A banda gástrica é uma cirurgia que consiste na instalação de um anel de silicone ajustável ao redor da parte superior do estômago, isso cria um pequeno saco onde a comida será depositada.
A faixa ou anel limitará a quantidade de comida que pode ser consumida, proporcionando uma maior saciedade ao paciente depois de comer certa quantidade de comida, normalmente em quantidades menores do que comia antes da cirurgia.
Esta operação é recomendada para pessoas com excesso de peso que estão acima da média e permite uma perda de peso progressiva, mas constante, após algum tempo de cirurgia.
Após o tratamento cirúrgico, o médico pode ajustar a faixa para fazer com que o alimento passe mais devagar ou rapidamente pelo estômago, podendo até ser removido se o paciente assim desejar.
Tipicamente, os pacientes submetidos a banda gástrica são aqueles pacientes que não conseguem perder grande quantidade de peso usando a alimentação e mudanças de estilo de vida, ou se eles têm sérios problemas de saúde causados pela obesidade.
Sendo um procedimento minimamente invasivo e reversível, o cirurgião bariátrico analisa as possibilidades de realizar o procedimento, o que vai depender do histórico e gravidade de cada paciente.
Para escolher o cirurgião que realiza este procedimento, a primeira coisa que você deve fazer é se informar sobre o procedimento em si, investigar os prós e contras, anotar todas as perguntas que possam surgir em sua pesquisa, assim quando estiver mais preparado para se consultar com um médico será possível tirar todas as suas dúvidas.
Após esta investigação preliminar, olhar para as respectivas clínicas que realizam este tratamento, recomenda-se a investigar mais de uma clínica, pois é muito importante se sentir confiante com o procedimento e o profissional que irá executar.
Deve-se analisar qual o cirurgião mais indicado para o seu caso, em média as pessoas costumam se consultar com dois ou mais cirurgiões antes de realizar a cirurgia.
Na primeira consulta, dependendo da clínica e do profissional médico, será realizado um protocolo básico de análise do paciente, onde será determinado, através de exames e estudos, se o paciente está apto ou não ao procedimento cirúrgico da banda gástrica.
Caso o paciente seja adequado para o procedimento, uma série de avaliações será feita para avaliar seu estado de saúde, as causas secundárias serão descartadas e o processo pré e pós-operatório vão ser explicados em detalhes.
Este é o momento ideal para o paciente resolver todas as suas dúvidas e é até recomendável pedir ao profissional médico depoimentos de pessoas que passaram pelo mesmo procedimento ou que possuem histórico médico semelhante.
Além das avaliações de rotina e obrigatórias para qualquer tipo de cirurgia invasiva, algumas clínicas realizam uma análise psicológica para medir o comprometimento e o cumprimento das restrições, com o objetivo de ajudar o paciente a ter os resultados que deseja.
Ao se preparar para qualquer cirurgia para perda de peso, o paciente deve se comprometer com as mudanças dietéticas e de estilo de vida necessárias para o sucesso do procedimento. É necessário que ele começar a implementar mudanças antes de sua cirurgia para ter o resultado esperado a largo prazo. Algumas ações necessárias também são:
A operação é executada por uma técnica pouco invasiva que permite a visualização da cavidade abdominal com o auxílio de uma lente óptica. Através de uma fibra óptica a luz é transmitida para iluminar a cavidade, colocando a banda imediatamente abaixo da junção esôfagogástrica.
O procedimento muitas vezes leva a uma hora e meia, e é geralmente realizado com a anestesia geral, o tratamento cirúrgico é a abordagem minimamente invasiva como é feito através de pequenas incisões no abdômen e uma laparoscopia. O tubo ligado à banda é acessível através de um canal na pele do abdômen. A banda cria uma pequena bolsa no estômago na parte de cima, e o resto do estômago fica na parte de baixo.
Neste sentido, mesmo sem retirar partes do estômago, a pessoa deixa de ser capaz de ingerir a mesma quantidade de alimento e se sente satisfeita mais rapidamente, o que proporciona a perda de peso de modo progressivo.
Uma das vantagens é a velocidade que o paciente se recupera, em muitos casos os pacientes podem voltar para casa no mesmo dia da operação, com poucas dores abdominais.
Quase não há riscos, já que a anatomia normal do trato digestivo não é alterada. Além disso, embora a banda gástrica ajustável seja projetada para durar muito tempo, em caso de retirada, e a sua extração é simples e o estômago voltará a ter o seu tamanho anterior.
O procedimento tem um pós-operatório é simples, mas também é determinado pela dieta líquida nas primeiras semanas, dieta que será regulada pela nutricionista e o profissional da bariátrica que realizou a cirurgia, passando para uma dieta semilíquida até atingir a dieta normal e mais saudável.
Normalmente, sua primeira consulta de controle será marcada 4 a 6 semanas após a cirurgia, e durante o primeiro ano você deve ter controle mensal com sua equipe bariátrica. Recomenda-se descansar por 3 a 6 semanas, onde as atividades realizadas são suaves e não causam dor, podendo caminhar suavemente, por exemplo. Não é recomendado estar deitado ou sentado por muito tempo.
Em geral, o primeiro mês pode ser um pouco difícil na parte da alimentação, porque é necessário se adaptar as mudanças que uma cirurgia como essa implica, mas depois de começar a notar os resultados e estar mais adaptado é possível se acostumar.
Os resultados do tratamento cirúrgico da banda gástrica são, em sua maioria, positivos, uma vez que existe um alto grau de possibilidade de perda de peso a longo prazo para pessoas com obesidade.
Sua dieta deve ser monitorada por um nutricionista e, na medida do possível, deve ser acompanhada por um estilo de vida mais saudável e mais ativo. Mas, em geral, os resultados são os seguintes:
Quantos quilos posso perder com esse procedimento? Isso vai depender de cada paciente, do seu estado de saúde e do pós operatório, de toda maneira é possível perder a média de 40-60% do peso antes do tratamento.
O plano de saúde cobre a banda gástrica? Por motivos estéticos quase nenhum plano no Brasil é possível conseguir cobertura do plano, porém, é necessário entrar em contato com o seu plano contratado para verificar o tema.
É possível voltar a engordar depois do tratamento? O processo de acumulação de gordura é algo natural do corpo, qualquer pessoa acumula gordura, mesmo depois de um processo de emagrecimento. Até por isso é importante adotar um estilo de vida saudável.
O que é um bypass gástrico? O bypass gástrico é uma técnica de cirurgia bariátrica incluída entre as técnicas consideradas mistas, por ser restritiva e seletivamente malabsortiva. É restritivo porque reduz consideravelmente o tamanho do estômago. E é seletivamente malabsortivo porque altera o ciclo digestivo para que o intestino absorva menos gordura e açúcar.