A bioplastia peniana, também chamada de faloplastia ou engrossamento peniano, é um procedimento cirúrgico que consiste em aumentar a circunferência do pênis por meio do lipopreenchimento. Este procedimento tem uma finalidade exclusivamente estética, uma vez que não melhora o desempenho sexual ou trata condições do trato genital.
É uma intervenção minimamente invasiva, já que o preenchimento que serve para aumentar a circunferência do pênis vem do próprio paciente, e é extraído por meio de uma pequena lipoaspiração na área doadora.
Os homens que sofrem um espessamento do pênis podem esperar um aumento de até 2 cm de circunferência numa primeira intervenção, e até 5 cm graças a vários retoques sucessivos, segundo os profissionais.
O tamanho de seu órgão genital sempre preocupou muitos homens, que desde a antiguidade buscaram métodos mais ou menos invasivos para aumentar o volume de seu membro. Os testemunhos mais antigos da cirurgia plástica do pênis remontam ao papiro de Edwin Smith, considerado o tratado de medicina mais antigo (3.000 a.C.).
A cirurgia estética do órgão sexual masculino foi particularmente usada no Japão Imperial, onde os Samurais costumavam inserir pequenas quantidades de silicones naturais no prepúcio, ou mármores de vidro sob a camada de pele prepucial, para aumentar o prazer feminino durante a relação sexual.
Atualmente, as técnicas de aumento peniano evoluíram consideravelmente, dando a possibilidade de obter resultados excelentes e duradouros.
Não há contraindicações relacionadas à idade para poder se submeter a esse tipo de intervenção. No entanto, como acontece com outras intervenções de cirurgia estética, os indivíduos devem estar em excelente saúde e não devem sofrer de doenças cardiovasculares. Os especialistas dizem-nos que esta intervenção é geralmente realizada em pênis com uma circunferência inferior a 7 cm.
Homens que procuram um cirurgião para um espessamento peniano muitas vezes sentem profundo desconforto em relação à espessura de seu membro, levando-os a duvidar de seu desempenho sexual. Às vezes, o espessamento pode ser um pedido especial do casal, que se queixa de uma queda no prazer durante a relação sexual. Neste caso em particular, o cirurgião também pode considerar a realização de vaginoplastia, para estreitar o canal vaginal.
Fatores culturais influenciam muito a geração de uma avaliação incorreta das habilidades sexuais do homem, que concentra sua atenção no comprimento ou circunferência de seu membro. Uma vez que o componente psicológico desempenha um papel crítico na decisão de realizar uma faloplastia, é normal que os cirurgiões peçam a opinião prévia de um psicólogo, para então seguir com a operação.
Para realizar um espessamento peniano, você deve ir a um cirurgião plástico especializado em cirurgia íntima masculina. Recomendamos que você verifique se seu médico faz parte da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Se você quiser optar por um espessamento não invasivo (com injeções), você também pode ir a um médico estético especializado em tratamentos íntimos. Também recomendamos que você analise os seguintes detalhes:
Durante sua primeira consulta, o cirurgião começará compilando seu histórico médico completo, para descartar possíveis contraindicações. O profissional irá perguntar sobre suas motivações e expectativas para que possa traçar o melhor tratamento e te explicar como o procedimento será realizado. Ele contará tudo sobre a preparação para a cirurgia, o pós-operatório e os resultados esperados. Ele também pode mostrar fotos de antes e depois de ex-pacientes. Não entre em pânico se ele lhe fizer perguntas explícitas sobre sua vida sexual, ele precisa conhecer todos os detalhes de sua intimidade para propor a melhor solução.
Em última análise, ele lhe dará uma cotação completa com o preço total da intervenção.
Se você decidir realizar o procedimento, seu cirurgião irá solicitar uma nova consulta, para resolver suas últimas dúvidas e preparar a intervenção.
Recomendamos que siga estas dicas para se preparar para a sua operação:
A Bioplastia peniana geralmente é realizada com uma anestesia local ou loco-regional com sedação, para que você possa ir para casa no mesmo dia da intervenção.
Normalmente, trata-se de uma intervenção breve, com duração entre 30 minutos e 1 hora. Os especialistas contam que, em um primeiro momento, o cirurgião se dedica a extrair a gordura da área doadora por meio de lipoaspiração, utilizando micro cânulas de 3 mm de diâmetro. Geralmente, a gordura é extraída de áreas como barriga, coxas ou nádegas, embora também possa vir da região supra púbica, com a vantagem de realizar um leve lifting da região íntima.
