Traduzido do inglês como "peel" ou "take off" o peeling tem como objetivo recuperar a aparência da pele tratando as camadas que estão prejudicadas pela a ação do tempo e fatores externos (descamação).
O tratamento possibilita, assim, a recuperação da pele desde das camadas superficiais até as camadas mais profundas da derme.
Muitas pessoas buscam o tratamento para manter a saúde da pele também, já que hoje em dia há uma grande diversidade de tipos. Mas, na maioria dos casos, é um tratamento para recuperar as áreas que já estão danificadas.
Os ácidos são utilizados em grande parte do tratamento, os quais não são prejudiciais à saúde, pelo contrário, são utilizados exclusivamente para situações que surgem na pele; neste caso do peeling, utilizam-se ácidos como salicílico, glicólico, fenol, tricloroacético, entre outros, e todos dependendo do motivo do tratamento, do quadro cutâneo, da idade do paciente e da história clínica que apresentam.
Existem diferentes tipos de peelings, e dependendo do cuidado escolhido, pode tratar diferentes problemas de pele. Em geral, são recomendados para todos aqueles que sofrem de pele oleosa, poros dilatados, sequelas de acne, manchas de pigmentação ou até mesmo pequenas rugas.
Mesmo que seja para praticamente em todo o mundo, será necessário ter muito cuidado com pessoas do fototipo 5 ou 6, isto é, com pele escura ou opaca, porque há risco de despigmentação.
Ou seja, mesmo que seja um tratamento muito realizado e conhecido mundo à fora, em alguns casos talvez não seja possível fazer o tratamento. Para isso, é necessário consultar um profissional, que vai aprovar ou não o seu procedimento.
É sempre muito importante lembrar que a escolha do médico é um passo fundamental. O peeling deve ser sempre realizado por um médico qualificado, ademais de certificado para os tratamentos com a pele.
Nós convidamos você a verificar se o seu médico é um profissional certificado na Sociedade Brasileira de Cirurgias Plástica e Dermatologistas.
Também aconselhamos que você pesquise na internet para encontrar comentários de pacientes anteriores.
Na primeira consulta a(o) médico(a) vai estudar seu caso e elaborar seu histórico médico completo.
Durante este primeiro contato, seu médico irá analisar sua pele, ouvir suas motivações e aconselhá-lo sobre o melhor tipo de tratamento a ser realizado. Ele explicará detalhadamente como funciona o peeling, como se preparar para o tratamento, quais precauções tomar depois do tratamento, entre outros temas.
Esta primeira consulta serve, em particular, para procurar contra-indicações, como herpes, diabetes ou irritação do rosto. Aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas com o profissional.
Existem diferentes tipos, entre eles estão:
Superficial: Ele irá substituir a camada mais superficial da epiderme e estimular a formação de colágeno. Ajudará a uniformizar a pele, fechando os poros. Também pode tratar pequenas irregularidades pigmentares ou acne.
Médio: Afeta a camada profunda da epiderme. Recomenda-se para a eliminação de cicatrizes superficiais, sequelas de acne, manchas de pigmentação relacionadas ao sol e linhas finas.
Profundo: os produtos utilizados são muito mais agressivos, como o fenol. É um peeling eficaz para o tratamento de rugas. Porém, mesmo que os resultados sejam espetaculares, esse tipo requer um longo período de recuperação, e tem mais riscos por ser um processo mais demorado, podendo deixar cicatrizes.
A laser: Tem a vantagem de ser menos doloroso. No entanto, serão necessárias várias sessões para tratar todo o rosto, pois ele atua zona por zona. O peeling a laser pode suavizar a pele e trabalhar a textura. Após as sessões, alguma vermelhidão pode aparecer, mas desaparecerá. Será necessário evitar o sol durante toda a duração do tratamento.
Você precisará preparar sua pele 3 ou 4 semanas antes do tratamento. O médico pode passar cremes antes do procedimento, com o intuito de preparar a pele para o procedimento. É necessário evitar o sol uma semana antes do procedimento também, é por isso que recomenda-se a realização no inverno!
Durante o procedimento o médico irá limpar e limpar a pele com uma compressa. Em seguida, aplicará um creme anestésico por 1 minuto, o que causará um leve desconforto, já que será necessário fazer movimentos, como se fosse uma esfoliação.
Posteriormente a pele é enxaguada e seca, já estando pronta para receber o peeling. O médico aplica com um pincel ou um cotonete em toda a superfície do rosto, o paciente sentirá formigamento ou sensação de aquecimento. Ao finalizar o tratamento o médico aplicará um gel para iniciar o processo de recuperação, deixando a pele totalmente limpa e hidrata.
Sua pele ficará ligeiramente rosada, mas voltará ao tom normal com o passar do tempo. Podemos comparar a vermelhidão como uma queimadura de sol.
Após 3 dias começará a descascar. Você pode aplicar um creme hidratante para reduzir esse efeito. Em um peeling profundo as conseqüências são as mais complicadas. Sua pele terá sido queimada e precisará de tempo para se regenerar.
Levará cerca de 3 a 4 semanas para retomar a atividade social normal. O pós-tratamento os resultados costumam surpreender as pacientes, que conseguem ver uma melhora expressiva do rosto e da qualidade da pele.
É importante especificar que, seja qual for o tipo aplicado, será necessário evitar a exposição ao sol durante o período de tratamento e por pelo menos 1 semana, ou segundo recomendação do seu profissional.
Os principais riscos do peeling são:
Portanto, é importante que você faça o procedimento com um médico certicado. Apenas um médico experiente será capaz de manusear com cuidado os produtos químicos.