O preço deste tratamento é indicativo, baseado na média publicada pelos especialistas em Cirurgia.net. Ele pode variar conforme a clínica, o paciente e/ou a complexidade da intervenção.
O procedimento de vaginoplastia geralmente inclui o seguinte:
Primeira consulta: a primeira consulta em alguns centros está incluída no orçamento final do tratamento, mas vai depender do centro ou profissional e do prestígio. Além disso, o preço pode variar.
Sala de cirurgia: Esta intervenção pode ser realizada em uma sala de cirurgia ou em um ambulatório devidamente equipado. O custo da sala, do equipamento e da sua esterilização e manutenção estão sempre incluídos no preço.
Anestesia: antes de iniciar o procedimento, é aplicada anestesia local e se tanto o anestesista quanto o cirurgião considerarem necessário, o paciente pode receber anestesia geral. O custo dos materiais e do serviço do anestesiologista também estão incluídos no preço final.
Hospitalização: geralmente há internação de 24 horas no pós-operatório, embora também possa ser ambulatorial e o paciente possa receber alta no mesmo dia. Caso sejam necessárias algumas horas de observação pós-operatória, os custos correspondentes serão incluídos no preço.
Consultas de acompanhamento: às vezes, as consultas de acompanhamento podem estar incluídas no preço. Isso vai depender do centro ou especialista.
O preço dos curativos analgésicos ou antibióticos pós-operatórios e medicamentos normalmente são pagos separadamente, portanto, não estão incluídos na estimativa.
Os preços variam de acordo com as clínicas e especialistas que realizam o procedimento. Normalmente, a experiência do cirurgião influencia o preço final, bem como os equipamentos e serviços disponíveis na clínica. Dependendo das condições de saúde de cada paciente, o procedimento poderia ser mais longo ou mais complexo, e isso também se refletiria no preço.
Outra cirurgia íntima com preço semelhante é a labioplastia ou ninfoplastia com um preço médio de cerca de R$ 12.000. Cabe esclarecer que os preços de cada procedimento dependem do profissional que os realiza, da localização da central e das particularidades de cada usuário.
O SUS não cobre esse tipo de tratamento por ser considerado puramente estético. Porém, dependendo do caso, pode-se consultar um especialista porque se a patologia chegar a extremos que atrapalhem o dia a dia (dificuldade para urinar, higiene íntima correta ou relações sexuais, por exemplo), sim podem ser cobertos se o médico julgar necessário . As seguradoras privadas são regidas por políticas semelhantes.
Alguns centros e profissionais costumam ter seus próprios pacotes de financiamento ou cartão de crédito. É sempre melhor verificar com eles as facilidades de pagamento que oferecem.
É verdade que o preço influencia muito na tomada de decisão, mas antes de escolher o profissional para fazer um tratamento de vaginoplastia recomendamos revisar com atenção sua experiência, certificação, avaliações e opiniões de outras usuárias, bem como suas qualificações.