A área doadora é previamente infiltrada com uma solução tumescente, que permite que a área seja anestesiada e, ao mesmo tempo, os vasos sanguíneos estreitados para limitar a perda de sangue. As incisões são pequenas, variam entre 3 e 5 mm e não causam cicatrizes visíveis.
A gordura aspirada é tratada e filtrada (método de Coleman) por um processo de centrifugação que separa a gordura pura do sangue e do óleo. É essa mesma gordura pura que será reutilizada para engrossar o pênis.
Então, com a ajuda de micro cânulas de 2 mm, a gordura pura é injetada no eixo do pênis, aumentando assim sua circunferência. Para distribuir uniformemente a gordura e, assim, obter um resultado natural e harmonioso, o médico massageia a área enquanto injeta a gordura. Por fim, o médico costura as incisões e coloca um curativo ao redor do pênis e da área doadora.
Os especialistas da Fisioderme, explicam como é realizado o pós-operatório:
Como em todos os casos de lipolifting, o corpo tende a absorver a gordura injetada (até 30%) durante os primeiros 3 meses após o procedimento.
Portanto, não se preocupe se notar uma diminuição na espessura do seu pênis durante as primeiras semanas, pois esse é um fenômeno natural. No entanto, é importante que você saiba que os resultados podem variar de paciente para paciente. Alguns pacientes optam por realizar um retoque várias semanas depois, ou vários retoques seguidos para obter um pênis mais espesso.
Recomendamos esperar cerca de 8 semanas antes de poder julgar o resultado. A circunferência pode ganhar entre 1 e 2 cm em repouso e em ereção, e até 5 cm após vários retoques seguidos. Os resultados são naturais e harmoniosos; E as cicatrizes são invisíveis para que nenhum parceiro sexual saiba que passou por um tratamento íntimo.
Embora não haja relação entre o engrossamento peniano e o desempenho sexual, os pacientes sentem-se mais autoconfiantes, permitindo-lhes levar uma vida sexual mais prazerosa.
Existem
alternativas médicas à cirurgia, a mais solicitada é a faloplastia
com
ácido
hialurônico.
A faloplastia médica, ao contrário da faloplastia cirúrgica, é um procedimento rápido que não requer anestesia. Apenas um anestésico local com produtos tópicos é aplicado para limitar o desconforto devido às injeções. No entanto, os resultados não são definitivos. O ácido injetado é reabsorvido após 6-12 meses, por isso será necessário renovar o procedimento a cada ano. Além disso, o custo a longo prazo é maior, já que o custo médio do procedimento é de 7 mil reais e requer entre 5 e 8 seringas para obter um bom resultado.
O cirurgião ou médico estético deve usar um ácido hialurônico adequado para realizar o procedimento. As injeções de macrolane são contraindicadas, pois favorecem o aparecimento de pequenos caroços no pênis e podem induzir problemas de disfunção erétil.
O médico aplica um creme anestésico no paciente 1 hora antes do procedimento. Em seguida, realiza injeções de ácido hialurônico ao longo de toda a extensão do pênis para engrossá-lo naturalmente.
O paciente ganha instantaneamente entre 3 e 4 cm de circunferência e pode retomar a atividade normal imediatamente. É aconselhável esperar entre 2 ou 3 dias antes de retomar a atividade sexual.
Alguns
pacientes têm o desejo de aumentar o comprimento e o volume do
pênis. Nestes casos, é aconselhável recorrer a um procedimento de
faloplastia
bidimensional
que combina
as técnicas de alongamento, faloplastia
e lipopreenchimento,
técnicas de espessamento citadas
acima.
Cada procedimento cirúrgico está sujeito a vários riscos e complicações. No caso da lipopreenchimento íntimo, estão associados ao ato cirúrgico em si:
Contamos também os riscos associados às imperfeições do resultado:
Clínica Fisioderme (n.d) Harmonização Peniana [on-line]. Consulte em: https://www.fisioderme.com.br/harmonizacao-peniana-bioplastia-peniana-com-acido-hialuronico-engrossamento-peniano/ [Acessado em 10 Jul.2023]