A mamoplastia é um termo para definir todas as cirurgias plásticas nos seios das mulheres.
Cada cirurgia tem uma técnica e abordagem diferente. De toda forma, todas elas tratam da aparência da mama em algum sentido. Todas essas possibilidades devem ser escolhidas por um profissional do ramo, a paciente sozinha não pode escolher a sua operação de maneira específica, mas pode indicar pro profissional escolhido como gostaria ter a sua mama, assim os dois chegam a um consenso juntos.
Indiferente do procedimento, todos eles buscam ajudar a recuperar o formato desejado pela a paciente, deixando sempre o mais natural possível.
A mamoplastia é um dos procedimentos que engloba vários outros procedimentos, como, por exemplo, o aumento de seios com próteses, redução das mamas, mastopexia e a reconstrução de mamas. É importante saber que qualquer procedimento na mama precisa de cirurgia plástica, e consequentemente terá cicatrizes. Essas cicatrizes podem ser menos ou mais visíveis dependendo de fatores de cada paciente, como sua genética e seu repouso após a cirurgia.
No Brasil, de acordo com a pesquisa de ISAPS 2020 foram 172,485 aumento de seio.
A cirurgia visa o aumento da mama da mulher, dependendo da paciente a incisão, o corte para fazer a introdução da prótese pode variar entre por debaixo da mama, pela a axila ou pela a auréola.
O formato da prótese também varia dependendo do corpo da paciente e do seu objetivo, o médico vai avaliar qual é a mais indicada no caso da paciente. Essa escolha vai variar de acordo com o peso, altura, tamanho e diâmetro da glândula mamária.
O procedimento pode durar entre 1-2h. A recuperação da cirurgia geralmente é rápida, em cerca de uma semana a paciente retorna as atividades do dia a dia que não exigem esforços, porém exercícios físicos demoram um pouco mais de tempo, em média 45 dias.
Existem riscos de complicações como qualquer outra cirurgia, as mais comuns são os sangramentos, a abertura de pontos e as infecções.
Para saber mais dados específicos ou outras dúvidas sobre, consulte a nossa página sobre a mamoplastia de aumento.
A mastopexia é uma das cirurgias indicadas para mulheres que querem melhorar a flacidez mamária e o aspecto da mama caída. A flacidez pode acontecer por diversos motivos, mas geralmente é mais frequente quando há uma grande perda ou aumento de peso, por gestação ou alterações hormonais.
Após realizar todos os exames e passar pelo o processo pré operatório, a paciente já vai estar preparada para o procedimento. Geralmente a internação é em Hospital dia com a paciente recebendo alta no mesmo dia do hospital. A cirurgia dura em média de 4 horas, variando para cada paciente.
O pós operatório não costuma ser muito doloroso, mas é preciso ter cuidado para não fazer esforço e prejudicar a cicatrização.
Existem riscos de complicações como qualquer outra cirurgia, as mais comuns são os sangramentos, a abertura de pontos e as infecções. A complicação mais temida é a necrose ( morte da aréola), que apesar de grave é muito rara.
Os resultados não são imediatos, porque após a cirurgia o corpo ainda vai estar se recuperando do processo que é invasivo. De toda forma, já vai ser possível ver diferença na mama e no seu formato, mesmo estando inchada.
As mulheres brasileiras costumam ter a tendência de um corpo volumoso, cheio de curvas. É verdade que muitas dessas mulheres podem sofrer com as mamas muito grandes, e uma das possíveis soluções desses casos é buscar a redução dos seios.
Além da tendência genética, as mamas podem aumentar de volume por culpa de alterações hormonais e gravidez.
A operação dura em média entre 4 horas e a anestesia pode ser peridural com sedação, ou geral. O pós operatório necessita de cuidados pela a parte da paciente, no sentido de que não se pode fazer muito esforço, nem carregar pesos no período de 2 meses. Para saber mais do processo pós operatório você também pode ver os detalhes na página específica desse tratamento de redução de mama.
Existem riscos de complicações como qualquer outra cirurgia, as mais comuns são os sangramentos, a abertura de pontos e as infecções. A complicação mais temida é a necrose ( morte da aréola), que apesar de grave é muito rara.
Os resultados não são imediatos, porque após a cirurgia o corpo ainda vai estar se recuperando do processo que é invasivo. De toda forma, já vai ser possível ver diferença na mama e no seu formato na primeira troca de curativos, mesmo estando inchada.
A reconstrução mamária é indicada para as pessoas que já passaram por algum trauma na mama, como, por exemplo, câncer, cistos, nódulos ausência de seio e má cicatrização.
É possível que durante o procedimento, após realizar todo o processo pré operatório e os exames necessário que te permitam realizar a reconstrução, o doutor utilize
outros tecidos como o músculo ou de gordura do seu corpo para reconstruir a mama ou utilize as próteses de silicone. É provável que seja necessário refazer a pigmentação da aréola da mama, para que ela recupere a aparência que tinha anteriormente.
