Lipoaspiração, emagrece? Como é o processo?
Lipoaspiração, emagrece? Como é o processo?
A lipoaspiração como era inicialmente conhecida, desenvolvida desde a década de 80, já passou por diversos avanços ao longo dos anos devido às contribuições de grandes mestres da cirurgia plástica e evoluiu a partir das técnicas e até tecnologias a serem utilizadas. Está bem definido, não funciona ou é indicado para perder ou perder peso, porque embora o peso seja logicamente perdido ao remover o tecido adiposo, os métodos para perder peso são outros, como dietas, seguindo as recomendações do nutricionista, atividade física direcionada, manter um estilo de vida saudável dentro de vários outros tratamentos e visitar outros especialistas que podem ser cardiologistas, endocrinologistas, nutricionistas e outros se necessário. Ao longo dos anos, a lipoaspiração recebeu vários nomes de acordo com seu objetivo, evolução da técnica e até campanhas de marketing. Lipoescultura, Lipomioescultura, Lipo HD, Lipo LAD e assim por diante. O que é realmente importante é que seja a avaliação feita por um especialista certificado, atualizado e em alguns casos até a certificação, como acontece na sociedade colombiana de cirurgia plástica estética e reconstrutiva e outras sociedades de acordo com cada pais. Ele é a pessoa ideal para orientar o tratamento, bem como a indicação e uso de tecnologias que ajudem a potencializar os resultados finais. Existem diversos aparelhos em nosso mercado que nos auxiliam nesse processo como o ultrassom (VASER (R), Vibro lipoaspiração (Microaire(R)), J-Plasma (Renuvion), Retração(R) e alguns outros. Cada um é indicado para uma técnica ou tratamento específico, podem ser usados em conjunto, o que pode potencializar os resultados finais. O ideal é uma indicação honesta, franca e sempre pensando no que é melhor para o paciente, que afinal é a nossa razão de ser e a razão porque existimos, gostamos do que fazemos e somos apaixonados pela especialidade, mas o mais importante é a segurança dos nossos pacientes e que sejam tratados com humanidade e carinho.
Cada pessoa que deseja ser tratada para melhorar o contorno corporal deve passar por uma avaliação médica com um especialista em cirurgia plástica estética e reparadora, após um exame minucioso e definir o melhor para o paciente, cada caso deve passar por uma série de exames, após consulta a outros especialistas muito importantes nesse processo, como o anestesiologista que definirá se está tudo em ordem para a cirurgia do ponto de vista anestésico, se os exames ou a indicação clínica o justificarem, o paciente pode precisar consultar um cardiologista, endocrinologista e em geral onde você precisar ir para estar apto para o procedimento com toda a segurança necessária. Uma vez que tudo isso esteja em ordem, outro exame clínico deve ser feito com o especialista, deixar todas as dúvidas e questões bem resolvidas, tirar fotos pré-operatórias para obter o registro e lembrar como estávamos antes da cirurgia e escolher a melhor data para sua realização. A partir de agora, de acordo com o plano traçado, cuidamos de planejar criteriosamente tudo relacionado à cirurgia, como as tecnologias necessárias para a segurança (Phlebo Press, manta termica, meias elásticas, avaliações médicas, medicações pré e pós-operatórias) e aqueles que são próprios para uso em cirurgias como as citadas acima e de acordo com a necessidade do paciente (Vaser, Microaire, Renuvion, Retraction (R) entre outros), que o local escolhido tenha todas as condições mínimas para a realização do procedimento, ter o pessoal certo para acompanhá-lo durante o procedimento (anestesiologista, auxiliar, instrumentadora, enfermeira, auxiliar de enfermaria, etc.) e realizá-lo com a máxima concentração e detalhe para tratar cada paciente como ele merece.
Após a realização do tratamento, vem o pós-operatório imediato, intermediário e tardio, onde o paciente é acompanhado e orientado, por exemplo, na recuperação pós-operatória na observação, após a alta quando tudo estiver bem, as massagens ou drenagens linfáticas que nos ajudam enormemente a continuar neste caminho, tomando os medicamentos necessários, a gestão da dor em conjunto com o anestesiologista, equipamentos necessários neste processo de drenagem e muitas outras tecnologias ou aparelhos. Não menos importante citar o uso de vestimentas especiais para o manuseio como cintas pós-operatórias, que não são todas iguais e em cada parte do processo existem ou são específicas. Roupas especiais para o pós-operatório imediato, cremes ou tratamentos especializados para o cuidado da pele e proteção necessária assim como para cuidar das cicatrizes. Resumindo, são muitos detalhes a se levar em conta em caso de procedimento cirúrgico, não se trata apenas de decidir e colocar um paciente na mesa cirúrgica. Idealmente, você deve escolher seu cirurgião plástico certificado que orientará adequadamente todo esse processo. Excelente cirurgia a todos!