Saiba o que é o coolsculpting

Saiba o que é o coolsculpting
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 27 mar 2017 · Atualização: 23 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Você está enfrentando problemas em se ver livre das gorduras localizadas que não somem nem com academia e nem mesmo tomando todos os cuidados com a alimentação? Então você precisa conhecer o coolsculpting.

O coolsculpting é um procedimento não cirúrgico que reduz os famosos e indesejáveis pneuzinhos de maneira rápida, segura e eficaz. Trata-se de uma tecnologia ZELTIQ® Aesthetics, Inc. que, aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, que ajuda a eliminar os acúmulos de gordura. Por meio do uso do frio controlado, o coolsculpting consegue oferecer resultados eficazes e satisfatórios.

Com frequência, os resultados do coolsculpting são considerados tão efetivos como os obtidos através da lipoaspiração. No entanto, é preciso destacar que a lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica que requer cuidados especiais, especialmente durante o processo pós-operatório. Já o coolsculpting é um tratamento não invasivo que não requer tempo de internação e nem de recuperação.

Entenda como é feito o coolsculpting

O coolsculpting é um procedimento que extrai o calor da gordura localizada que fica acumulada na hipoderme, que é o tecido subcutâneo da pele. Nesse local se depositam as células adiposas, as quais são responsáveis pela presença do acúmulo de gordura em regiões como abdômen, flancos, costas, parte interna das coxas, braaços e glúteos, por exemplo.

Para que o procedimento seja realizado, ocorre uma pressão a vácuo por meio de várias ponteiras na região onde se quer eliminar a gordura localizada. Desse modo, com temperatura que pode variar entre os -10°C e -12°C, as células adiposas são congeladas, sem que isso provoque algum dano à pele.

É importante destacar que todo o processo é feito de maneira controlada pelo profissional responsável, que se encarrega de adequar o equipamento conforme a necessidade de cada paciente. Uma vez congeladas, as células adiposas são eliminadas naturalmente pelo corpo em um processo que dura entre 3 e 4 semanas. A maioria delas, inclusive, é reabsorvida pelo próprio organismo, que as converte em nutrientes. Desse modo, o coolsculpting faz com que se diminua a possibilidade de que a gordura volte a se depositar futuramente nas regiões onde ocorre o tratamento.

cool2.jpg

O coolsculpting é um procedimento não cirúrgico, minimamente invasivo e seguro, o que não requer o uso de anestesia. Pelo fato de não se tratar de uma operação, não exige e necessidade de cuidados durante o processo e tampouco posteriores, o que diferente com a lipoaspiração.

A duração do coolsculpting depende muito do tamanho da área tratada. No entanto, normalmente varia entre 1 e 2 horas. Antes de iniciá-lo, o profissional responsável realiza uma avaliação prévia para constatar se o procedimento pode ser aplicado no paciente.

Riscos do coolsculpting

Apesar de o coolsculpting ser um procedimento indolor e eficiente no combate da gordura localizada, não quer dizer que não possa causar algum desconforto. Também não está totalmente isento de riscos quando o tratamento não é indicado para a pessoa. Por isso a importância da avaliação prévia.

No que diz respeito a reações adversas, quando ocorrem costumam desaparecer naturalmente nos primeiros dias depois de feito o coolsculpting. Na maioria dos casos são situações de pele avermelhada, hematomas e pequenos inchaços na região onde foi realizado o tratamento. Também podem ocorrer desconfortos como formigamento e adormecimento.

Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr. Domingos De Paola Neto
6 Opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Os resultados do coolsculpting

Depois de passados entre 15 a 20 dias do tratamento começam a aparecer os primeiros resultados, os quais ficam ainda mais evidentes dentro de 4 meses. Esse é o tempo médio que organismo precisa para eliminar gradativamente as células de gordura. Dependendo da pessoa, é possível se obter uma redução da gordura localizada em até 20% com apenas 1 sessão.

Como as células de gordura não voltam a se depositar nas zonas tratadas, os resultados do coolsculpting são definitivos. No entanto, isso não quer dizer que a pessoa não possa enfrentar novamente problemas com a gordura localizada se não se dedicar em ter uma alimentação adequada. Além disso, para que os efeitos do tratamento se prolonguem por mais tempo, o médico geralmente recomenda que o paciente siga uma dieta variada, saudável e equilibrada, assim como também passe a dedicar tempo aos exercícios físicos.

Os resultados são definitivos?

Os resultados são definitivos, pois eliminamos as células de gordura do corpo, desde que mantenhamos hábitos de vida saudáveis ​​com alimentação equilibrada e prática de esportes.

É doloroso?

Este tratamento de remoção de gordura não é um tratamento doloroso . Durante os primeiros 5-8 minutos da aplicação da placa fria, bem como ao retirá-la, pode-se notar um desconforto que os pacientes descrevem como uma “sensação de formigamento”.

É possível combinar com outros tratamentos?

Esculpir a figura e apertar a pele, combinando duas técnicas de ponta: criolipólise CoolSculpting ® e VelaShape III . A combinação de ambas as técnicas potencializa e melhora os resultados para eliminar a gordura corporal e remodelar.

CoolSculpting ® é combinado com a tecnologia Velashape III que potencializa a redução de volume e melhora a textura da pele e combate a flacidez.

As contraindicações do coolsculpting

Como ocorre com qualquer tratamento estético, há pessoas que não podem se submeter ao tratamento por questões de saúde. É o caso de pacientes que enfrentem problemas de coagulação, de infecção de pele ou doenças cardiovasculares ou respiratórias.

O coolsculpting também não é indicado a pessoas que estão acima do peso ideal. Isso porque não se trata de um procedimento de emagrecimento, mas, sim, para reduzir o volume corporal provocado pelo acúmulo de gordura localizada.

Sendo assim, pessoas que se encontram com sobrepeso precisam antes iniciar um tratamento adequado buscando emagrecer para, depois de cumprida a meta estabelecida, fazer uso do coolsculpting. A técnica ainda é contraindicada para gestantes ou mulheres que estejam no processo de amamentação.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.