É possível eliminar a gordura localizada sem cirurgia?

É possível eliminar a gordura localizada sem cirurgia?
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 5 jan 2018 · Atualização: 21 set 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Muitas pessoas pretendem reduzir o excesso de gordura para poder usar um vestido que tanto gostam durante algum evento especial. Após os excessos das festas de final de ano, outra parte deseja eliminar a gordura localizada que aumentou com as deliciosas comidas servidas nos eventos familiares.

A maioria das pessoas adota tratamentos para a redução de gordura localizada sem uma supervisão médica. Muitas delas conseguem eliminar estas gorduras mas voltam a recuperá-las imediatamente em seguida, por causa do temido efeito sanfona. Outros não percebem quase nenhuma perda de volume, se entregam e experimentam diversos tipos de dieta sem controle e sem pensar nas possíveis consequências que isso traz para sua saúde. Há aqueles que fazem dietas excessivas e perigosas, colocando em risco sua integridade. Mas também há pessoas que decidem seguir dietas pensando que apenas uma cirurgia pode devolver o corpo que elas tanto desejam.

A verdade é que, embora existam várias intervenções cirúrgicas destinadas a eliminar a gordura e o excesso de pele que muitas pessoas apresentam, a medicina estética também possui tratamentos inovadores que oferecem a possibilidade de eliminar as sobras de gordura a medida que remodelam nosso corpo.

Quais são os tratamentos não-invasivos para eliminar a gordura localizada?

Os tratamentos mais efetivos para eliminar a gordura localizada são os seguintes:

Crioterapia. Este tratamento utiliza o frio para destruir células de gordura de forma natural. É o tratamento perfeito para acabar com o acúmulo de gordura em áreas como coxas, quadris, abdômen e flancos.

Ultra Lift HIFU. Graças aos ultrassons focalizados de grande intensidade que utilizam este método, é possível reduzir o volume e favorecer a redução de gordura localizada ao mesmo tempo em que se combate a flacidez da pele.

shutterstock-597045872.jpg

Mesoterapia. A mesoterapia é um tratamento muito eficaz para dissolver as células adiposas; estas são eliminadas de maneira natural através do sistema linfático. Por meio da injeção de vitaminas, atua-se diretamente naquelas áreas onde se faz necessária a perda de volume e gordura.

Radiofrequência. Junto com a mesoterapia, a radiofrequência é outro tratamento muito conhecido, que apresenta resultados satisfatórios para na redução de gordura localizada. Este método emprega ondas eletromagnéticas de alta frequência que aquecem as células de gordura da pele. Como os outros tratamentos mencionados, enquanto o paciente percebe que suas medidas diminuem, verá como o tratamento também reativa a circulação, drena o corpo e melhora o aspecto da pele, devido ao aumento da produção de colágeno.

D-finitive Evo. Este sistema combina diferentes tipos de tratamentos em um para obter os efeitos desejados: vacuoterapia de rotação progressiva, radiofrequência multipolar e endotermia estática. O paciente conseguirá reduzir a gordura localizada e volume, remodelar o corpo e firmar a pele. Além disso, coloca um ponto final na celulite.

Não há dúvida de que qualquer tratamento para reduzir a gordura localizada requer controle exaustivo por um médico nutricionista especializado. Somente desta maneira se obterá uma redução de gordura de forma segura e serão reduzidas as chances de voltar a recuperar o que se perdeu, ou seja, que se produza o efeito sanfona, tão temido pelas pessoas que conseguiram eliminar o excesso de gordura.

↪️ Relacionado: Quais as diferenças entre lipolaser, criolipólise e hidrolipoclasia?

Quais são as vantagens desses tratamentos?

Evitar a cirurgia em tratamentos de redução de gordura localizada apresenta muitas vantagens:

  • Não envolvem hospitalização.
  • O paciente poderá retomar sua rotina normal após a realização das sessões, sem licenças médicas ou dias de repouso.
  • Não há processo pós-operatório e a recuperação dos tratamentos não é geralmente incômoda ou dolorosa.
  • São tratamentos minimamente invasivos.
  • O processo de redução da gordura localizada é gradual e seguro. O corpo do paciente se acostuma ao seu novo ritmo.
  • A eliminação de gordura ocorre nas áreas em que o paciente realmente precisa.
  • Os tratamentos estéticos melhoram a pele, combatem a flacidez, favorecem a produção de colágeno e elastina e proporcionam hidratação.
  • As mais modernas tecnologias são utilizadas para alcançar resultados efetivos e satisfatórios.
  • A maioria dos tratamentos melhora, e até mesmo elimina, a celulite, enquanto ajuda a reduzir volume e gordura.
  • Não implicam em tomar medicamentos para aliviar o desconforto ou ingerir antibióticos para combater possíveis infecções.
  • Não resultará em cicatrizes óbvias que indicarão sua passagem pela sala de cirurgias.
  • Apresentam menos riscos do que se submeter a uma cirurgia, por mais segura que esta seja.
  • Existem menos possibilidades de efeitos colaterais ou reações adversas que compliquem o tratamento ou que afetem os resultados.
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr. Adevair Marques Filho
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Como manter o resultado alcançado?

shutterstock-313396169.jpg

Praticar exercícios físicos regularmente e seguir uma dieta saudável são vitais para manter o corpo depois da redução de gordura localizada. Em primeiro lugar, é importante que o paciente mude os seus hábitos e substitua a vida sedentária pelos exercícios físicos. Não se trata de ir à academia por obrigação ou correr todos os dias. Mudanças simples, como caminhar diariamente em vez de andar de carro ou substituir o elevador pelas escadas, ajudarão a fazer com que o excesso de gordura não volte.

↪️ Relacionado: 5 tratamentos para remodelar o corpo

Em segundo lugar, deve ser adotada uma dieta variada e equilibrada. Isto não significa que você deve comer uma quantidade mínima de comida ou que os doces são proibidos, por exemplo. Mas você deve prestar atenção aos alimentos que ingere. É aconselhável que o paciente aumente o consumo de frutas e verduras, bem como fibras e legumes. Ao mesmo tempo, terá que reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura ou açúcar, o que não significa que de vez em quando você não possa comer um pedaço de bolo.

Estas mudanças ajudarão a manter o resultado alcançado, evitando que você volte a recuperar as gorduras eliminadas, preservando os outros efeitos alcançados com os tratamentos descritos acima, ou seja, melhorando a circulação, deixando a pele suave e hidratada e mantendo a celulite bem longe.

Lembre-se de que, para que a redução de gordura localizada não prejudique sua saúde, você deve exigir o acompanhamento de um médico nutricionista. Este profissional recomendará o melhor tratamento a seguir e assegurará que as sessões sejam desenvolvidas em um ambiente clínico seguro.

↪️ Você está interessado em algum desses métodos? Você já tentou algum outro? Todas as informações sobre estética serão mais do que bem vindas em nosso fórum.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.