Rosto redondo

O que é um rosto redondo?

Um rosto fino e definido é considerado um símbolo de beleza e elegância, e é por isso que muitas pessoas que nasceram com um rosto redondo e cheio sonham em poder mudar suas características e finalmente ter a aparência que sempre quiseram. Já na década de 1930, a famosa (e linda) Marlene Dietrich foi considerada como tendo removido seus dentes frontais a fim de obter maçãs do rosto mais altas e um rosto perfeitamente moldado. Felizmente, a medicina estética não é mais a mesma da primeira metade do século 20, os tratamentos de hoje melhoraram significativamente em comparação com os dias da diva Blue Angel.

A estrutura do rosto

Estruturas de faces

De acordo com os cânones estéticos clássicos ocidentais, a face perfeita é oval e ligeiramente em forma de V, com todos os seus elementos proporcionais e à distância certa: o espaço entre as duas pupilas deve corresponder a cerca da metade da largura total da face, enquanto os olhos e lábios devem estar a uma distância igual a um terço do comprimento da face.

As bochechas não devem estar muito cheias, as maçãs do rosto devem estar altas e pronunciadas, enquanto os lábios devem estar cheios. Cada um desses elementos pode ser facilmente aperfeiçoado por um cirurgião, seja recorrendo a procedimentos específicos (como a quiloplastia, por exemplo) ou menos invasivos, como as cargas reabsorvíveis. Mas há algo que possa ser feito quando estamos infelizes com a forma geral do nosso rosto? A resposta, felizmente, é sim.

Todos têm uma forma de rosto diferente, que pode ser melhorada ou alterada por tratamentos específicos. Antes de começarmos a ver quais são esses tratamentos, vamos entender quais são as diferentes formas de rosto:

  • Oval: todos os elementos e volumes são regulares.
  • Diamante: contorno oval, mas com um formato em V e maçãs do rosto mais pronunciado.
  • Coração ou triângulo invertido: queixo pontiagudo e maçãs do rosto definidas.
  • Triangular: testa estreita, maçãs do rosto pequenas e queixo pronunciado (o oposto da forma do coração).
  • Quadrado: mandíbula larga e pronunciada, tanto as maçãs do rosto quanto a mandíbula são pronunciadas.
  • Retangular ou alongado: desenvolve-se principalmente em comprimento (queixo proeminente e testa alta).
  • Redondo: altura e largura são quase equivalentes, desenhando um círculo sem ângulos e com as bochechas cheias.

O rosto e a adiposidade

Rostos

Quando você coloca alguns quilos a mais, nenhuma parte do corpo é poupada, nem mesmo o rosto. Mesmo aqui, a pequena adiposidade localizada pode acumular e até mesmo esconder algumas características faciais, tornando sua forma praticamente indistinguível.

As áreas do rosto que mais sofrem com este problema são sem dúvida as bochechas e o queixo (onde se forma o chamado queixo duplo). Aqueles que querem destacar os volumes do rosto escondidos pelo excesso de gordura estão em certa vantagem sobre aqueles que querem mudar drasticamente sua forma geral, pois simplesmente terão que se preocupar em encontrar o tratamento mais adequado para remover a gordura subcutânea. E nestes casos, as opções são realmente muitas:

  • Coolsculpting: este é um dispositivo que congela e remove a gordura subcutânea. Com freqüência, 2 sessões (30 a 60 minutos) são suficientes para reduzir o excesso de gordura em cerca de 20%. É não invasivo, não requer hospitalização e os resultados são visíveis em 3 a 4 meses.
  • Radiofrequência: ao contrário do anterior, aqui é o calor que destrói as células adiposas do tecido. Os resultados são graduais e visíveis após cerca de 5 sessões semanais. É não invasivo e você pode voltar imediatamente às suas atividades normais.
  • BodyTite: é um tipo de lipoaspiração que usa a ação da radiofreqüência para remover a gordura e tonificar a pele ao mesmo tempo. É menos invasiva que a lipoaspiração normal e é particularmente adequada para aqueles com pouca elasticidade da pele. Ela requer 3 a 5 dias de recuperação pós-operatória.
  • Smart Lipo: é um tipo de lipoaspiração que utiliza energia laser para ser menos invasiva e para aquecer o tecido gorduroso antes de aspirá-lo (uma etapa que também ajuda na produção de colágeno). Por ser um procedimento cirúrgico, são necessários de 3 a 5 dias de descanso.
  • Lipoaspiração: o cirurgião faz pequenas incisões nas áreas a serem tratadas para criar um acesso onde as microcânulas sugam o excesso de gordura. Os resultados finais são visíveis entre 3 e 6 meses após a cirurgia, o paciente deve descansar por 2 semanas, dependendo do tipo de intervenção.

Bibliografia

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."