O que é lipoaspiração facial?
Você parece cansado?
É difícil perder nossa gordura facial, às vezes essas áreas gordurosas do rosto podem nos fazer parecer cansados e sobrecarregar nossas feições e expressões faciais. Essas falsas emoções podem afetar a vida de uma pessoa e, às vezes, a remoção da gordura facial nos permitirá redescobrir nossas expressões e nosso dinamismo. Por isso, cada vez mais pacientes procuram soluções para refinar o rosto. Hoje falaremos sobre lipoaspiração facial.
Quais são as causas do excesso de gordura no rosto?
As causas do excesso de gordura no rosto são múltiplas, podendo surgir devido a:
- Idade: a partir de uma certa idade a gordura se armazena com mais facilidade, pois quando a pele fica menos elástica, produzimos menos colágeno.
- Um estilo de vida pouco saudável: uma dieta pobre e a falta de atividade física levam ao depósito de gordura, que muitas vezes fica armazenada sob o queixo.
- Hormônios: a causa pode ser hormonal, pois os hormônios desempenham um papel importante na localização da gordura.
- Genes: a causa pode ser hereditária.
- Obesidade ou excesso de peso: Quando você tem quilos extras, o tecido adiposo pode se acumular na região do queixo, sendo especialmente visível quando os afetados abaixam a cabeça.
- Exposição solar: Não se proteger bem do sol ou se expor ao excesso pode danificar a pele da região da mandíbula; não se esqueça de aplicar protetor solar todos os dias.
- Perda de peso rápida: Quando você perde peso abruptamente, a pele do queixo duplo pode ficar vazia e pendurada, porque você não teve tempo para se adaptar às mudanças.
Os objetivos da operação
O objetivo geral da lipoaspiração facial é eliminar o excesso de gordura para recuperar um rosto ovalado e estético. Para isso, existem várias áreas específicas do rosto que podem ser boas candidatas para esse procedimento.
O paciente deve ter gordura suficiente sob a pele para obter bons resultados. Uma vez que a gordura é retirada, a pele retrai naturalmente, portanto o paciente deve ter uma pele de boa qualidade, caso contrário, outras soluções serão oferecidas.
A lipoaspiração pode tratar as seguintes áreas:
- Queixo duplo
- As bochechas
- O pescoço
👉 No mesmo tópico: como eliminar a papada sem cirurgia
Como é realizada a lipoaspiração facial?
Durante as primeiras consultas antes da operação, seu cirurgião fará uma avaliação completa e uma avaliação fotográfica para poder visualizar as áreas de gordura a serem eliminadas e entender suas expectativas.
A operação é realizada em regime ambulatorial, o que significa que você chega na clínica pela manhã para sair à tarde ou à noite, acompanhado de um ente querido, é recomendável não passar a primeira noite sozinho.
A lipoaspiração dura entre 45 minutos e 1 hora e é realizada sob anestesia local com várias punções, a anestesia também pode ser realizada sob neuroleptanalgesia por sedação intravenosa, mas também, sob anestesia geral, dependendo do cirurgião e da preferência do paciente.
O cirurgião terá previamente marcado as áreas nas quais a gordura será removida. Faz pequenas incisões para poder inserir uma cânula fina e aspirar a quantidade necessária de gordura. Quando a gordura é removida, o cirurgião sutura as incisões com fios absorvíveis, as incisões são imperceptíveis e dificilmente serão visíveis quando a cicatrização for concluída. Além disso, eles se escondem sob o queixo ou atrás do lóbulo da orelha.
E após a cirurgia, quais os benefícios obtidos?
Os resultados após a lipoaspiração de pescoço e papada são muito satisfatórios, tanto estética quanto emocionalmente. A lista de benefícios é numerosa: restauração da harmonia facial, estilização do pescoço, marcação da linha do queixo, melhora da autoestima, rejuvenescimento facial ... Resultados que, mantendo um estilo de vida saudável com alimentação e esportes, serão permanentes.
Resultados e pós-operatório
Como em todas as operações de lipoaspiração, o resultado é definitivo, a gordura sugada é removida definitivamente, mas ainda é importante levar um estilo de vida saudável para que a gordura não volte. A pele se retrai para dar um belo oval ao rosto. Demorará cerca de 2 meses para começar a apreciar as mudanças e 6 meses para ver o resultado final.
Após a cirurgia, a dor permanecerá por um ou dois dias. Os curativos serão retirados após cerca de uma semana. Alguns pacientes terão edema moderado ou algum inchaço que desaparecerá apenas alguns dias após a operação.
As outras operações possíveis
Para dar ao rosto um formato que lhe agrade, existem outras soluções que não a lipoaspiração, cada uma tem as suas vantagens de acordo com as suas necessidades e com o estado da sua pele assim como a gordura que pretende eliminar:
- Eliminação de bolas bichat graças à bicectomia.
- Criolipólise, remoção de depósitos de gordura pelo frio, esta técnica é utilizada se o paciente não tiver flacidez significativa da pele e tiver pele de boa qualidade.
- O lifting facial, esta técnica pode ser associada à lipoaspiração se a pele apresentar flacidez significativa, a combinação desses dois métodos dá resultados bastante satisfatórios.
- Técnicas que utilizam calor: radiofrequência, HIFU, ondas eletromagnéticas. Esses tratamentos não invasivos atuam na gordura e na pele.