Cinco dicas para não errar na rinoplastia

Cinco dicas para não errar na rinoplastia
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 11 mai 2015 · Atualização: 16 jul 2019
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Qualquer cirurgia ou tratamento estético facial exige cuidados redobrados, já que os resultados são claramente visíveis. Um dos procedimentos que mais influenciam na harmonia do rosto é a rinoplastia e a sua complexidade está em atender as expectativas dos pacientes dentro das reais possibilidades.

Cada pessoa tem suas características faciais próprias, por isso a rinoplastia é estudada e realizada de forma personalizada. É comum que muitos pacientes cheguem à consulta já com uma referência, dizendo que querem ficar com o nariz igual ao de outra pessoa. Para não cometer esses outros enganos antes de se submeter a uma rinoplastia, confira nossas dicas.

1) Escolha um cirurgião especializado

Optar por um profissional especializado em rinoplastia e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é fundamental para que você tenha resultados satisfatórios. Ele estará preparado para avaliar a sua necessidade e utilizar as técnicas mais adequadas para o seu caso. Com isso, você evita resultados indesejados, problemas na cicatrização, deformidades irreversíveis e problemas funcionais.

2) O aspecto deve ser natural

A diminuição, o aumento ou a remodelagem do nariz deve ser feita considerando o rosto como um todo para que o aspecto seja natural. O profissional deve estudar a fisionomia do paciente para proporcionar o melhor resultado estético possível, desde um ponto de vista global.

flickr-fensterbme.jpg

3) Não espere a perfeição

A estrutura do nariz do paciente e a sua morfologia influenciam na rinoplastia. É preciso respeitar as características de cada pessoa e não forçar resultados "perfeitos". Tenha em conta que o cirurgião deve ser capaz de modelar a estrutura óssea e a cartilagem do nariz respeitando os limites, já que movimentos excessivos podem lesionar e deformar o nariz.

4) Não escolha o nariz de outra pessoa

O nariz que esteticamente é ideal em uma pessoa pode resultar estranho no seu rosto. Por isso, não crie expectativas de ficar com o nariz igual ao de alguém que você acha bonito. Você pode até se basear em alguns detalhes como: diminuir o dorso, ou elevar a ponta do nariz, mas, consultando um especialista em rinoplastia, você entenderá que o nariz ideal para você é o que melhor se adapta a sua fisionomia.

5) Tenha paciência

O processo de recuperação de uma rinoplastia costuma durar de seis meses a um ano. Alguns resultados você poderá observar imediatamente, mas durante o pós-operatório o nariz continua mudando. É preciso esperar a cicatrização completa para visualizar os resultados reais da cirurgia e então avaliar a sua satisfação com o aspecto final.

Se você pensa em realizar a cirurgia ou se já se submeteu a uma rinoplastia, conte sua experiência publicando um comentário.

Foto: por fensterbme (Flickr).

Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dra. Patrícia Lombardi
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.