7 maneiras de retocar o nariz sem passar por cirurgia plástica
O nariz é uma zona do rosto que pode nos causar grandes desgostos se não estamos satisfeitos com ele. Influencia de maneira direta na morfologia de nossa face e pode ser fonte de inúmeros complexos. Enquanto podemos dissimular outros problemas estéticos, com o nariz questão é um pouco mais complicada.
Na realidade, não existe um nariz perfeito, mas, sim, um rosto que combina melhor com um tipo ou outro. Um nariz empinado, por exemplo, pode ficar perfeito esteticamente em algumas faces, enquanto pode significar um desastre em outras.
Quando se trata de remodelar o nariz, é preciso deixar de lado a ideia de se apresentar ao cirurgião e pedir o nariz igual ao de um determinado famoso. Isso porque os resultados podem não ser os esperados. O melhor a se fazer é contar o problema que se tem com a zona e deixar que o especialista aconselhe sobre a forma mais adequada de tratar caso, o que normalmente ocorre depois de uma avaliação da situação.
Entretanto, quando se trata de retocar o nariz, muitas vezes, não existe a necessidade de se passar por uma rinoplastia. Isso porque na atualidade existem diversos tratamentos que são muito menos invasivos e oferecem ótimos resultados.
Ácido hialurônico, o aliado do seu nariz
Se trata de uma substância que, de maneira natural, está presente em numerosos tecidos e órgãos do nosso corpo. A ciência conseguiu o sintetizar e encontrar no ácido hialurônico um grande aliado para resolver uma considerável quantidade de problemas estéticos, como desde os famosos pés de galinha, ao aumento do volume dos lábios, ou das maçãs do rosto.
O ácido hialurônico também é usado para a remodelação do nariz. Com apenas algumas aplicações, o aspecto dessa parte da face pode mudar de forma significativa. O melhor de tudo é que não existe a necessidade de se passar por uma cirurgia, o que permite que o paciente retorne imediatamente às suas atividades cotidianas. Não há um período exigido de recuperação.
Os resultados não são definitivos, mas se mantêm em média 1 ano. Isso faz com que o paciente fique pendente de retoques e novas aplicações quando necessário. Por meio do ácido hialurônico é possível a realização de diversos retoques, como:
- 1) Nariz torno ou desviado: o que se faz em casos assim é tratar do dorso nasal com o ácido hialurônico, de modo que se adquira um aspecto mais reto, o que é obtido através de uma única sessão.
- 2) Nariz caído e elevação na ponta nasal: ambos os problemas podem ser solucionados em uma única sessão e resultados naturais. Para a remodelação e a elevação, além do ácido hialurônico, também é utilizada uma dose mínima de toxina botulínica, o botox.
- 3) Nariz largo: quando o nariz é largo, normalmente as fossas nasais são notadas com mais facilidade. O tratamento com ácido hialurônico eleva o dorso nasal, e a distensão de pele produzida causa um efeito de estreitamento. Com isso, os poros se alisam e se reduzem.
- 4) Nariz pontudo e empinado: há pessoas que têm um nariz muito empinado de maneira natural, mas é comum que esse efeito também se produza depois de se passar por uma rinoplastia. Para dissimular as proeminências das cartilagens alares, ou reduzir o volume, se pode aplicar o ácido hialurônico na zona e se conseguir um efeito bastante natural.
- 5) Nariz com osso nasal proeminente: esse é um dos problemas mais habituais e que consiste na presença de ossos salientes que alteram o perfil do nariz. O que se faz em casos assim é introduzir o ácido hialurônico nas zonas com menos volume para que se obtenha um perfil liso e contínuo. Dessa forma, se evita a necessidade de o paciente passar por uma cirurgia para a correção do excesso de ossos.
- 6) Frente proeminente e ângulo naso-frontal: em algumas situações, o problema não está necessariamente no nariz, mas na presença de um oco grande de transição entre o nariz e a frente. O que se pode fazer em casos assim é aplicar o ácido hialurônico para que o ângulo seja suavizado e melhorado.
- 7) Nariz achatado ou sub-projetado: pessoas que sofrem com o nariz achatado podem fazer uso do ácido hialurônico para aumentar o volume da raiz nasal e melhorar o perfil.
Como é realizado o tratamento com ácido hialurônico?
Por muito grave que seja o problema, o normal que possa ser solucionado em apenas uma aplicação de ácido hialurônico. O procedimento demora, em média, entre 20 e 30 minutos.
O ácido hialurônico é aplicado por meio de microinfiltrações que, apesar de não causarem dor, são desconfortáveis. Por isso, antes de iniciar o tratamento, o profissional faz uso de uma sedação na região na qual ocorrerão as injeções.
Todo o tratamento é totalmente ambulatorial, o que permite que o paciente possa voltar à vida cotidiana de maneira imediata.
Quando são vistos os resultados?
O resultado se nota de maneira imediata. Normalmente, o profissional costuma marcar uma sessão de revisão após passada uma semana para verificar o tratamento.
↪️ Relacionado: O pós-operatório e os cuidados depois de uma rinoplastia
O ácido hialurônico é compatível com o organismo e acaba sendo absorvido pelo corpo. Isso faz com que o tratamento não seja definitivo, apesar de os resultados poderem ser apreciados por vários meses. Quando os efeitos desaparecem, basta voltar a realizar a aplicação da substância, que não oferece nenhum tipo de problema.
O tratamento é seguro?
O ácido hialurônico não é um preenchimento permanente e, desse modo, não existe o risco de ao encapsulamento que dá lugar a má formação no rosto. A pele se mantém suave durante todo o tempo e o paciente não nota nenhum tipo de desconforto, já que se trata de uma substância que se encontra no corpo de forma natural.
Como é de se esperar, para que se consigam as máximas garantias de segurança e os bons resultados, é fundamental que a aplicação de ácido hialurônico seja realizada por um profissional especializado. A maioria das más experiências com esse tipo de preenchimento ocorre quando o paciente não procura por um médico que ofereça os meios adequados e faça uso de substâncias de qualidade.