A gastrectomia é uma cirurgia minimamente invasiva que visa reduzir o tamanho do estômago, durante este procedimento até três quartos do seu volume é eliminado, o resultado é que o estômago tem menor capacidade e não consegue ingerir a mesma quantidade de alimento.
Ao fazer o procedimento a produção do hormônio ghrelin (hormônio da fome) também é reduzida. Esta é uma intervenção que tem uma taxa de complicação muito baixa.
Neste procedimento, não é realizada uma reconexão intestinal, o que significa que não ocorrem efeitos colaterais como a má absorção de nutrientes. É importante cuidar da alimentação após esta cirurgia, já que o estômago tem uma menor capacidade, é necessário ter uma dieta balanceada e adequada, para escolher os alimentos mais completos e de melhor qualidade.
A gastrectomia é um tratamento recomendado para aqueles pacientes que sofrem de obesidade menor ou extrema. O índice de massa corporal (IMC) deve ser maior que 40. Geralmente, um excedente de 40 no IMC é de aproximadamente 50 quilos de sobrepeso.
Aqueles que têm alguma doença associada à obesidade, como diabetes, pressão alta, apneia do sono ou síndrome metabólica e com um IMC superior a 30 também são candidatos
A idade mínima é de 18 anos e a faixa máxima recomendada é de 60 anos, embora a cirurgia possa ser realizada em alguns adolescentes menores de idade devido a alguma situação ou caso especial. Para todos os casos são realizados diversos exames verificando a possibilidade ou não de cada paciente.
Esse procedimento é seguro também para adolescentes, há poucas pesquisas para se ter uma conclusão clara sobre a existência de efeitos colaterais futuros no crescimento de adolescentes.
Embora os problemas e doenças causadas pela obesidade afetam cada vez mais adolescentes e crianças, não é possível tomar uma decisão precipitada sobre a cirurgia, não se esqueça que eles estão na idade de mudanças e desenvolvimento, por isso é importante ter todo o nutrientes necessários quando você está no processo de perder peso após a cirurgia.
Ou seja, é um procedimento que não deve ser tratado como preventivo, mas sim utilizado para casos mais delicados, e para adultos, em sua maioria.
É importante pesquisar e conhecer sobre os profissionais, conhecer as diferentes técnicas e escolher a mais adequada para você e para os demais pacientes. Geralmente, um cirurgião bariátrico oferece duas a três cirurgias diferentes. para que você possa se especializar nelas.
Algo indispensável a considerar são os anos de experiência em cirurgia bariátrica e aos quais pertencem às associações, como o Conselho Federal de Medicina.
O seu médico deve ter CRM e ser registrado como um profissional na área.
A gastrectomia é cirurgia utilizada anestesia geral é feita por laparoscopia, usando uma pequena câmera que é inserido no abdómen e, portanto, capaz de trabalhar nessa área sem incisões e grandes cicatrizes.
Duas a cinco incisões são feitas no abdômen, através das quais a câmera laparoscópica e os instrumentos necessários para a cirurgia serão introduzidos. O abdômen é expandido para que o cirurgião tenha espaço com a ajuda de um gás inofensivo para o paciente.
O cirurgião remove uma grande parte do estômago, a porção restante (forma de tubo vertical longo) é anexada usando grampos cirúrgicos. Esta técnica não afeta os músculos do esfíncter. Até 80% do estômago é extraído.
Uma vez concluída a cirurgia, os instrumentos e a câmera laparoscópica são removidos e suturas são feitas para fechar as incisões. A duração da cirurgia é entre 60 a 90 minutos. Após dois ou três dias, a paciente recebe alta, é uma cirurgia com rápida recuperação.
Recomenda-se uma semana de descanso após a cirurgia. Por se tratar de uma cirurgia que não afeta o processo digestivo, a ingestão de alimentos sólidos é feita mais rapidamente do que em outros tipos de cirurgias bariátricas.
É importante manter uma dieta líquida logo após o procedimento e, pouco a pouco, incorporar alimentos sólidos à medida que a recuperação avança. O compromisso por parte dos pacientes de manter bons hábitos após a cirurgia e por toda a vida é muito importante.
Esta cirurgia se concentra em melhorar a qualidade de vida do paciente e melhorar sua saúde, fazendo o paciente perder peso, deixando a obesidade grave ou mórbida. Essa cirurgia só é feita por indicação médica porque não tem finalidade estética.
Ao recuperar um peso saudável, muitas doenças metabólicas podem melhorar ou desaparecer, por exemplo, diabetes devido à obesidade. Também beneficia pacientes com problemas de apneia do sono e pressão alta, a melhora é de 80% e 90% de cada condição.
