se identifique, conhecendo os resultados de outras pacientes.
Durante a primeira consulta com o profissional escolhido é importante que o paciente deixe claro as suas expectativas sobre o procedimento. Pois assim o(a) médico(a) deixará claro quais são os resultados possíveis para o seu caso, evitando qualquer tipo de frustração e/ou arrependimento depois de realizar o procedimento.
Na consulta o profissional vai te avaliar, apontando qual a gravidade do seu problema e quais são as possíveis estratégias de melhorar o seu aspecto estético e de saúde. Posteriormente, passará alguns exames necessários que avaliam o risco da cirurgia, possibilitando ou não o seu procedimento.
Depois de passar por todas as consultas necessárias, realizar todo o pré operatório e chegar o dia do procedimento, é necessário que estar preparado(a).
É necessário que você esteja em jejum completo antes do procedimento, e talvez seja necessário tomar alguma medicação de analgésico para o pós-operatório, caso exista dor. Não é aconselhado também beber dias antes da operação, nem fumar. O profissional irá decidir se é necessário a realização de biópsia.
Confie no seu profissional escolhido e siga as suas orientações!
Após realizar o procedimento é possível notar uma melhora da área tratada, tanto em aspecto estético quanto de saúde, dependendo da gravidade do caso.
Os resultados tendem ser mais duradouros e efetivos se acompanhados de um pós operatório adequado, onde o paciente segue todas as orientações do profissional com muita cautela, alertando-o de qualquer incidência ou complicação.
No geral, a pessoa pode esperar uma melhora visível na pele.
O pós operatório não costuma ser complicado e tem riscos baixos. De toda maneira o profissional pode indicar alguns remédios para garantir que não tenha nenhum infecção ou mal estar devido ao procedimento e/ou anestesia.
Em seguida, o médico vai orientar qual será o seguimento, quantas consultas vão ser necessárias após seu procedimento. Nelas o profissional vai avaliar a sua recuperação, e se for necessário pode haver uma nova intervenção.
Diante a vários estudos, considera-se a cirurgia dermatológico como segura. É uma intervenção que costuma ser muito rápida e sem grandes complicações.
Em raros casos é possível acontecer necroses e/ou infecções.