É um aparelho que emite pequenas vibrações, fazendo com que a cânula de sucção vibre. Isso ajuda na performance do cirurgião plástico e aumentam o poder de sucção da gordura.
O processo é semelhante à lipoaspiração convencional, mas menos invasiva, já que a vibração substitui os movimentos contínuos que o médico precisa realizar na lipo tradicional. Por isso a gordura é retirada com mais facilidade e menos trauma.
Menor tempo, menos riscos e menos sangramento são algumas vantagens desse procedimento que exige menos esforço do cirurgião.
A vibrolipo é um procedimento típico da medicina estética, cujo objetivo é reduzir os tecidos adiposos do corpo, ou seja, remover a gordura abdominal ou outras áreas do corpo, como abdômen, flancos, coxas, pernas e quadris, bem como que o queixo duplo, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Existem vários métodos de hidrolipoclasia para a extração de adiposidades sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos - entre eles, hidrolipoclasia com cavitação, ultrassom focado em alta densidade e terapia de pressão, hidrolipoclasia hipoosmolar e lipólise a laser.
Os pacientes ideais para realizar esta intervenção têm peso normal, mas têm gordura local em algumas áreas, já que esta não é uma solução para diminuir o peso. Ou seja, o índice de massa corporal (IMC) não pode ser tão alto, já que a quantidade segura de gordura retirada não deve ultrapassar de 5000 ml (ou seja, 5kgs), segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).
Antes de executar este procedimento, o cirurgião avaliará 3 aspectos:
Também é indicado a pacientes que não querem estar expostos aos efeitos da lipo tradicional, já que a Vibrolipo é uma cirurgia menos invasiva.
Outro fator importante é a elasticidade da pele, pacientes jovens e não fumantes, tem a tendência de ter maior elasticidade.Nos idosos, a perda da elasticidade natural da pele pode comprometer o resultado da operação.
Por se tratar de um tratamento invasivo, é importante escolher um cirurgião plástico certificado pela SBCP que tenha o título de especialista em cirurgia plástica no Brasil.
Essa é uma técnica cirúrgica não invasiva, mas não está isenta de possíveis complicações. É necessário escolher especialistas qualificados e que as intervenções sejam realizadas em clínicas equipadas com infraestrutura adequada, anestesistas e o restante dos profissionais necessários, para que os resultados obtidos sejam naturais e seguros.
Uma ferramenta útil para fazer uma boa escolha é seguir as diretrizes escritas pela ISAPS, Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética: escolha um cirurgião certificado, qualificado e experiente. Isso fornece segurança com suas informações, instalações e equipamentos. Pergunte sobre sua taxa de sucesso e veja fotos de seus trabalhos e resultados.
Durante a primeira visita, o cirurgião plástico medirá seu índice de massa corporal, seu peso, firmeza da pele e seu estado geral de saúde.
Em alguns casos alguns exames serão solicitados, como eletrocardiograma, exames de sangue e urina, entre outros que o cirurgião considerar adequado. A técnica a ser usada, as áreas para trabalhar e melhorar e a quantidade estimada de gordura a ser removida serão explicadas.
É importante que nesta consulta você explique todas as dúvidas que tiver sobre o procedimento, cuidados pós-operatórios ou tempo de recuperação. Além disso, o cirurgião informará sobre a anestesia, a internação no hospital e o preço da cirurgia. Não se esqueça de dizer a ele se você é fumante ou toma algum medicamento ou vitamina.
Não hesite em perguntar qualquer coisa, especialmente tudo relacionado às suas expectativas. Dica: é importante trazer um acompanhante no dia da cirurgia para ir à saída do hospital e a caminho de casa. Dessa forma, você terá confiança e suporte, se necessário.
É possível realizar a Vibrolipo em diferentes partes, tanto no rosto quanto no corpo. Entre eles, os mais comuns:
De todas as formas é importante consultar o seu profissional para saber o que é mais indicado para o seu caso.
Normalmente, a cirurgia não exige anestesia geral, sendo somente anestesia local e sedação, mas é possível que isso mude dependendo da área e da situação de cada paciente.
Com outras cânulas, que estão conectados a um sistema de sucção vibratório, realiza-se a Vibrolipo. Durante a operação, o cirurgião faz uma incisão e introduz a cânula de cerca de 5 mm para se infiltrar primeiro em uma solução anestésica e vasoconstritora. Em seguida, nas cânulas que sugam o excesso de gordura, ao mesmo tempo que o paciente é monitorado por um anestesista, para medicamentos necessários.
Esta é uma cirurgia que não necessariamente requer uma internação, dependendo da condição geral do paciente após o procedimento.
A Vibrolipo nem a lipoaspiração comum substituem a perda de peso. Estes procedimentos são úteis para remover gorduras localizadas que dificilmente são eliminadas com dieta ou exercício físico.Também não é um tratamento para eliminar a celulite. Embora a pele possa ser melhoradas, não é possível eliminar completamente o aspecto de ¨casca de laranja¨ apenas com a cirurgia.
Portanto, não deve ser considerado como uma alternativa ou substituto da dieta. Em vez disso, os cirurgiões plásticos pós-procedimento recomendam fazer alterações nos hábitos alimentares e nos exercícios para melhorar e manter os resultados da cirurgia.
Como qualquer intervenção cirúrgica dessas dimensões, o paciente será sedado durante o procedimento e, portanto, o conforto é garantido. No pós-operatório, pode-se encontrar um pequeno desconforto nas áreas tratadas pelo movimento realizado com a cânula. Após as primeiras 48 horas, a dor desaparecerá gradualmente, embora nos primeiros dias você possa notar um leve desconforto, como se tivesse rigidez.