Uma pergunta frequente é quando você começa a ver as mudanças na perda de peso,mas isso depende de cada um dos pacientes, mas o tempo aproximado é na primeira semana após a cirurgia. Os pacientes conseguem perder entre 70 a 80% do excesso de peso.
Os resultados são praticamente imediatos, para ver uma perda de peso acentuada e mudanças na saúde é de 12 meses, mas isso depende de cada paciente, alguns entre 12 a 18 meses.
Como com qualquer procedimento cirúrgico, existem algumas possíveis complicações na gastrectomia eles são mínimos e por isso é muito importante escolher um cirurgião bariátrico certificado com experiência e credenciais para dia. Os riscos mais comuns são hemorragias, descolamento do grampo ou infecção. Também pode ocorrer:
A resposta é não, não há muita dor, pode ser facilmente controlada com medicamentos administrados durante as primeiras horas após a cirurgia.
Certas coisas que podem causar dor após a cirurgia:
É uma das cirurgias bariátricas com o menor tempo de recuperação. Os pacientes podem caminhar 3 ou 4 horas após a cirurgia, é importante poupar o descanso relativo por alguns dias e não fazer esforços físicos fortes por algumas semanas.
Pelo menos duas noites no hospital são recomendadas após a cirurgia, apenas para observação, uma vez que são cruciais para o conforto do paciente e que ele está bem para voltar para casa e iniciar novos hábitos.
Uma semana, você pode voltar a trabalhar sem nenhum problema, se for um trabalho que exige esforço físico, recomendamos 30 dias para não carregar nada acima de 15 kgs.
A dieta pós-operatória é obrigatória porque reduz as possíveis complicações e é também o início de um novo estilo de vida e hábitos. É também a transição para o novo estômago.
É muito importante seguir a dieta que o cirurgião bariátrico lhe oferece e isso é apenas um guia ou uma aproximação para o que seria uma dieta pós-operatória:
Primeira semana: a dieta a seguir é uma dieta de líquidos, transparentes e não espessos, geralmente bebidas hidratantes, águas aromatizadas, caldo, suco, gelatina e água. Líquidos irritantes devem ser evitados. É importante segui-lo ao pé da letra.
Segunda e terceira semana: você começa a dieta de líquidos completos, eles são líquidos mais densos como shakes de proteína, sopas, cremes, qualquer líquido que não irrita, evite álcool e gás. Durante estas semanas é importante consumir a quantidade adequada de proteínas (líquido, em massa ou caldo).
Quarta semana: começa a transição para uma dieta normal de sólidos, com a dieta de papas vegetais, carne, frango, frutas, queijo, ovos, qualquer coisa que possa ser transformada em mingau. É importante monitorar o conteúdo calórico.
Primeiro mês: a dieta sólida começa, e é importante mastigar os alimentos corretamente, é um hábito novo e muito necessário em pacientes com manga gástrica. Cada mordida deve ser mastigada 20 a 30 vezes antes de ser engolida, isso evitará desconforto. As porções são do tamanho da palma da mão. A partir do mês, você pode começar, pouco a pouco, a introduzir alimentos condimentados, como molhos.
Outra recomendação é não beber água ou líquidos meia hora antes de comer, pois desta maneira você evitará se encher de água e passará a absorver os nutrientes necessários, você também tem que esperar meia hora depois de comer para beber água ou outro líquido novamente
É necessário contar calorias após a cirurgia?
Graças a gastrectomia o corpo se torna menos capaz de consumir a mesma quantidade de comida, já que a sensação de saciedade chega mais rápido. Mas o procedimento é uma ferramenta para se chegar ao objetivo de ter uma forma mais saudável como mencionado anteriormente, é importante, e talvez seja o mais importante,mudar hábitos alimentares e de exercício para uma melhor resultados
Seguindo orientações nutricionais cirurgião bariátrico ou nutricionista, você saberá qual o melhor alimento para comer e o que é melhor para evitar ou reduzir o consumo. É importante seguir a dieta pós-operatória e mudar a maneira como você vê e se relaciona com a comida. Alimentos altamente calóricos devem ser evitados:
Por causa da perda de peso, é normal esperar mudanças no corpo, em termos de forma e contorno.
As alterações podem levar a perda de gordura e massa muscular. É por isso que é importante seguir as recomendações do cirurgião bariátrico para minimizar essas mudanças ou que sejam mais de acordo com as expectativas do paciente.