É um tratamento contra os sinais de envelhecimento facial, uma vez que a pele do rosto e pescoço mostra-se mais pronunciada ao longo do tempo, é uma zona que sofre uma diminuição da espessura da pele, e uma redução da hidratação e produção de colagénio, o que leva a uma perda de elasticidade, firmeza e volume. As consequências visíveis são a maior flacidez da pele ao longo dos anos, o aparecimento de rugas como pés de galinha, linhas de expressões ou códigos de barras . Da mesma forma, também costuma ser observado um afinamento e perda de volume nos lábios .
É um tratamento não cirúrgico que é aplicado por injeção, e comumente é composto por ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou preenchedores autólogos (de outras partes do corpo do paciente). Com estes preenchedores é possível rejuvenescer a tez e recuperar a elasticidade e tonicidade perdidas.
As substâncias são usadas para aumentar e corrigir os volumes da parte do corpo em que são injetados.
Existem dois tipos de preenchedores:
Destinado principalmente ao uso estético, o procedimento de preenchimento é muito versátil e pode ser utilizado para diversos fins, dentre os quais:
Os preenchimentos podem ser adequados a diferentes tipos de pacientes, sem qualquer limitação de gênero, desde que sejam adultos e tenham boa saúde física e mental. Ademais, é sempre necessário informar seu médico sobre quaisquer alergias ou doenças anteriores, para que ele possa avaliar se o tratamento pode ser realizado com segurança.
Contraindicações
O preenchimento é contraindicado em casos de:
- Gravidez ou amamentação;
- Infecção na região a ser tratada;
- Uso de anticoagulantes;
- Pessoas com problemas relacionados à coagulação;
- Imunossupressão;
- Histórico de reações a preenchedores;
- Atrofia cutânea;
- Expectativas irreais.
Os profissionais que realizam esse tratamento podem ser médicos especializados em Cirurgia Plástica ou Dermatologia.
Certifique-se de encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades e que comunique mais confiança e segurança.
O importante é entrar em contato apenas com médicos credenciados, podendo verificar sobre a sua formação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou na Sociedade de Dermatologia.
O médico precisará conhecer todos os detalhes sobre a saúde do paciente, além disso, o paciente deve informar o médico sobre possíveis doenças, como diabetes doenças autoimunes, uso de medicamentos, dentre outros.
Você também deve informar o seu médico se é a primeira vez que você faz um preenchimento ou se ele foi usado no passado, especialmente para entender se pode ter acontecido complicações, alergias ou efeitos colaterais. Assim, será possível planejar o seu procedimento com segurança.
O produto escolhido é injetado na região a ser tratada, com o uso de uma seringa. Não há necessidade de realizar qualquer cirurgia, incisões com o bisturi ou outras técnicas invasivas. O procedimento geralmente é realizado com anestesia local.
A agulha utilizada é muito fina, mas em alguns casos pode ser necessário utilizar agulhas de maiores.
O tratamento é realizado em uma sessão com duração de 20 a 30 minutos, e não é necessário realizar em uma sala de operação.
Os resultados são imediatos, portanto, já visíveis após a sessão. Todavia, dependendo da extensão da área a ser tratada, o número de frascos e sessões necessários para atingir a meta do paciente pode variar. No caso de rugas superficiais, apenas uma sessão costuma ser suficiente. Já para rugas particularmente acentuadas ou profundas, pode ser preferível realizar várias sessões.
Os resultados costumam durar entre 1 a 2 anos, dependendo do produto utilizado, da pele do paciente e de seu estilo de vida.
É possível retornar às atividades normais a partir do dia após o tratamento.
A principal precaução a seguir é não se expor ao sol por 2 semanas para evitar hiperpigmentação, e às vezes pode ser aconselhado a dormir por algumas noites em uma posição que favoreça a acomodação do produto (por exemplo, de cabeça para baixo).
Ademais disso, os médicos aconselham a não massagear a área tratada, pois isso pode prejudicar a duração da aplicação.
No final da sessão pode haver vermelhidão, coceira e inchaço. Esses efeitos são temporários, e vão desaparecendo com o tempo.
Em alguns casos, os hematomas podem aparecer por alguns dias. Para ajudar a reabsorção desses efeitos colaterais é possível a aplicação de compressas de gelo.
Fiz o procedimento e não sei se estou satisfeito, o que fazer? "Aguarde pelo menos 30 dias para uma avaliação correta do seu preenchimento, quando todo edema regredir. Só depois disto decida com seu médico se haverá realmente necessidade de aplicação de hialuronidase, que quando feita bem diluída muito provavelmente não trará repercussões no volume dos seus lábios (naturais)" Clínica Dra. Luciana Pepino - Cirurgia Plástica
Caroços com o preenchimento de ácido hialurônico, por que acontece? "O acido hialurònico é totalmente absorvível pelo organismo e se não for pode-se usar a hialuronidase para dissolve-lo, o problema é que às vezes temos visto casos de injeção muito superficial de hialurônico com formação de grumos na pele tipo "cacho de uva", neste caso só a retirada cirurgica resolve pois não responde à hialuronidase." Clinica Domingos De Paola De Cirurgia Plástica
Fiz a aplicação com o PMMA, como retirar? "Muito difícil mesmo a retirada do PMMA com lipoaspiração, até até mesmo com uma cirurgia aberta as dificuldades são imensas, pela intensa fibrose causada pelo produto, implicando numa dificuldade de dissecção dos tecidos e isolamento do produto. Mas, apesar da dificuldade, acredito que a cirurgia aberta, com um bom planejamento da localização das incisões, seria a melhor técnica a ser usada." Dr. Thiago Morais
É possível corrigir cicatrizes e buracos nos gluteos com preenchimento? "Provavelmente é possível corrigir essas depressões. Se a pele está normal pode ser feita injeção de gordura para corrigir os defeitos, mas se a pele tem cicatrizes a depressão pode ser corrigida, mas a cicatriz só pode ser atenuada mas sempre existirá" Dr. Julio Morais
Fiz o preenchimento na olheira, mas está muito inchado, o que pode ser? "O inchaço nos primeiros dias é normal. Caso os sintomas persistam, procure sua médica. Se for excesso de produto, existe uma enzima chamada hialuronidase, que remove o preenchedor."Dra. Alessandra Catharino
Quero aumentar o bumbum, preenchimento resolve? "Há tratamentos que vão desde preenchimento com gordura, preenchedor e outros. Faça uma avaliação com um cirurgião plástico membro da SBCP." Dra. Rosimara Bonfim