Cada corpo é único, encontramos seios de todas as formas e tamanhos. Algumas mulheres têm seios pequenos e outras não têm quase nenhum, isto é chamado de hipotrofia mamária. Felizmente, existem soluções cirúrgicas para dar-lhes mais forma e volume.
Normalmente os peitos pequenos são devidos à genética, não escolhemos o volume de nossos peitos. Quando a mama não existe, as razões podem ser: um defeito no desenvolvimento da glândula mamária, uma patologia, uma condição genética (como a síndrome da Polônia) ou mesmo a intoxicação do feto durante a gravidez por drogas ou produtos químicos.
As causas mais comuns de peitos pequenos são:
Os seios hipotróficos não são de forma alguma perigosos à saúde e não apresentam problemas físicos ou funcionais, embora possam ser uma fonte de complexos e/ou baixa autoestima.
Fazemos distinção entre duas formas da condição:
Aumento de seios com próteses: esta é a cirurgia estética mais comumente realizada: o objetivo deste procedimento é acrescentar volume às mamas por meio de implantes mamários. Existem diferentes tipos de implantes, e a forma e textura podem variar de acordo com o gosto de cada paciente. Durante a primeira consulta com o cirurgião, ele lhe apresentará as diferentes opções de próteses e técnicas de operação. Atualmente, existem próteses que estão na frente do músculo, atrás do músculo ou em um plano duplo. A operação é realizada sob anestesia geral e geralmente requer pelo menos uma noite no hospital. A operação em si leva cerca de uma hora.
Após 3 meses, o resultado final pode ser visto. Os resultados são estáveis e as próteses são trocadas a cada 15 anos, se necessário.
Aumento de mama por lipofilling: o aumento dos seios também pode ser realizado por lipofilling, ou seja, aumentando o volume das mamas com a própria gordura do paciente.
A operação consiste em extrair gordura de uma parte do corpo (barriga, nádegas, coxas...) que será tratada e refinada para ser reinjetada no peito; é uma operação que refina a silhueta e aumenta o volume dos seios. Esta operação é realizada em regime ambulatorial sob anestesia geral, o cirurgião injeta a gordura extraída do corpo nas mamas através de incisões finas e de uma cânula. As incisões são fechadas com fios absorvíveis. O resultado é definitivo, mas o lipofilling mamário não permite que se ganhe muito volume. Pode levar entre 3 e 6 meses para ver o resultado final.
É possível combinar as duas operações: mamoplastia de aumento por prótese + lipofilling mamário, esta operação é chamada de mamoplastia de aumento composta. Além dos implantes, é realizada uma transferência de gordura para esconder o máximo possível os implantes mamários e para ter um resultado natural, esta operação permite que a pele das mamas seja mais flexível.
Eva D 28 février 2020 and Dr Picovski 1 mars 2020 (2024) Tout savoir sur l’hypotrophie mammaire et sa prise en charge - dr picovski, Dr David Picovski. Available at: https://docteur-picovski.com/i... (Accessed: 06 June 2024).
Hypotrophie mammaire : Comment donner volume et Galbe à Votre Poitrine ? (no date) crpce. Available at: https://www.crpce.com/corps/poitrine... (Accessed: 06 June 2024).