No geral a operação demora entre 5 horas e é possível ver os resultados com o tempo, logo após o procedimento seus seios podem estar inchaços, mas isso faz parte do processo. Logo após 3 semanas já é possível perceber a diferença nas mamas e a aparência mais natural.
Esse procedimento ajudar muito na autoestima das pacientes, que voltam a se sentir mais femininas e seguras.
Qualquer mulher que não esteja o suficientemente feliz com o volume ou formato das mamas pode procurar um profissional certificado pela a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
É importante lembrar que mesmo que a mulher deseje realizar o procedimento, o profissional pode indicar ou não. No geral, se você tem os seus exames pré operatórios com resultados positivos você é liberada para realizar a cirurgia.
Os profissionais que podem realizar esse tratamento são aqueles que têm formação médica na área de cirurgia plástica.
É importante que você procure o seu profissional da maneira mais adequada e consultando as suas credenciais no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Durante a primeira consulta com o cirurgião plástico será possível avaliar qual é a melhor forma de intervir, dependendo da cirurgia cada procedimento deve apresentar diferentes técnicas, então é importante perguntar ao seu profissional qual é o planejamento que ele espera realizar no seu caso.
Por isso que é muito importante deixar claro para o seu profissional quais são os seus desejos na primeira consulta, ademais de também tirar dúvidas sobre os seus medos, cicatrizes, dores, quantidade de tempo necessário para o pós operatório e como funciona todo o processo.
Conte para o seu profissional todos os remédios que esteja tomando no momento, doenças obtidas ao longo da vida e formação de queloide, já que é muito importante dar todas as informações para evitar qualquer complicação no momento da cirurgia e no pós operatório também.
Provavelmente o médico vai indicar exames de pré operatório a serem realizados para avaliar os riscos.
Após realizar esse processo o médico, dependendo da cirurgia, também pode solicitar que você compre um sutiã pós operatório, fazer interrompimento das pílulas contraceptivas e outros medicamentos que possam prejudicar na coagulação do sangue.
Muitas mulheres se perguntam se o pós operatório das cirurgias de mama gera muita dor, mas isso pode depender de cada paciente. Sabe-se que mulheres que colocam a prótese por trás do músculo, procedimentos de reconstrução e/ou mastopexia tem um pós operatório mais delicado.
Não é verdade quando dizem que não existe dor na recuperação do pós operatório, mas é verdade que pode ser menos doloroso com a orientação profissional.
Caso você tenha a curiosidade, também é possível o depoimento e experiências de outras mulheres que já passaram pela a cirurgia na área de experiências.
Cada cirurgia apresenta um resultado diferente de acordo com o objetivo, mas no geral é possível melhorar esteticamente a aparência e formato da mama da mulher.
Ademais de que, sabe-se que a cirurgia plástica impacta não só na estética mas na vida dos pacientes, já que todo esse processo atinge na vida pessoal, no convívio social e até mesmo na qualidade de vida.
Os resultados daquelas que realizam os procedimentos desejados com profissionais qualificados, no geral, é de felicidade e satisfação.
É possível ficar com edemas após o procedimento? "Há sempre edema no pós operatório da Mastopexia e Inclusão das próteses! Em relação as mamas estarem lateralizadas, provavelmente não houve a aproximação do tecido mamário para o centro das mamas e segurando assim as próteses mais para cima, como formando um cinto de sustentação." Dra Loriti Breuel
Os exames pré-operatórios tem validade? "Os exames pré-operatórios caso estejam normais, terão validade de seis meses para procedimentos cirúrgicos eletivos, como é o caso de Cirurgias Plásticas." Dr. Antônio C. B. de Deus - Unità Centro Médico
E para os exames de sangue antes da operação? "Exames cardiológicos como ECG e os de imagem (ultrassom de mamas ou mamografia) terão validade mais longa (até 1 ano), porém exames de sangue podem sofrer alteração devido a alguma alteração na sua saúde, por exemplo anemia (causada por um ciclo menstrual mais intenso) ou infecções. Sugiro fazer os exames de sangue mais próximos da cirurgia (em torno de 30 dias)" Clínica Dra. Luciana Pepino - Cirurgia Plástica
Quanto tempo após a cirurgia se pode voltar as atividades normais? "Normalmente a paciente que se submete a uma plastica de mamas pode voltar ao trabalho entre 5 e 7 dias após a cirurgia. Deve usar um sutiã protetor e não deve ainda fazer esforços com os braços." Dr. Julio Morais
Como é corrigido o mamilo invertido? "A correção do mamilo invertido é um procedimento extremamente simples e feito sob anestesia local. O cirurgião utilizando uma agulha 40 x 12 por uma micro incisão libera todos os ligamentos que estão prendento o mamilo para dentro e o deixa fixado ao trorax com 1 ponto que é retirado 1 semana depois, 10 minutos de cirurgia e pronto!" Clinica Domingos De Paola De Cirurgia Plástica
Qual o preço médio da mamoplastia? "Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica. Por isso ideal seria avaliação para melhor esclarecer as dúvidas e também decidir o melhor tratamento para você." Dr. Fabricio Francischon