7 dicas para a recuperação da rinoplastia
O pós-operatório é uma das fases mais importantes da rinoplastia. É preciso seguir corretamente todas as orientações passadas pelo especialista para ter uma recuperação segura e conseguir os melhores resultados possíveis.
A rinoplastia, ou plástica do nariz, é uma das intervenções mais frequentes e populares realizadas na cirurgia estética, sendo importante diferenciar o termo rinoplastia, que contempla a modificação estética do nariz, e rinoseptoplastia, que implica em uma correção estética e funcional. É a cirurgia abrangente e completa do nariz, alcançando um bom resultado estético e funcional. A cirurgia consiste basicamente em remodelar o osso nasal e as estruturas cartilaginosas para obter uma nova forma que melhore aquela tão esperada harmonia facial, reduzindo ou aumentando o tamanho do nariz, alterando a forma da ponta ou do dorso, removendo a giba nasal, estreitar as narinas ou mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior; bem como corrigir problemas congênitos,
Para lhe ajudar neste sentido, preparamos este artigo com 7 conselhos que tornarão o seu pós-operatório mais tranquilo. Confira!
1) Mantenha repouso
Nos 7 primeiros dias de recuperação da rinoplastia é importante manter repouso absoluto. Não realize atividades que aumentem a pressão sanguínea e não carregue peso por 3 semanas para evitar sangramentos.
Embora pareça um truísmo, é muito importante ir às consultas pós-operatórias com o cirurgião, pois o pós-operatório não consiste apenas na retirada da tala ou dos pontos, mas há um trabalho posterior que varia muito entre pacientes.
Nessas consultas, o cirurgião estabelece a necessidade de massagear ou aplicar emplastros em áreas especiais para melhorar a definição do nariz.
2) Mantenha a cabeça elevada
Esteja com a cabeça levantada o máximo de tempo possível. Para dormir, é indicado o uso de 2 travesseiros nas 2 primeiras semanas.
Com este simples gesto, o processo de reabsorção do edema (líquido nos tecidos) é alcançado mais rapidamente, ou seja, o paciente apresentará inflamação por apenas alguns dias.
3) Cuidado ao espirrar
Conter o espirro é praticamente impossível, mas tente espirrar pela boca para que os pontos não se abram e não cause sangramentos. Também evite assoar o nariz e cuide para não pressioná-lo. Ao lavar o rosto, prefira água fria para não aumentar o inchaço e não esfregue o nariz.
Durante o primeiro mês da recuperação da rinoplastia é recomendado é realizar lavagens com soro a cada 2 horas, removendo aos poucos as crostas que irão formando.
4) Evite a multidão
Estando em locais movimentados e com grande concentração de pessoas você estará sujeito a levar um golpe acidental que poderá lesionar o osso do nariz.
5) Não tome sol
Evite a exposição solar por pelo menos 2 semanas depois da rinoplastia ou enquanto estiver com hematomas.
A não exposição ao sol é recomendada até que os hematomas desapareçam , caso contrário o paciente corre o risco de pigmentar a pele na área machucada. Aplicar um creme protetor solar será suficiente para resolver o problema.
6) Tome os remédios indicados pelo cirurgião
Normalmente, os médicos receitam medicamentos para aliviar a dor e anti-inflamatórios que devem ser tomados conforme indicação. Não deixe de comunicar o cirurgião se você faz uso de determinado remédio regularmente, pois existem alguns que são anticoagulantes.
7) Tenha paciência
Tenha calma e não se preocupe com os inchaços, porque eles costumam diminuir depois de 6 semanas. O resultado final da rinoplastia ou da rinoseptoplastia pode ser visto a partir do 6º mês ou dentro de 1 ano, quando o nariz estará completamente cicatrizado.
Você também deve evitar atividades que exijam contato ou esforço físico e, muito importante para o pós-operatório de rinoplastia: não assoar o nariz! E se tiver que espirrar, faça-o de boca aberta. Além disso, é aconselhável, na medida do possível, falar o mínimo possível e não gesticular com o rosto , tentar não rir ou chorar, gestos que podem causar problemas de cura. Estas recomendações devem ser mantidas durante os primeiros 10 dias.
Nos primeiros dias, podem aparecer hematomas no rosto , que aumentarão durante os primeiros dois ou três dias. Você também pode ter pequenas hemorragias, dores de cabeça e notar um nariz entupido . Esses efeitos colaterais não são preocupantes e desaparecerão com o passar dos dias.
Os tampões que costumavam ser colocados nas narinas após a operação são cada vez menos usados devido às técnicas minimamente invasivas que realizamos. Se necessário, eles seriam removidos nas primeiras 24 horas. A tala em si deve permanecer cerca de 6-7 dias.
Quanto à higiene diária , pode tomar banho como habitualmente, mas procurando não molhar a zona à volta do nariz . Lembre-se que a área operada deve permanecer o mais seca possível. Melhor se ao lavar o rosto o fizer com água fria e sem molhar a zona intervencionada.
Se você usa óculos ou lentes de contato , seu médico lhe dirá quando você pode usá-los novamente. Normalmente as lentes de contato podem ser usadas novamente três dias após a operação e os óculos após três semanas, aproximadamente.
Não fumar
Em uma rinoplastia e em qualquer outra cirurgia, não fumar no peri operatório da cirurgia é muito importante, pois o tabaco dificulta a cicatrização.
Dieta
A sensação de enjoo é comum durante as primeiras 24 horas após a rinoplastia devido à anestesia e para evitar esses desconfortos, recomenda-se seguir uma dieta líquida.
Quer conhecer experiências reais de pessoas que fizeram a rinoplastia? Clique aqui e saiba todos os detalhes de como foi a fase de pós-operatório da cirurgia plástica. Aproveite também para contar a sua história e por que você quer realizar a intervenção.