Tenha um rosto simétrico com a perfiloplastia
Você acha que não há harmonia entre seu queixo e nariz? Que um é grande demais se comparado ao outro? Que tal realizar um procedimento que propicie uma perfeita simetria de seu rosto através de uma cirurgia estética que associe a mentoplastia (cirurgia de queixo) e a rinoplastia (cirurgia de nariz)?
Esse procedimento existe e tem o nome de perfiloplastia, que visa justamente proporcionar à pessoa o equilíbrio facial tão desejado. Isso porque nem sempre diminuir um ou aumentar outro garante a harmonia. Desse modo, a perfiloplastia promove o perfeito equilíbrio.
É bastante comum que os pacientes não associem a possibilidade de melhorar a harmonia de sua face com a combinação de vários procedimentos, mas pensem que podem conseguir mudanças substanciais com uma única cirurgia. Os pacientes não associam o avanço do queixo à melhora da flacidez do pescoço ou da lipoestrutura como complemento perfeito para obter bons resultados no lifting facial. Por essas razões, as cirurgias maxilofaciais e plásticas são tão boas aliadas.
Entenda como é realizada a perfiloplastia
A perfiloplastia é a união das cirurgias de queixo com a de nariz e uma das vantagem é que isso evita que o paciente passe por dois procedimentos separados, o que exige recuperação em tempo dobrado.
A mentoplastia é realizada com o implante de uma prótese de silicone ou polietileno na ponta do queixo, preenchimentos, enxertos de gordura ou mesmo feita a remodelação óssea. A cirurgia não deixa cicatriz, uma vez, normalmente, é realizada de maneira interna através dos lábios inferiores. Além disso, a prótese (se essa for a escolha) pode ser removida.
A rinoplastia, dependendo da situação, é realizada para aumentar, diminuir ou remodelar o nariz para que haja mais equilíbrio com o queixo e melhore a harmonia do rosto. Usualmente, a rinoplastia também ocorre de maneira interna, mas a técnica pode mudar de acordo com o caso de cada paciente. A cirurgia dura em torno de cinco horas e se faz necessária a permanência do paciente por pelo menos um dia na clínica antes de retornar para casa.
Meu rosto vai mudar completamente?
Atualmente, ainda persiste a crença de que, se fizermos esses retoques faciais, podemos não nos reconhecer ao olhar no espelho. Em vez disso, as pessoas não têm medo de cirurgias de contorno corporal.
No entanto, esse pensamento está longe da realidade, já que os retoques que são feitos no rosto são mais sutis e menos perceptíveis do que os do contorno corporal.
Nesse sentido, a cirurgia do nariz é uma das mais requisitadas, pois permite mostrar um nariz em plena harmonia com o restante das proporções e sem que se perceba que foi operado (quando a cirurgia é realizada corretamente ).
As pessoas tendem a generalizar pensando que uma "operação facial" muda a identidade do paciente. Isso acontece porque as "faces operadas" são assimiladas às faces mal operadas. Quando a cirurgia é realizada corretamente, nem mesmo alguém muito próximo ao paciente saberia determinar exatamente qual procedimento foi realizado, mas simplesmente percebe-se uma melhora geral na harmonia facial e, portanto, na beleza.
Normalmente, o paciente que solicita uma rinoplastia precisará acompanhá-la com uma mentoplastia ou lipoaspiração na região submentoniana. Para obter os melhores resultados, é fundamental discutir honestamente nossas expectativas com um especialista e deixar-nos aconselhar por um profissional.
Dependendo do seu caso, o especialista escolherá as técnicas de rinoplastia adequadas para que fique em harmonia com o seu rosto. Alguns dos mais usados são:
- Correção do nariz: Quando a raiz ou a cartilagem subjacente apresentam deformações como saliências ou depressões, esta técnica é utilizada. Consiste em rebaixar áreas para eliminar imperfeições ou adicionar volume em determinadas áreas usando a mesma cartilagem. Assim ficará bem mais reto.
- Endireitamento da raiz: Se o nariz estiver torto para um lado, o cirurgião removerá algum osso ou cartilagem. Posteriormente, será fixado na posição correta por meio de talas até cicatrizar.
- Redução e rotação da ponta: Se o nariz não estiver bem definido, pode ser devido à má rotação da ponta. Para melhorar isso, o especialista a ajusta para cima ou para baixo por meio de cartilagem, fazendo com que pareça muito fina ou grossa dependendo do caso.
Como é o pré-operatório?
A realização perfiloplastia requer a realização de exames clínicos e laboratoriais a pedido do cirurgião responsável. Além disso, o médico necessita ser informado de qualquer anormalidade e também sobre o uso de remédios por parte do paciente. Já fumantes que desejam fazer a perfiloplastia precisam parar de fumar por pelo menos um mês antes (e um mês depois) do procedimento.
Após a intervenção da perfiloplastia , o paciente vai para casa com o nariz entupido (o único incômodo da rinoplastia), um esparadrapo no nariz novo e uma fita adesiva no queixo. A tala são mantidos por uma semana e, depois disso, o paciente pode retornar à sua vida social e laboral normal com moderação.
O nariz fica apresentável entre 15 dias e 1 mês, embora continue a esvaziar por um ano ou mais. Neste momento está se tornando cada vez mais delineando e aumentando sua beleza. O queixo fica pronto em no máximo 3 meses. O implante de silicone permanecerá embutido no osso do queixo, formando um corpo único e para sempre.
A recuperação da perfiloplastia
A cirurgia requer pelo menos uma semana de repouso após ser realizada e a recuperação completa leva em torno de seis meses. Desse modo, é normal sentir certos incômodos e dores nesse período, mas que podem ser amenizados com o uso de medicamentos recomendados pelo médico.
Vale lembrar que, assim como qualquer outra cirurgia, a perfiloplastia pode gerar algum tipo de complicação, como inflamação, por exemplo. Por isso, é importante realizar a intervenção com um cirurgião plástico qualificado.