Tratamento para sequelas de biopolímeros
É raro encontrar uma pessoa que esteja completamente satisfeita com todas as partes de seu corpo. É por isso que todos os dias aparecem novos tratamentos capazes de resolver todo tipo de imperfeições, mas como pacientes devemos sempre prestar atenção especial à qualidade do serviço que recebemos e as substâncias que são aplicadas em nosso corpo.
Os tratamentos estéticos geralmente dão ótimos resultados se aplicados por profissionais, mas sua principal desvantagem é que geralmente são caros. Justamente por isso, nos últimos tempos tem havido um fenômeno de popularização dos tratamentos estéticos aplicados por pessoas que não são profissionais da medicina estética e que geralmente incluem o uso de substâncias que, em princípio, não são adequadas para o corpo.
É cada vez mais comum ouvir falar de pessoas (quase sempre mulheres) que passaram por tratamento para aumentar o volume dos glúteos, lábios, seios, para preencher rugas, etc. que, com o tempo, têm notado reações adversas em seu corpo à substância injetada. Isto se deve ao uso de biopolímeros inadequados. A maioria deles achava que a substância com a qual estavam sendo injetados era uma substância segura.
O que são biopolímeros?
Os biopolímeros são compostos destinados a preencher diferentes partes do corpo. Em muitos casos são compostos de silicone líquido ou outros produtos como o polimetilmetacrilato, cujo uso não é adequado para fins estéticos e na maioria dos casos são diretamente proibidos pela ANVISA.
Em muitos casos, o próprio paciente não sabe que um biopolímero de origem duvidosa e possivelmente ilegal vai ser aplicado a ele, mas sim que é vendido a ele como um produto conhecido e legal, como é o ácido hialurônico, por exemplo.
Nesses casos, é aconselhável ser cauteloso e desconfiado. Se o tratamento oferecido for muito barato em comparação com o preço médio desse tratamento no mercado, é melhor consultar outro profissional.
A alogenose iatrogênica está em ascensão
A alogenose iatrogênica é uma patologia que afeta as pessoas que foram injetadas com biopolímeros impróprios. É chamada alogenose porque é causada por substâncias estranhas ao corpo, e Iatrogênica porque é produzida por pessoas que injetaram essas substâncias.
Sintomas
Esta condição causa sintomas locais na área onde a substância foi injetada, mas também pode ser complicada por um mal-estar geral. Cicatrizes de quelóide, pigmentações, fibrose, deslocamento da substância injetada, fístulas, vermelhidão, úlceras, inflamação e edemas podem aparecer na área de aplicação.
Em geral, sintomas como febre, dores articulares, depressão, mal-estar e até mesmo queda de cabelo podem ser sentidos.
Estes sintomas podem aparecer em poucas horas após a injeção da substância, mas em alguns casos os efeitos podem aparecer até 25 anos após a aplicação do preenchimento.
Que tratamento é aplicado?
Um dos procedimentos que está dando melhores resultados na luta contra a alogênese iatrogênica é a multipunção-suçção. O profissional aplica anestésico local na área a ser tratada e perfura as massas fibrosas causadas pelo biopolímero até que sejam transformadas em pedaços muito pequenos que o corpo é capaz de reabsorver e eliminar através da urina.
Este procedimento nunca eliminará todos os biopolímeros que foram injetados no corpo, mas a melhoria é notável, e várias sessões podem até ser realizadas para tentar alcançar o melhor resultado possível.
Na maioria dos casos, é necessário combinar os tratamentos para eliminar os biopolímeros com a toma de analgésicos e antiinflamatórios.
Quais são os efeitos?
A multipunção é um tratamento ambulatorial e, portanto, o paciente pode retornar à sua vida diária imediatamente, embora seja comum que apareçam hematomas e algum inchaço na área tratada, que desaparecerão após alguns dias.
O laser para remover biopolímeros
A maioria dos especialistas médicos concorda que os lasers não são um remédio eficaz para a alogênese iatrogênica. O que o calor do laser faz é derreter o biopolímero, fazendo o caroço desaparecer e fazendo o paciente pensar que o problema foi resolvido, quando na verdade não foi.
Massagem, ultra-som, injeções de esteróides e vibroterapia também não são considerados métodos eficazes.
Como evitar a alogenose iatrogênica?
Esta patologia é dolorosa e pode afetar significativamente o estado de espírito do paciente, que pode ver seu corpo inchado e um pouco deformado.
Embora o tratamento que temos apontado produza muito bons resultados e faça os efeitos da alogenose iatrogênica desaparecerem pouco a pouco, a verdade é que não há melhor forma de prevenção do que a informação.
Especialistas médicos estão trabalhando para que os pacientes tenham cada vez mais informações sobre substâncias injetáveis e os efeitos adversos que o uso de compostos não aprovados pode ter sobre o organismo.
Do ponto de vista médico, recomendamos a todas as pessoas que estão pensando em preencher glúteos, lábios, etc., que nunca coloquem o preço antes da qualidade do serviço. Nestes casos, é sempre aconselhável procurar um médico especialista e certificar-se de que a intervenção será feita em um espaço adequado para isso.
Você também não deve ter medo ou vergonha de fazer perguntas e descobrir sobre o composto que vai injetar. O paciente tem todo o direito de exigir documentação sobre a origem e composição das substâncias a serem injetadas em seu corpo.
Devemos estar conscientes de que a estética não pode ser melhorada a qualquer preço. Se há uma parte de seu corpo que você não gosta e que quer melhorar, não se coloque nas mãos de qualquer um.
️Você já teve uma má experiência com seu preenchimento? Você conhece alguém que tenha conseguido remover biopolímeros? Encontre aqui histórias reais!