Um nariz grande é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas consultam um cirurgião plástico.
Dependendo da fisionomia de uma pessoa, um nariz grande pode não estar em perfeita harmonia com o resto do rosto. Obviamente, estas são considerações muito subjetivas e pessoais: o que pode ser uma fonte de orgulho para uma pessoa pode ser um complexo para outra.
Um nariz grande, percebido como "muito longo" ou talvez "muito largo", pode ser devido à forma dos ossos nasais, ou à área cartilaginosa debaixo deles, ou, mais frequentemente, pode ser devido a uma combinação de ambos.
Há tantos narizes quanto pessoas, mas se quiséssemos resumi-los em poucas categorias, poderíamos encontrar 7 tipos principais:
A rinoplastia é uma cirurgia plástica facial que muda a aparência do nariz e suas proporções. É possível intervir em vários aspectos, por exemplo, podemos reduzir o tamanho do nariz quando ele é muito grande, estreitar as narinas, endireitar o septo, modificar os ângulos entre o nariz e a boca, ou os ângulos entre o nariz e a testa.
A remodelação do nariz ocorre através da cartilagem e do esqueleto ósseo. Há dois tipos de cirurgia: rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada (ou técnicas abertas e fechadas). Na rinoplastia aberta, as incisões são feitas na columela e vão para dentro das narinas, depois a pele é levantada. Este método proporciona uma grande precisão e é o mais comumente utilizado. Em rinoplastia fechada, as incisões são feitas dentro do nariz. Em ambos os casos, a operação leva cerca de 1 a 1,5 horas, a hospitalização dura de 1 a 2 dias e o tempo de recuperação é de 15 dias. Levará um ano para ver gradualmente os resultados finais, mas 3 meses após a operação, você terá uma idéia do efeito final.
Outros tratamentos para modificar o nariz são: