6 principais dúvidas sobre a rinoplastia

6 principais dúvidas sobre a rinoplastia
Profissional de cirurgia plástica que trabalha na região de São Paulo: Dr. André Augusto Fortunato, CRM-SP 139482 / RQE 61314,
Criação: 27 ago 2018 · Atualização: 10 ago 2021

Doutor André Fortunato (CRM-SP 139482 / RQE 61314) é cirurgião plástico e tirou as principais dúvidas de pacientes que desejam realizar o procedimento de rinoplastia.

  1. Doutor, existe algum tipo de nariz ideal?"Não existe um nariz ideal, e sim o nariz mais harmônico e natural, com traços adequados ao rosto de cada pessoa. O cirurgião plástico deve buscar o nariz ideal para cada paciente, baseando-se no estudo das proporções da face, de características individuais e nas vontades de cada um."
  2. Quais são os cuidados necessário antes e depois de realizar o procedimento de rinoplastia?"Antes da cirurgia o paciente deve passar por consultas, realizar os exames pré operatórios e ter a certeza que deseja realizar o procedimento. Alguns medicamentos costumam ser suspensos, como por exemplo a Aspirina e alguns remédios para emagrecer, por isso é importante que seu médico seja informado se você faz uso de alguma medicação. Além disso, é aconselhado parar de fumar e evitar abuso de bebidas alcoólicas. É necessário que se mantenha uma alimentação saúdavel desde antes da cirurgia, para que o seu corpo esteja preparado para ter uma boa recuperação. Após a rinoplastia o paciente deve ter muito cuidado com o curativo, realizar limpezas das narinas ao longo do dia, utilizar os medicamentos que seu médico receitar, evitar esforços e exposição solar, e não utilizar óculos pelo período que seu cirurgião orientar."
  3. Quando se realiza uma rinoplastia aberta ou fechada?"A escolha do acesso na rinoplastia deve ficar a critério do cirurgião, que optará pela técnica em que ele tenha mais experiência para alcançar o resultado desejado pelo paciente. Eu, particularmente, opto na maioria dos casos pelo acesso aberto, para realização da rinoplastia estruturada, que possibilita a correção estética e funcional do nariz. Independente da técnica utilizada, é possível atingir bons resultados."
  4. Que tipo de anestesia se utiliza? "A rinoplastia pode ser realizada com anestesia geral ou local com sedação. A escolha é feita dependendo de cada caso e do tempo cirúrgico programado."
  5. É necessário ter uma idade mínima para realizar o procedimento?"Não existe uma idade mínima exata para a realização da rinoplastia. É necessário que o paciente apresente um crescimento facial completo e tenha maturidade emocional para realizar o procedimento. Assim, é mais comum a realização da cirurgia após os 16 anos."
  6. E quanto tempo leva para ver os resultados? "O resultado final de uma rinoplastia ocorre, em geral, cerca de 12 meses após sua realização, porém é possível ver mudanças muito antes. Neste período o resultado vai melhorando gradativamente, devido ao inchaço que vai reduzindo principalmente após o primeiro mês da rinoplastia. Mudanças no dorso nasal são notadas muitas vezes logo de início, após a retirada do curativo nas primeiras semanas. No entanto a ponta nasal tem um resultado mais tardio, apresentando maior definição após 6 meses da cirurgia. Mas sempre é bom lembrar que esta evolução até o resultado final varia para cada paciente, pois depende da técnica utilizada pelo cirurgião, do tipo de pele do paciente, da sua cicatrização e também dos seus cuidados."

Procurem sempre um profissional qualificado, que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para qualquer tipo de procedimento que realize.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dra. Júnia Lira
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.