A última pesquisa global da ISAPS revela aumento significativo de cirurgias estéticas em todo o mundo

A última pesquisa global da ISAPS revela aumento significativo de cirurgias estéticas em todo o mundo

Licenciada em Jornalismo e Mestre em Relações Públicas e em Gabinetes de Comunicação. Gosto de escrever e me comunicar com todos. Atualmente sou criadora de conteúdos e artigos da Cirurgia.net

Criação: 18 jan 2023 · Atualização: 18 jan 2023
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) divulgou os resultados de sua Pesquisa Global Anual sobre Procedimentos Estéticos/Cosméticos, que mostra um aumento global de 19,3% nos procedimentos realizados por cirurgiões plásticos em 2021, com mais de 12,8 milhões de procedimentos cirúrgicos e 17,5 milhões de procedimentos não cirúrgicos, realizados em todo o mundo.

Destaques

O aumento de 19,3% mostra uma recuperação em relação a 2020 (quando houve um declínio geral de -1,8% em todos os procedimentos e -10,9% nos procedimentos cirúrgicos devido ao impacto da COVID-19 no mundo).

O relatório mostra um aumento contínuo das cirurgias estéticas com crescimento de 33,3% nos últimos quatro anos.

Tanto os procedimentos cirúrgicos quanto os não cirúrgicos apresentaram aumentos desde a última pesquisa (18,5% e 19,9%, respectivamente), com um crescimento significativo de 54,4% nos procedimentos não cirúrgicos nos últimos quatro anos.

Procedimentos estéticos

A lipoaspiração foi o procedimento cirúrgico estético mais comum em 2021, com mais de 1,9 milhão de procedimentos e um aumento de 24,8%, superando o mamoplastia com prótese (+3,8%). Os cinco procedimentos cirúrgicos mais populares permanecem lipoaspiração, aumento de mama, cirurgia de pálpebras, rinoplastia e abdominoplastia. Os cinco primeiros procedimentos não cirúrgicos são toxina botulínica, ácido hialurônico, depilação, laser CO2 fraccionado e redução de gordura.

A lipoaspiração foi o procedimento cirúrgico estético mais comum em 2021
A lipoaspiração foi o procedimento cirúrgico estético mais comum em 2021

O aumento mamário continua a ser a intervenção cirúrgica mais comum entre as mulheres, com um ligeiro aumento de +0,5% nos últimos quatro anos. Em contraste, a cirurgia para remover implantes aumentou 22,6% (+49,6% nos últimos quatro anos) e os levantamentos de mama 31,4% no último ano.

Os procedimentos faciais cresceram 14,8%, sendo a cirurgia palpebral o procedimento mais comum e o procedimento cirúrgico mais popular entre os homens. O lifting da coxa registrou o maior crescimento de todas as intervenções cirúrgicas (+53,1%). O lifting de bumbum e o aumento de bumbum também aumentaram 45,7% e 40,5%, respectivamente, desde 2017.

Os outros procedimentos cirúrgicos mais comuns em mulheres ainda são a lipoaspiração e a cirurgia palpebral. Entre os homens, os outros dois primeiros são ginecomastia (aumento considerável) e lipoaspiração.

De acordo com o Dr. Gianluca Campiglio, editor da pesquisa global e cirurgião plástico na Itália, "esses dados refletem claramente a experiência de recuperação após o impacto negativo da COVID-19 no ano passado nos procedimentos estéticos, e os números agora excedem os anteriores à pandemia. Observamos um aumento interessante nas intervenções cirúrgicas relacionadas ao chamado "contorno corporal", como a lipoaspiração, que hoje é a intervenção mais frequente, à frente do aumento mamário pela primeira vez em muitos anos, e uma tendência emergente semelhante para a abdominoplastia, lifting de coxas e aumento de glúteos. A diminuição pela procura por mama de aumento e o consequente crescimento nas remoções de implantes, também refletem nossa pesquisa após a publicação dos relatórios BIA-ALCL no ano passado."

A maioria das mamoplastias (53,1% do total) e rinoplastias (63,7%) ocorreu em pessoas de 19 a 34 anos, enquanto os injetáveis de toxina botulínica foram mais populares entre pessoas de 35 a 50 anos (47,2% do total).

A toxina botulínica continua sendo o procedimento não cirúrgico mais comum em homens e mulheres e em todas as faixas etárias, com mais de sete milhões de procedimentos realizados por cirurgiões plásticos em todo o mundo. Também se torna o procedimento estético mais comum em pacientes com 18 anos de idade ou menos, superando a rinoplastia em anos anteriores.

Houve um aumento notável nas injeções de ácido hialurônico (+30,3%) e o Dr. Campiglio reflete que isso pode estar relacionado ao aumento do uso deste produto em outras partes do corpo, como nos glúteos.

Houve um aumento notável nas injeções de ácido hialurônico
Houve um aumento notável nas injeções de ácido hialurônico
Dr. Mário Junqueira
12 Opiniões
Goiânia, Goiás
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Estatísticas por país

Mais uma vez, os EUA foram o país que mais realizou intervenções em todo o mundo (24,1% do total), com 30,4% de intervenções não cirúrgicas e 15,5% de intervenções cirúrgicas, seguidos pelo Brasil (8,9%) e Japão (5,7%). Estima-se que os EUA e o Brasil sejam os países com mais cirurgiões plásticos, com mais de 30% do total mundial. Eles são seguidos por países asiáticos, com a China em terceiro lugar, o Japão em quarto e a Coreia do Sul em quinto.

As intervenções cirúrgicas continuam sendo realizadas principalmente em hospitais (43,5% em todo o mundo) ou clínicas (35,6%). Os países com maior proporção de pacientes estrangeiros são Turquia, Colômbia, México e Tailândia.

Metodologia da pesquisa

Os participantes da pesquisa preencheram um questionário que se concentrou principalmente no número de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos específicos realizados em 2021, juntamente com algumas questões auxiliares relacionadas ao impacto da COVID-19, à demografia do cirurgião e à prevalência do turismo médico. Para esta pesquisa, foram coletados dados de um total de 1.003 cirurgiões plásticos. Os resultados foram coletados, tabulados e analisados pela Industry Insights, Inc., uma empresa de pesquisa independente com sede em Columbus, OH. A ISAPS é a única organização que coleta esse tipo de dados globais anualmente.

Sobre a ISAPS - A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) é o órgão profissional líder mundial para cirurgiões plásticos estéticos certificados pelo conselho. Fundada em 1970, a ISAPS oferece um fórum aberto para a troca de conhecimento e a mais alta qualidade da © Educação Estética Mundial. A ISAPS patrocina e apoia reuniões científicas em todo o mundo e fornece aos seus membros treinamento atualizado e educação continuada. Hoje, a ISAPS conta entre seus membros com mais de 5.600 dos cirurgiões plásticos estéticos e reconstrutivos mais respeitados do mundo em 117 países.

Fonte: Global survey 2021: Full report and press releases (no date) ISAPS. Available at: https://www.isaps.org/discover... (Accessed: January 17, 2023).

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.