As dúvidas frequentes da Rinoplastia
O doutor Geraldo Capuchinho Jr explica as dúvidas mais frequentes dessa cirurgia tão realizada mundialmente, a rinoplastia possui grandes curiosidades e cada vez mais nos perguntamos tudo sobre ela e aqui temos algumas respostas. Entrevista realizada com o doutor especialista em rinoplastia na cidade Belo Horizonte, além de ser membro Rhinoplasty Society of Europe.
A rinoplastia é uma cirurgia na qual a forma do nariz é modificada. O motivo da rinoplastia pode ser mudar a aparência do nariz, melhorar a respiração ou ambos. Ao planejar sua rinoplastia, seu cirurgião considerará suas outras características faciais, a pele do nariz e o que você gostaria de mudar. Se você for candidato à cirurgia, seu cirurgião desenvolverá um plano personalizado para você.
1 O que é a Rinoplastia? E em que consiste?
Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Tem objetivos estéticos ou objetivos reparadores.
2 Quais são as técnicas utilizadas para realizar uma rinoplastia? Qual a mais comum?
Duas abordagens são realizadas: a técnica aberta, com cortes externos e a técnica fechada, com cortes dentro do nariz.
3 Em quais casos feita a rinoplastia aberta?
A abordagem aberta (exorrinoplastia) é usada por cirurgiões que desejam uma visualização mais amplas do esqueleto ósseo e cartilaginoso do nariz para modelagem cirúrgica dessas estruturas.
4 Que tipo de paciente é submetido a uma Rinoplastia?
Pacientes que estão insatisfeitos com o aspecto no seu nariz são os pacientes que procuram o Cirurgião Plástico para rinoplastia.
5 Que problemas são corrigidos em uma plástica no nariz?
Muitas alterações da forma nasal podem ser melhoradas pela rinoplastia. Aqui no Brasil as alterações mais realizadas são a melhora da largura da ponta e a largura do nariz, além de melhora da largura dos ossos nasais entre os olhos.
6 Que tipo de diagnóstico ou estudo é feito antes de uma Rinoplastia?
É essencial o exame clínico e, em muitas situações, uma tomografia computadorizada de feixe cônico.
7 Como é a feita a rinoplastia?
São feitos pequenos cortes na columela (parte entre as duas narinas) e dentro do nariz. Assim as estruturas externas do nariz são visualizadas e modificadas com pontos e ressecções.
8 Como é a recuperação após a Rinoplastia? Que cuidados o paciente deve ter?
Durante 3 a 5 dias o nariz pode ficar escorrendo, com saída de secreção vermelha clara que vai clareando com o passar dos dias. Além disso, ao redor dos olhos pode ficar roxo e muito inchado, situação que vai melhorando com o passar dos dias.
9 Como é o acompanhamento do paciente?
O paciente é acompanhado na primeira semana, segunda semana e quarta semana de pós-operatório. Após esse período é examinado mensalmente e depois semestralmente até a alta cirúrgica. Esse acompanhamento é fundamental para que, caso haja alguma intercorrência, ela seja detectada precocemente, aumentando as possibilidades de um tratamento eficaz.
10 Após quanto tempo o paciente pode retornar à sua rotina esportiva? Que tipo de exercícios o paciente pode ou não fazer?
Após 21 dias a 01 mês o paciente poderá retornar gradualmente para rotina de exercícios, porém de forma amadora e com pouca intensidade. Durante todo o período de recuperação o paciente deve fazer um repouso ativo, ou seja, caminhar pela casa, atividades leves, desde que não faça força.
11 Quais são os benefícios de uma Rinoplastia?
Uma melhora do aspecto nasal pode repercutir em uma melhora da autoestima. Além disso, pode haver melhora da ventilação nasal e, com isso, melhora no desempenho para as atividades diárias e nas atividades esportivas.
12 Os resultados são imediatos e definitivos?
O aspecto final ocorre após 12 a 18 meses do procedimento e nunca será definitivo. Ao longo da vida o paciente continuará sofrendo as ações do tempo e o nariz também “envelhece”.
13 Qual o protocolo de segurança do consultório ou hospital?
Na Tempo – Cirurgia Plástica, hospital onde atendo e opero a maioria dos casos, todos os protocolos da Vigilância Sanitária, do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são seguidos e constantemente checados e atualizados.
14 Por fim, o que você recomenda aos pacientes que desejam se submeter a essa cirurgia?
Primeiramente procure conhecer o seu Cirurgião, sua formação, sua índole e, principalmente, se você confia nele. Não tenha pressa!
Mais informações sobre a rinoplastia
A maioria das rinoplastias são realizadas por cirurgiões plásticos, cirurgiões plásticos faciais ou otorrinolaringologistas. Ser esperto e certificado em uma dessas especialidades é um bom começo. Você provavelmente quer um cirurgião que realize rinoplastia regularmente.
Você provavelmente quer um cirurgião com boa reputação entre os pacientes e outros médicos. Certifique-se de que sua cirurgia será realizada em um hospital ou centro cirúrgico credenciado. Você também pode querer se sentir confortável durante o seu pós-operatório.