É uma cirurgia plástica reconstrutiva que tem como objetivo diminuir o volume da mama, tanto por razões estéticas (assimetria ou tamanho), quanto para reduzir os possíveis problemas posturais devido ao tamanho e o peso excessivo que pode exercer sobre a coluna vertebral. Além disso, essa intervenção também serve para reduzir o tamanho das aréolas.
A operação pode ser realizada com anestesia geral ou local com sedação, a duração é de 2 a 4 horas, dependendo do caso. A recuperação pós-operatória é geralmente rápida ocorrendo entre 14 - 21 dias. o resultado final é visto após um ano de operação.
Segundo dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), uma das cirurgias plásticas mais solicitadas, tanto no Brasil quanto no mundo, é a cirurgia de mama. Nessa linha, uma pesquisa realizada pela mesma empresa, provou que 2020 foram quase 72.219 cirurgias realizadas.
A candidata para a operação da mamoplastia redutora são mulheres que apresentam sintomas e desconforto físico devido tanto ao peso quanto ao tamanho. Os sintomas incluem:
A cirurgia deve ser realizada em pacientes que tenham atingido a maioridade ou desenvolvimento físico completo. As pacientes devem estar em boa saúde, tanto física quanto psicológica. A mamoplastia de redução não pode ser realizada durante a gravidez ou lactação. Se você sofreu de alguma doença (por exemplo, doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, etc). É fundamental que você esteja em contato com um profissional para avaliar o seu caso.
É muito importante dedicar tempo para buscar informações detalhadas sobre os médicos que você tem interesse. Recomenda-se as pacientes - independentemente dos motivos que os levem a se submeter a uma cirurgia nos seios - que o profissional escolhido tenha o título na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Algumas dicas úteis para escolher um cirurgião:
Durante a primeira consulta com o cirurgião plástico, o paciente deve fornecer todos os detalhes sobre o caso, expondo suas dúvidas, preocupações e expectativas.
O especialista avaliará a condição inicial da paciente, realizando uma avaliação do tórax e da mama para definir as possibilidades específicas de cada caso e recomendar a técnica cirúrgica mais adequada. No estudo pré-cirúrgico, os objetivos a serem atingidos com o tratamento devem ser estabelecidos para oferecer um resultado satisfatório. Da mesma forma, o paciente deve esclarecer quais aspectos deseja melhorar e qual volume ou tamanho deseja alcançar.
Além disso, o especialista deve ser informado sobre o histórico médico da paciente, incluindo possíveis alergias, doenças, histórico pessoal e familiar. Além disso, na primeira visita, o cirurgião especificará o procedimento a ser seguido e o tipo de incisão que será realizada com base no tipo de técnica selecionada.
Finalmente, para obter um resultado satisfatório e de acordo com as próprias expectativas, é importante desenvolver um relacionamento sincero e confiante com seu cirurgião logo na primeira consulta.
Como em qualquer procedimento cirúrgico, é obrigatório realizar diversos tratamentos antes da cirurgia, como ultrassonografia da região. O objetivo é destacar qualquer problema antes do tratamento, incluindo possíveis tumores.
Durante as visitas preparatórias, o seu cirurgião lhe dará mais detalhes sobre como se preparar melhor antes da operação. Algumas delas podem incluir:
O principal objetivo da mamoplastia redutora é a redução das glândulas mamárias e, às vezes, também do mamilo, além da remoção do excesso de pele e gordura da mama.
Como já vimos, a operação pode durar de 2 a 4 horas e é realizada com anestesia local e sedação, ou com anestesia geral. Se o tecido retirado não for em grande quantidade, o paciente pode ir para casa após algumas horas de observação durante o mesmo dia, enquanto para as operações mais complexas é preferível permanecer pelo menos uma noite ou mais em hospitalização.
O cirurgião faz incisões ao redor da aréola, a fim de remover o excesso de pele e glândulas, dependendo do tamanho e do resultado que cada paciente deseja alcançar. As incisões podem ser feitas em forma de C, L ou T. Essas incisões, e portanto também as cicatrizes, podem estar em três posições diferentes e seu tamanho dependerá da quantidade de tecido a ser removido:
As suturas são normalmente realizadas com pontos internos, a fim de reduzir a formação de futuras cicatrizes. No final da intervenção, os drenos podem ser aplicados.
É importante ressaltar que os resultados são expressivos, uma vez que esse tipo de intervenção, se realizada por profissionais, têm um risco mínimo e os pacientes podem encontrar as primeiras melhorias em algumas semanas, tanto do ponto de vista físico quanto do aspecto emocional. Como, por exemplo:
A dor na mamoplastia raramente é intensa, mas é possível sentir desconforto. Em qualquer caso, o cirurgião poderá prescrever medicamentos analgésicos. Geralmente, após a operação, edema ou inchaço aparecerá, o que diminuirá gradualmente após 3-4 dias, mas pode persistir por algumas semanas ou mesmo por alguns meses, dependendo do caso.
O curativo é aplicado imediatamente após a cirurgia e será retirado aproximadamente 48 horas após a operação. Depois, você precisará usar um sutiã pós-operatório por pelo menos 3 meses, tanto durante o dia quanto durante a noite. As suturas, no entanto, são removidas entre 5 e 12 dias após a operação.
Durante as primeiras 2 semanas de pós-operatório, será necessário: Evitar esforços, atividade esportiva, evitar dirigir, seguido de um período de descanso do trabalho (se você praticar uma profissão em que você tem que levantar pesos ou fazer esforços físicos devem observar um período mais longo de descanso), é importante não levantar os braços.
As complicações geralmente são raras, e podem ser tratadas pelo especialista em uma nova cirurgia ou com medicações, sem afetar o resultado final. Os principais riscos podem incluir: