A hidrolipo é um procedimento de medicina estética cuja finalidade é reduzir o tecido adiposo do corpo, ou seja, remover gordura do abdômen ou de outras áreas do corpo como abdômen, flancos, coxas, pernas e quadris, bem como queixo duplo, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Esta palavra tem sua origem etimológica do grego hydor=água; lipo=gordura; clasia=romper.
Há vários métodos de hidrolipo para a remoção de adiposidades sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, entre eles estão a hidrolipoclasia com cavitação, ultrassom de alta densidade focalizada e pressoterapia, hidrolipoclasia hipoosmolar e lipólise a laser.
A hidrolipoclasia é, portanto, uma alternativa estética à cirurgia que é cada vez mais solicitada nas clínicas devido a seu custo e aos resultados obtidos. É o tratamento ideal para quem quer reduzir o tecido adiposo e a celulite (em áreas como o estômago, nádegas ou costas), ou pele casca de laranja, sem a necessidade de outros procedimentos como lipoescultura ou lipoaspiração.
A hidrolipo ou minilipo pertence ao campo da medicina estética, que foi estabelecida nos anos 70 na Europa, difundindo-se e especializando-se posteriormente nos Estados Unidos, e aperfeiçoando a técnica através do estudo e aplicação rigorosa do tratamento.
Qualquer pessoa saudável poderia realizar este tratamento porque é uma técnica menos invasiva (injeções) do que outras e não representa um risco. Entretanto, há aqueles que acreditam que antes de decidir se submeter a qualquer tipo de tratamento estético, é importante consultar seu médico de família ou um especialista na área de estética, já que muitas vezes nem sempre é necessário se submeter a uma dessas intervenções, ou simplesmente que nem todas as pessoas são adequadas, seja por causa de seu sistema imunológico para responder a essa intervenção, seja por causa de suas disposições fisiológicas que podem ser desfavoráveis à aplicação do tratamento.
A hidrolipo não é recomendada para pacientes com doenças infecciosas, tumores ou doenças inflamatórias. Também é contra-indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação. No caso de pessoas que sofrem de patologias crônicas como hipotireoidismo ou hipertensão, o histórico médico do paciente será avaliado e, se estiverem sob o controle de um especialista, o procedimento envolverá apenas uma mudança em sua medicação habitual.
O tratamento envolve a injeção de uma solução salina no tecido adiposo e depois a aplicação de energia ultra-sônica, ou seja, a formação de microbolhas e a explosão ou ruptura de materiais biológicos, neste caso, nas células do tecido adiposo. Por outro lado, a chamada energia ultra-sônica é aplicada, o que facilita a localização do tecido adiposo na área a ser tratada. O ultrassom produz o efeito da termogênese, quando as ondas se movem dentro da água ou solução fisiológica estéril, o resultado é cavitação ou movimento intenso que faz com que a gordura seja removida, liberada e dissolvida naturalmente no fluxo linfático.
É utilizada uma sonda ultra-sônica superior a 16 kHz, que exerce seletivamente uma pressão negativa sobre as moléculas de gordura, levando finalmente à cavitação e fragmentação das células de gordura. São utilizadas mini-cânulas das proporções de uma seringa convencional, o que evita danificar o tecido tratado, tornando o processo de sucção por meio de cavitação mais simples, prático e eficaz.
Os efeitos do ultrassom sobre os tecidos adiposos são basicamente triplicados:
O objetivo do efeito de quebra da aplicação de ultrassom é deslocar os triglicerídeos que compõem os adipócitos dos tecidos adiposos para o espaço extracelular.
O procedimento consiste basicamente nas seguintes etapas:
Sem dúvida, o principal benefício da hidrolipoclasia, ao contrário de outros tratamentos estéticos, reside na possibilidade de receber os benefícios da estética sem a necessidade de cirurgia. Mas também há outros benefícios:
Como mencionado acima, a hidrolipo será mais eficaz se for acompanhada por uma dieta equilibrada e exercício físico constante, pois isso ajuda a reforçar os efeitos do tratamento. Além disso, os especialistas recomendam as seguintes indicações:
A hidrolipo é uma técnica que, em geral, não tem efeitos adversos ou riscos para o paciente, desde que seja realizada por especialistas e em estrita conformidade com os regulamentos de saúde e o protocolo médico determinado.
Se houver quaisquer efeitos colaterais, eles serão suaves, como calor na área, vermelhidão ou prurito, mas todos eles serão de curta duração.
Universidad del Rosario. (2020). HIDROLIPOCLASIA CON SOLUCIÓN SALINA HIPOTÓNICA VERSUS ISOTÓNICA EN ADIPOSIDAD LOCALIZADA. [online] Available at: https://repository.urosario.ed... [Accessed 28 Feb. 2020].