Os olhos inchados são mais comuns do que muitas pessoas imaginam. Não só é desconfortável, mas pode até ser doloroso nos piores casos. Os sinais desta condição são uma pálpebra inchada, uma conjuntiva inchada ou um olho vermelho e aguado.
Muitas vezes, olhos inchados também são acompanhados de desconforto, como queimaduras, prurido ou bolsas sob os olhos.
Uma das principais causas de olhos inchados é o envelhecimento. A pele sob os olhos é muito fina, o que exacerba as mudanças que ocorrem no corpo à medida que você envelhece.
Com o tempo, os tecidos das pálpebras podem enfraquecer. Isto pode fazer com que a gordura da pálpebra superior se quebre e seja depositada na pálpebra inferior.
À medida que você envelhece, o líquido também pode se acumular mais em sua pálpebra inferior. A acumulação de fluidos é chamada edema. A pele fina ao redor da pálpebra pode tornar o acúmulo de líquido muito pronunciado, resultando em olhos inchados.
Você pode notar que seus olhos parecem mais inchados quando você acorda pela manhã. Isto pode ser o resultado de edema. Quando acordamos e começamos a piscar, você pode notar como os olhos parecem menos inchados.
Além do envelhecimento, existem outras razões para os olhos inchados, como por exemplo:
Há vários métodos que podem proporcionar alívio a curto prazo para os olhos inchados. Experimente um desses remédios caseiros para acalmar seus olhos após uma longa noite, uma refeição salgada ou um ataque de choro:
Os olhos inchados podem ser notados à medida que você envelhece ou por uma série de razões temporárias, como falta de sono, dieta pobre ou alergias sazonais. Demonstrou-se que mudanças positivas no estilo de vida contribuem para uma visão saudável e sem inflamações.
Se você sofre de uma condição crônica, consulte seu médico sobre as opções de tratamento, como a cirurgia plástica.
O rejuvenescimento a laser é um método relativamente novo, minimamente invasivo, de remoção de bolsas para os olhos. Este procedimento pode ser usado para corrigir bolsas de olhos levemente inchados onde se acumulou tecido gorduroso, formando pequenas almofadas.
O rejuvenescimento da pele é realizado como um procedimento ambulatorial sob anestesia local. O cirurgião plástico utiliza um laser para remover o fluido linfático e depósitos de gordura das bolsas oculares, fazendo com que os feixes de luz laser vaporizem o excesso de pele no interior da pálpebra inferior. Este procedimento tem a vantagem de não causar cicatrizes. O efeito de aperto da pele é alcançado porque o tratamento a laser é baseado na estimulação da formação de colágeno.
Este procedimento, também conhecido como cirurgia de plasma ou blefaroplastia não-ablativa, remove a gordura das pálpebras sem cirurgia. O procedimento envolve primeiro a aplicação de um creme anestésico e depois o uso de um tipo especial de laser (laser de plasma ou Plexr) que tem o poder de criar micro lesões no tecido da pele da área afetada. Esta ação estimula a regeneração celular, o que leva a um aumento na produção de colágeno, que por sua vez aumenta a elasticidade da pele e permite um melhor suporte e retenção de tecido gorduroso. O procedimento é minimamente invasivo, leva de 50 a 60 minutos e pode ser repetido após cerca de 40 dias. No pós-operatório há um inchaço visível que pode diminuir em 2 a 3 dias. A aplicação de um creme antibiótico é geralmente recomendada para prevenir infecções, assim como a proteção completa da área afetada da luz solar por cerca de 6 meses.
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que remove ou reposiciona tanto a pele quanto o excesso de gordura das pálpebras para restaurar a harmonia natural da área periorbital. O procedimento pode ser realizado tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores, ou mesmo em ambas ao mesmo tempo. O procedimento é realizado sob anestesia local. Na blefaroplastia superior, uma incisão é feita ao longo do vinco do olho, e na blefaroplastia inferior, uma incisão é feita a alguns milímetros da margem da ciliar. Através da incisão, o especialista remove o excesso de gordura ou a reposiciona, dependendo das necessidades do caso. Uma vez concluída a operação, a incisão é suturada e os pontos são retirados após 4 a 6 dias. A cicatriz se torna menos visível com o tempo.
Augenlidkorrektur: Lidkorrektur - DGÄPC patientenratgeber (2024) DGÄPC. Available at: https://www.dgaepc.de/aestheti... (Accessed: 06 June 2024).
Silver, N. (2023a)How to get rid of Puffy eyes, Healthline. Available at: https://www.healthline.com/hea... (Accessed: 06 June 2024).