Mentiras ou verdades sobre a Lipoaspiração

Mentiras ou verdades sobre a Lipoaspiração
Dr Frederico Fernandes (CRM-RN 6507 / RQE 9775) faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica como membro especialista, apaixonado pela a medicina e pessoas.
Criação: 13 fev 2019 · Atualização: 26 abr 2021

Decidiu fazer a tão sonhada LIPOASPIRAÇÃO? Ótimo! A primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o cirurgião plástico de sua confiança e tirar todas as dúvidas sobre o pré e pós-cirúrgico, bem como suas expectativas. Separei 6 dúvidas que sempre respondo no consultório

1) “Inverno é a melhor estação para fazer a LIPO.” - MENTIRA Esse procedimento pode ser realizado em qualquer mês, de acordo com o planejamento da(o) paciente e o cirurgião, pois a recuperação e a cicatrização independe da estação do ano. Eventualmente, a(o) paciente pode ficar desconfortável com o uso da cinta modeladora em dias mais quentes.

2) "Fumo aumenta os riscos de necroses." - VERDADE Um dos malefícios da nicotina é a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, acarretando problemas de cicatrização e consequente morte de tecido (necrose). Apesar de incisões pequenas, a LIPO também precisará de uma boa vascularização da pele e das regiões aspiradas no pós-operatório.

3) "Celulite some com a LIPO.” - MENTIRASe houver flacidez de pele associada à celulite, esta pode até piorar.

4) "Os pneuzinhos persistem apesar da malhação." - VERDADE Os indesejáveis culotes e os famosos pneus das calças de cintura baixa só desaparecem depois da LIPOASPIRAÇÃO. As pessoas que se exercitam e têm uma alimentação regrada e saudável respondem melhor e mais rápido à cirurgia, cujo objetivo é tratar gorduras localizadas.

5) "Depois da LIPO, o volume na região aspirada não volta mais." - VERDADE Uma vez retiradas, as células adiposas (de gordura) não se formam novamente. Claro que as outras células presentes na região podem aumentar de tamanho se houver um ganho excessivo de peso. 6) "Uma LIPO simples, com anestesia local, é menos arriscada.” - MENTIRA Primeiro que essa é cirurgia complexa, não importa o seu tamanho, e deve ser feita em um hospital com toda estrutura. Até mesmo procedimentos com anestesia local podem ser arriscados.

Existe alguma diferença entre a Lipoaspiração feita na mulher e no homem?

A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas atualmente no Brasil, tanto em mulheres quanto nos homens. O procedimento estético visa eliminar gorduras localizadas (aquelas que são difíceis de eliminar mesmo com dieta e exercícios físicos) e proporcionar um corpo com melhor contorno.

Anestesia, técnica cirúrgica, volume máximo de gordura lipoaspirada, pré e pós-operatório, material cirúrgico, uso de cinta compressiva, entre outros, utilizados na LIPOASPIRAÇÃO feminina e masculina são as mesmas. Claro que as pequenas diferenças nas características fisiológicas entre mulheres e homens são levadas em conta ao realizar o procedimento, o que acarreta algumas curiosidades:

a) Dor: uma curiosidade que observei em consultas após as cirurgias é que, nos primeiros dias do pós-operatório, em geral, os homens sentem um pouco mais de incômodo e mais dores que a mulher. Apesar de ainda não provado cientificamente, parece que o limiar de dor dele é mais baixo que o dela.

b) Sangramento e inchaço: por ter a pele mais glândulas e vascularização maior, os homens costumam sangrar e inchar mais em relação às mulheres. Talvez isso explique porque os homens sentem mais dores.

c) Tipo de gordura: a do corpo masculino é mais homogênea, sendo mais difícil de ser esculpida.

d) Pele: a pele masculina é mais grossa o que a torna mais elástica e com menos tendência à flacidez. Isso ajuda na retração após o procedimento, moldando-se facilmente ao novo contorno.

e) Estética: aspiro com bom senso estético levando em consideração as diferenças físicas entre homens e mulheres. Ou seja, enquanto planejamos para a mulher um novo shape melhorando e acentuando o contorno corporal e valorizando as curvas, para o homem o que conta é um corpo mais esculpido sem perder o equilíbrio na relação tórax-abdome-quadril.

f) Região aspirada: entre os homens, os locais mais aspirados são as papadas, flancos (pneuzinhos) e abdome. Nas mulheres, culotes (quadris), flancos, bumbum e porção inferior do abdome.

Lipoaspiração

Essas e outras questões devem ser respondidas de acordo com o perfil de cada paciente. Marque sua consulta e tire todas suas dúvidas!

Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.