O profissional costuma receitar remédios que ajudam no pós operatório e anti-inflamatórios. É normal que os primeiros dias o paciente esteja mais sensível, pois o corpo está em processo de recuperação. O efeito da anestesia pode durar até 24 horas, porém a partir das 72 horas o efeito vai diminuindo.
Ao longo das semanas, já é possível voltar às atividades normais, com recomendação médica.
O tempo de recuperação pode ir de 2 dias até uma semana, dependendo da quantidade de gordura retirada e de cada paciente. Exercícios pesados devem ser evitados durante o primeiro mês, ainda que recomenda-se estar ativo. A faixa é de uso obrigatório entre 4 e 8 semanas, sendo recomendável usá-la todos os dias durante as primeiras três semanas.
Os resultados podem ser vistos depois da cirurgia, mesmo na presença de inchaços e hematomas, que passam normalmente ao decorrer das semanas. É normal também que durante um tempo inchaço persista. O resultado final é visito depois de 6 meses.
Fumar e beber devem ser deixados totalmente e o consumo de sal deve ser equilibrado para evitar a retenção de líquidos. Siga as indicações do seu cirurgião depois e antes do procedimento, pois dessa maneira é mais provável que se tenha bons e seguros resultados.
Alguns cirurgiões recomendam tratamentos pós operatório para ajudar a recuperação, como drenagem linfática, radiofrequência e ultra sons ou massagens. Também podem ser feitos cerca de duas semanas antes da cirurgia para preparar o corpo.
São importantes principalmente para pacientes com problemas de circulação e podem ser iniciadas no dia seguinte à intervenção. Durante os primeiros cinco dias, eles devem ser feitas em cima da faixa. O início do tratamento pode variar, dependerá da recomendação do seu cirurgião.
Os benefícios das massagens pós-operatórias são:
São necessárias pelo menos 10 sessões com uma frequência de 2 vezes por semana. As mais recomendadas são sessões diárias por pelo menos 15 dias e com menos e menos frequência (recomendam entre 20 a 30 sessões). O tratamento pós-operatório não deve ser doloroso, uma melhora deve ser sentida desde a primeira sessão.
Os resultados da lipoaspiração não são imediatos, há que esperar cerca de três semanas para recuperar. Depois disso, as reduções nas medições começarão a ser vistas, mas os resultados definitivos serão notados no terceiro mês, uma vez que o corpo já tenha se desinflamado e eliminado os hematomas.
O objetivo é modelar o corpo eliminando depósitos de gordura, melhorando o contorno corporal consideravelmente, por isso é normal não notar a perda de peso.As cicatrizes são mínimas, tendo o tamanho médio de 5 mm. É importante seguir as recomendações do cirurgião para ajudar com a estética e também cicatrização da cicatriz.
Exercício e nutrição adequada são os melhores aliados após esta operação: de fato, este procedimento não garante que você não volte a engordar. Além disso, lembramos que não é um tratamento para perder peso, mas para moldar o corpo; portanto, você deve seguir uma dieta equilibrada e permanecer ativo.
Enquanto não houver presença de células adiposas na área em que a cirurgia foi realizada, nenhum armazenamento ocorrerá, mas é possível que, se um ganho de peso significativo ocorrer novamente, se formarão novamente novas células de gordura. No início, pode parecer difícil e um grande esforço, especialmente se envolver uma mudança em sua rotina. Ver o seu novo corpo também será um grande incentivo para mantê-lo o maior tempo possível.
A Vibrolipo gera pequenas incisões, do tamanho das cânulas, de modo que as cicatrizes são pequenas (3 mm a 5 mm).
No início, é normal que sejam de cor ligeiramente vermelha e em seguida se tornarão menos visíveis. Nem todas as pessoas curam da mesma maneira, por isso é importante conversar com o cirurgião plástico e seguir todas as recomendações especialmente projetadas para a sua pele.
Caso as cicatrizes permaneçam, elas serão tão pequenas que serão facilmente escondidas que serão como pequenas picadas de vespa na região tratada. Além disso, elas geralmente são feitas em áreas do corpo cobertas por pêlos ou em dobras naturais (como a virilha), para que sejam escondidas.
O conselho básico dos cirurgiões é: evitar tomar coagulantes, não fumar ou consumir álcool, proteger cicatrizes do sol e usar certos cremes que ajudam no processo de cicatrização.
Ao realizar com um cirurgião plástico certificado e com experiência, as complicações ou efeitos secundários são mínimos e muito pouco frequentes.
Ademais disso, a taxa de êxito são muito altas. Mas por se tratar de uma cirurgia, não é livre de riscos.
Os possíveis efeitos secundários são infecção, hemorragia, hematomas, seromas, sensibilidade na pele, reação adversa a anestesia e resultados insatisfatórios que podem solicitar uma cirurgia adicional.
Quando realizada por um cirurgião plástico certificado e experiente, as complicações ou os efeitos colaterais são mínimos e muito raros, e apresentam uma taxa de sucesso muito alta. Embora seja uma operação, não é isenta de riscos. Nosso maior medo após a lipoaspiração é que a pele não responda adequadamente (não retraia da maneira desejada) e é propensa a flacidez. Nesse caso, seria necessária uma segunda cirurgia de aperto da pele.
ISAPS. (2020). THE INTERNATIONAL STUDY ON AESTHETIC/COSMETIC PROCEDURES PERFORMED IN 2016. [online] Disponível em: https://www.isaps.org/wp-conte...[Accessed 26 Feb. 2020].