Mamas pequenas

O que são os seios pequenos?

Diferentes seios

Diferentes seios

Cada corpo é único, encontramos seios de todas as formas e tamanhos. Algumas mulheres têm seios pequenos e outras não têm quase nenhum, isto é chamado de hipotrofia mamária. Felizmente, existem soluções cirúrgicas para dar-lhes mais forma e volume.

Normalmente os peitos pequenos são devidos à genética, não escolhemos o volume de nossos peitos. Quando a mama não existe, as razões podem ser: um defeito no desenvolvimento da glândula mamária, uma patologia, uma condição genética (como a síndrome da Polônia) ou mesmo a intoxicação do feto durante a gravidez por drogas ou produtos químicos.

As causas mais comuns de peitos pequenos são:

  • Problemas hormonais
  • A passagem do tempo
  • Genética

As diferentes formas de hipotrofia mamária

Formas de mamas

Formas de mamas

Os seios hipotróficos não são de forma alguma perigosos à saúde e não apresentam problemas físicos ou funcionais, embora possam ser uma fonte de complexos e/ou baixa autoestima.

Fazemos distinção entre duas formas da condição:

  • Hipoplasia ou hipotrofia moderada a severa: a glândula mamária é muito pequena, o desenvolvimento mamário é fraco e o tamanho dos seios é muito pequeno para a morfologia da mulher.
  • Agenesia (também chamada aplasia): ausência de desenvolvimento da glândula mamária, dos seios e às vezes do próprio mamilo.

Os tratamentos

Aumento de seio

Aumento de seio

Aumento de seios com próteses: esta é a cirurgia estética mais comumente realizada: o objetivo deste procedimento é acrescentar volume às mamas por meio de implantes mamários. Existem diferentes tipos de implantes, e a forma e textura podem variar de acordo com o gosto de cada paciente. Durante a primeira consulta com o cirurgião, ele lhe apresentará as diferentes opções de próteses e técnicas de operação. Atualmente, existem próteses que estão na frente do músculo, atrás do músculo ou em um plano duplo. A operação é realizada sob anestesia geral e geralmente requer pelo menos uma noite no hospital. A operação em si leva cerca de uma hora.

Após 3 meses, o resultado final pode ser visto. Os resultados são estáveis e as próteses são trocadas a cada 15 anos, se necessário.

Aumento de mama por lipofilling:  o aumento dos seios também pode ser realizado por lipofilling, ou seja, aumentando o volume das mamas com a própria gordura do paciente.

A operação consiste em extrair gordura de uma parte do corpo (barriga, nádegas, coxas...) que será tratada e refinada para ser reinjetada no peito; é uma operação que refina a silhueta e aumenta o volume dos seios. Esta operação é realizada em regime ambulatorial sob anestesia geral, o cirurgião injeta a gordura extraída do corpo nas mamas através de incisões finas e de uma cânula. As incisões são fechadas com fios absorvíveis. O resultado é definitivo, mas o lipofilling mamário não permite que se ganhe muito volume. Pode levar entre 3 e 6 meses para ver o resultado final.

É possível combinar as duas operações: mamoplastia de aumento por prótese + lipofilling mamário, esta operação é chamada de mamoplastia de aumento composta. Além dos implantes, é realizada uma transferência de gordura para esconder o máximo possível os implantes mamários e para ter um resultado natural, esta operação permite que a pele das mamas seja mais flexível.

Bibliografia

Eva D 28 février 2020 and Dr Picovski 1 mars 2020 (2024) Tout savoir sur l’hypotrophie mammaire et sa prise en charge - dr picovski, Dr David Picovski. Available at: https://docteur-picovski.com/i... (Accessed: 06 June 2024).

Hypotrophie mammaire : Comment donner volume et Galbe à Votre Poitrine ? (no date) crpce. Available at: https://www.crpce.com/corps/poitrine... (Accessed: 06 June 2024). 

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."