As técnicas para aumentar os lábios pequenos ou apenas o contorno já existem há muitos anos, porém, faz pouco tempo desde que o tratamento ganhou fama, tornando-se um dos procedimentos mais realizados no Brasil.
As pessoas que procuram este tratamento, no geral, buscam ter mais volume mantendo o seu aspecto natural.
A técnica escolhida vai depender da orientação do especialista, pode ser através de infiltração com preenchedores, ou até mesmo com próteses especiais para esta zona.
O tratamento pode ser realizado sem nenhum tipo de sedação, mas é comum que os profissionais manipulem alguma anestesia local durante o procedimento.
De fato, existem diferentes métodos que podem ser adaptados de acordo com as necessidades e desejos do paciente, tanto para criar uma boca mais sensual, somente lábio superior, como para dar mais volume e também definir melhor a forma, caso haja alguma assimetria ou deformação. Condições essas que vão ser avaliadas pelo o médico.
Os objetivos para o preenchimento dos lábios pequenos podem ser diferentes, dependendo de cada paciente:
Homens e mulheres podem recorrer a esse procedimento, embora seja verdade que a maioria dos pacientes são do público feminino.
Os candidatos ideais são pessoas que, devido à sua anatomia ou envelhecimento, tem a boca muito fina ou assimétrica. Um fato curioso é que muitos destes pacientes são jovens, tendo idade mínima de 18 anos.
Para um aumento temporário, ou seja, com injeções de ácido hialurônico, você terá que buscar um profissional médico. Como em qualquer procedimento, é importante entrar em contato apenas com cirurgiões autorizados e cadastrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Não hesite em consultar diferentes médicos para receber opiniões diferentes e encontrar um profissional que melhor se adapte às suas necessidades.
Durante a consulta inicial, o médico examinará a forma dos lábios e da boca, ademais da sua proporção em relação ao resto do rosto. Este último aspecto, a proporção, é o elemento que permite alcançar um resultado mais natural.
O segundo passo será explicar ao paciente as várias técnicas disponíveis para o aumento e, em seguida, as respectivas vantagens e desvantagens de técnicas.
Antes de continuar com as diferentes técnicas de aumento, é importante recapitular os diferentes elementos de sua anatomia. O lábio é de fato composto de diferentes partes:
A técnica de preenchimento é a mais comum porque é simples, rápida e pode ser realizada em consultório, sem precisar internação.
É também um método de resultados temporários, dado que a substância usada para preencher é o ácido hialurônico, que é reabsorvida pelo o corpo e, portanto, não definitiva.
O procedimento de preenchimento labial consiste em uma injeção de uma agulha muito fina que vai preencheendo a área com ácido hialurônico, durando entre 5 a 30 minutos. A recuperação é imediata e é possível retornar a todas as atividades diárias normais em seguida.
Antes do tratamento, a área a ser tratada deve ser limpa e desinfetada, posteriormente uma pomada anestésica é aplicada, também muitas vezes nos preenchedores (substâncias que são aplicadas) há também uma pequena quantidade de anestesia, de modo que tanto o preenchimento quanto o anestésico sejam liberados no momento da injeção, o que deixa o procedimento inteiro indolor.
Os resultados são imediatos, mas é possível que o local fique inchado nos primeiros dias, melhorando com o passar do tempo.
Os resultados duram em média de 5 a 6 meses, mas o efeito e a duração podem ser subjetivos dependendo das características individuais do paciente (idade, tipo de pele, fumantes, exposição ao sol, etc.) e do produto, já que algumas sustâncias de preenchimento tem uma duração menor.
É certo que o procedimento não é duradouro, mas pode ser reaplicado. A segurança é que, o risco de ter uma reação é pouco provável, já que a substância faz parte do ecossistema natural do corpo.
O ácido hialurônico é uma substância natural do corpo, então o risco de alergias é muito pouco improvável. No entanto, é possível ocorrer a formação de pequenas bolas após uma injeção de ácido hialurônico, as quais podem ser removidas com uma hialuronidase. A forma de prevenir que isso ocorra é realizando o procedimento com um médico especialista no tema.
Durante o período pós-operatório, o seu médico pode recomendar a aplicação de cremes para facilitar o processo de cicatrização. Será possível retornar ao trabalho após cerca de 5 a 10 dias, enquanto a atividade física pode ser retomada após 3 semanas.
O resultado é imediatamente visível, embora demore alguns dias para estabilizar totalmente. O resultado final pode ser apreciado após 2 meses. Considerando que, cada paciente pode ter um processo diferente, assim como a duração da substância também.
Será necessário realizar 1 ou 2 consultas com o cirurgião antes de realizar a cirurgia plástica, a fim de esclarecer todas as dúvidas possíveis. Também é recomendável deixar de fumar 1 mês antes do procedimento e 1 mês depois. A intervenção tem uma duração rápida, entre 30 e 45 minutos e é realizada sob anestesia local.
O procedimento não é doloroso, no entanto, se durante o período pós-operatório você sentir desconforto, será possível tomar medicações segundo as instruções do seu médico. Em geral, recomenda-se aplicar gelo na área tratada para reduzir o inchaço, que pode durar de 7 a 21 dias. É possível voltar as atividades normais logo após o procedimento. O resultado final é visível após 1 mês.
Possíveis riscos incluem as irregularidades ou assimetrias que podem afetar o resultado estético. De qualquer forma, é possível retirar a aplicação com o antídoto, mas é necessário voltar ao médico para verificar se realmente é necessário, já que corpo é capaz de absorver a substância.