A gordura abdominal é um problema estético que afeta tanto mulheres quanto homens. É muito fácil ceder às constantes tentações de uma dieta pobre e um estilo de vida sedentário, mas a barriga e os "pneuzinhos" não são apenas um problema para nossa forma física, mas também para nossa saúde.
Quando falamos de gordura abdominal, devemos começar fazendo uma distinção importante: a gordura que se acumula nesta área pode ser de dois tipos, subcutânea ou visceral.
A primeira, ou seja, a gordura subcutânea, é o tecido adiposo macio que fica logo abaixo da pele, razão pela qual é chamado de subcutâneo ou periférico, e tende a se acumular mais nas pernas e no abdômen, afetando principalmente o sexo feminino. A gordura visceral, por outro lado, é encontrada em um nível muito mais profundo; de fato, ela se infiltra entre os órgãos internos, especialmente na área abdominal. Este último é muito mais perigoso para a saúde porque está diretamente ligado ao desenvolvimento de doenças metabólicas (por exemplo, diabetes) e cardiovasculares.
Embora a gordura visceral seja mais preocupante, também é mais fácil de se livrar se você fizer uma dieta saudável livre de alimentos insalubres e praticar algum esporte com freqüência, enquanto a gordura subcutânea parece ser muito mais resistente tanto à dieta quanto ao exercício. No entanto, isto não significa que seja impossível de se livrar dele.
Se você quiser dizer adeus à sua barriga e ter um estômago plano perfeito, é essencial que você deixe os maus hábitos para trás e os substitua por hábitos mais saudáveis:
Abdominoplastia: esta é uma das cirurgias mais eficazes para eliminar um abdômen flácido, especialmente após uma gravidez ou uma grande mudança de peso. Além disso, ela pode ser combinada com lipoaspiração, por isso é considerada a melhor cirurgia para remodelar a região abdominal. É um procedimento cirúrgico que pode levar até 2 horas e é realizado sob anestesia geral.
Radiofreqüência: este é um dos principais tratamentos para o relaxamento da pele, tanto para o rosto quanto para o corpo. Sua finalidade é estimular o colágeno e os fibroblastos por um lado, aumentando assim o tônus e a elasticidade da pele, e por outro lado, reduzir as células de gordura. Não é um procedimento cirúrgico, é indolor, não requer anestesia ou incisões, e a recuperação é muito rápida. A duração das sessões é de aproximadamente 30 minutos, e o número de sessões é determinado de acordo com as necessidades do paciente e a resposta do corpo ao tratamento, mas como regra geral, são recomendadas pelo menos 6 sessões por semana. Os resultados são visíveis desde as primeiras semanas e, se um estilo de vida saudável e ativo for mantido, pode durar muito mais tempo.
Fios de sustentação: o uso de linhas de aperto e bioestimulação é talvez mais conhecido pelo rejuvenescimento facial, mas esta técnica também é perfeitamente utilizável para a correção da flacidez da pele do corpo e, portanto, é uma opção mais que válida até mesmo para aqueles que têm dobras abdominais (especialmente após a gravidez ou perda de peso). O procedimento não é invasivo ou complicado, mas a anestesia local ainda é aplicada para evitar desconforto ao paciente, já que os fios são introduzidos sob a pele através de seringas muito finas. Uma única sessão de aproximadamente uma hora é tudo o que é necessário para inserir os fios reabsorvíveis no abdômen. Entretanto, os fios não são permanentes, pois são reabsorvidos pelo corpo após um período que pode variar de um mínimo de 3 meses a um máximo de 9 meses. O material em que os fios são feitos é completamente seguro e biocompatível.
Abdominal wall surgery: Medlineplus medical encyclopedia (no date) MedlinePlus. Available at: https://medlineplus.gov/ency/a... (Accessed: 06 June 2024).
Admin (2019) Non-surgical body contouring: Abdomen lifting using collagen STIMULATI, ifaas. Available at: https://www.ifaas.co/single-po... (Accessed: 06 June 2024)