O pós-operatório e os cuidados depois de uma rinoplastia

O pós-operatório e os cuidados depois de uma rinoplastia
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 11 jul 2017 · Atualização: 25 mai 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Se submeter a uma cirurgia plástica nunca é uma decisão fácil de ser tomada, já que sempre há certos riscos envolvidos. Além disso, outras questões relacionadas à própria operação também devem ser levadas em conta. Exemplos são as possíveis reações alérgicas à anestesia, os riscos de hemorragia e infecção e os problemas de cicatrização e inchaço.

Mas os resultados de uma operação não dependem somente do trabalho realizado pelo cirurgião. Outro fato muito importante que incide diretamente no resultado final é o comportamento do paciente depois de realizada a intervenção. É preciso que a pessoa siga corretamente as indicações e recomendações básicas passadas pelo profissional durante a recuperação.

Desse modo, fica claro que para conseguir que o pós-operatório seja um êxito, é preciso que o paciente contribua. A única maneira de obter isso é seguir à risca todos os cuidados que o cirurgião indique. No entanto, neste caso, vamos a nos centrar em uma cirurgia em concreto, já que todas possuem as suas particularidades.

Como é o pós-operatório de uma rinoplastia?

Normalmente quando os pacientes realizam uma consulta pela primeira vez, quase sempre costumam formular a mesma série de perguntas, como:

  • O que pode acontecer depois da cirurgia plástica?
  • Terei que ser hospitalizado?
  • Quantos dias de atestado vou precisar?
  • Quando vou poder voltar à vida normal?
  • Dá para voltar ao trabalho logo em seguida?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que normalmente não exige a hospitalização da pessoa, apesar de algumas clínicas oferecem a possibilidade de permanência por 24 horas. Por se tratar de um processo ambulatorial, o pós-operatório resulta em algo mais simples que qualquer outra operação que exija internação e cuidados clínicos.

A cirurgia tem uma duração média de 3 horas, a qual é realizada com a aplicação de anestesia local. O processo inicial de recuperação é estimado entre 3 e 7 dias, ainda que os primeiros resultados não possam ser apreciados até que passem pelo menos 2 semanas da operação.

shutterstock-80404090.jpg

Depois de sair do centro cirúrgico

Depois da operação, quando já tenha passado o efeito da anestesia e a pessoa se encontre em plena consciência da situação, notará que possui uma pequena peça de metal em forma de gesso, assim como tampões nasais.

Também começará a sentir os desconfortos do processo cirúrgico, algo considerado completamente normal. Deve ter em conta que as dores podem ser aliviadas com o uso de medicamentos indicados pelo profissional.

Depois do período de recuperação da anestesia, o paciente pode começar a tomar líquidos e, inclusive, ingerir alimentos leves. Além disso, é importante que durma com a cabeça elevada.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr. Daniel Francisco Mello
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo

Primeiro dia do pós-operatório

  • É recomendável ficar em repouso absoluto. Assim a pessoa terá melhor controlados os inevitáveis desconfortos que sofre depois da cirurgia plástica. É importante, sobretudo, permanecer em repouso para evitar possíveis sangramentos.
  • Aparecerão hematomas e inchaço ao redor da zona dos olhos. Isso é normal, assim que não há motivo para preocupação. Para que o inchaço diminua, é possível fazer o uso de compressas frias nas pálpebras.
  • Os tampões nasais são retirados durante a consulta com o cirurgião. Porém, a proteção metálica é utilizada por pelo menos uma semana com o intuito de evitar possíveis golpes.

↪️ Relacionado: Rinoplastia: um guia definitivo

Segundo dia do pós-operatório

  • A partir do segundo dia o inchaço e os desconfortos começam a diminuir de maneira gradual.
  • Certamente o médico indicará que é possível voltar à normalidade, desde que sejam evitados exercícios físicos ou atividades que requeiram esforços.
  • Óculos e lentes de contatados não podem ser usados por alguns dias.
  • É muito importante ter cuidado absoluto com a proteção metálica do nariz, como evitar qualquer movimento. É fundamental que permaneça no lugar.
  • A volta ao trabalho pode ocorrer assim que haja a revisão e a liberação médica. No entanto, sempre que evitados esforços e situações que possam representar riscos de golpes no rosto.
  • De fato, é possível realizar qualquer atividade cotidiana e recuperar a vida social já a partir do segundo dia depois da cirurgia plástica. O único inconveniente que pode haver é a proteção metálica, que tem que seguir posta. A peça é fundamental e deve permanecer no local por pelo menos 1 semana.
  • A higiene do nariz é fundamental durante o primeiro mês. Deve ser exaustiva e ser realizada conforme a indicação médica. A melhor maneira de limpar o nariz é utilizando soro e gases, o que evita a formação de crostas.
  • Assoar o nariz é desaconselhado por completo, já que isso pode gerar sérias complicações.
rinoplastia3.jpg

Depois da primeira semana

  • Os desconfortos, o inchaço, e os hematomas começam a diminuir, o que faz com que o médico retire a proteção metálica e os pontos feitos na parte inferior do nariz.
  • Certamente o aspecto do nariz não é o desejado, o que é normal, pois a recuperação ainda não está concluída. O resultado final pode ser observado depois de 6 a 12 meses da cirurgia plástica.
  • Por outro lado, é necessário que a exposição ao sol seja evitada nos 3 primeiros meses.

A partir da segunda semana

  • Os hematomas e os desconfortos devem diminuir quase que por completo. Caso contrario, é preciso relatar ao médico.
  • O novo aspecto do nariz começa a tomar forma.
  • A partir da segunda semana a higienização facial pode ser feita com normalidade.

Um mês depois da cirurgia plástica

  • A inflamação deve sumir quase que 80%.
  • Já é possível voltar a usar óculos e a praticar esportes. Porém, desde que sejam tomados cuidados para evitar golpes no local.
  • O aspecto do nariz é quase normal nessa fase. As pessoas não saberão que ocorreu uma rinoplastia.
  • A ponta do nariz pode estar um pouco dura e sensível, mas a tendência é que volte ao normal com o passar do tempo.

De maneira geral, é assim que transcorre o processo pós-operatório de uma rinoplastia, assim como devem ser os cuidados necessários para que a evolução seja satisfatória. Se as recomendações passadas pelo cirurgião são seguidas, a possibilidade de o resultado final ser conforme o esperado é grande.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.