Quatro tipos de biopolímeros que nunca devem ser usados
Biopolímeros são substâncias que têm sido usadas para aumentar lábios, bochechas ou glúteos, entre outras partes do corpo. As conseqüências que estes compostos deixam na pele são graves; além disso, em alguns casos, é impossível removê-los.
A injeção de biopolímeros para preencher rugas ou aumentar o volume em áreas como os lábios ou glúteos, por exemplo, afeta significativamente a saúde das pessoas que os utilizam, pois produz uma série de reações adversas e efeitos negativos sobre o corpo dos quais terão dificuldade de remover.
Quais são as conseqüências do uso de biopolímeros?
O uso de biopolímeros causa reações adversas, pois reage à presença de uma substância estranha que não é compatível com o corpo. A rejeição que provoca se manifesta na forma de uma resposta inflamatória crônica, o que conhecemos como encapsulamento, que nada mais é do que um método protetor que nosso organismo gera para manter este composto estranho isolado do corpo. O tecido ao redor desse encapsulamento endurece. Este processo é conhecido como fibrose e geralmente é muito doloroso, assim como perigoso, porque geralmente migra para outras partes do corpo numa tentativa de expulsá-lo do corpo.
Do ponto de vista estético, a pele afetada pelo preenchimento de um biopolímero mostra nódulos ou granulomas que podem ser vermelhos ou adquirir uma tonalidade roxa e escura. Além disso, os pacientes que sofrem as conseqüências de ter substâncias proibidas em seu corpo muitas vezes também sofrem de prurido, vermelhidão, queimaduras, infecções. Os casos mais graves podem afetar severamente os tecidos e causar necrose, até mesmo morte, pois a substância pode passar para a corrente sanguínea e migrar para artérias e veias, causando uma oclusão arterial.
Seu tratamento é muito complicado e nem sempre é possível remover toda a substância do corpo. Portanto, é importante que nunca confiemos neste tipo de composto como material para cargas injetáveis.
↪️️ Relacionado: Tratamento para sequelas de biopolímeros
Quatro tipos de biopolímeros que nunca devem ser usados
Como dito acima, os biopolímeros são compostos que foram utilizados no corpo humano e que geram complicações e reações adversas por causa da rejeição que estas substâncias produzem em nosso organismo. Abaixo, os quatro tipos de biopolímeros que nunca devem ser usados, sob nenhuma circunstância. Na maioria dos países são ilegais, como também no Brasil e seu uso está ligado a atividades estéticas clandestinas de legalidade duvidosa.
- Biogel: É composto de silicone líquido ou óleo industrial de alta viscosidade. É extremamente prejudicial à saúde, pois este biopolímero tende a encapsular e causar mudanças no sistema imunológico, o que aumenta o risco de infecção. Seu encapsulamento é perceptível na aparência da pele, que está gravemente deformada e crostada e pode pingar.
- Metacrilato: Podemos encontrá-lo como polimetilmetacrilato ou com sua sigla PMMA. É uma substância composta de gel e acrílico e é usada ilegalmente para aumentar as maçãs do rosto e glúteos, bem como para preencher rugas faciais e até mesmo para levantar pálpebras. Quando entra em contato com nosso corpo, ele se cristaliza. Pode causar danos muito graves à pessoa que a usa, pois causa endurecimento na área muscular (fibrose). Estas malformações migram para outras partes do corpo, o que é muito perigoso para o paciente.
- Dimetilpolysiloxano: É silicone líquido de aparência oleosa que quando entra em contato com o corpo é transformado em um composto sólido que produz desconforto e dor forte.
- Hialucorp: Também é formado por silicone e, uma vez em nosso corpo, produz infecções nos tecidos que podem até causar sua destruição.
Preenchedores, somente em centros médicos
Sabemos que a qualidade de vida dessas pessoas diminui, uma vez que viver com os efeitos desses compostos sobre o corpo afeta sua auto-estima e integridade física. Alguns médicos vão mais longe e apontam que até mesmo suas vidas podem estar em risco, portanto, esses pacientes devem ser monitorados de perto. E embora esta consideração possa parecer excessiva à primeira vista, lembremos que os biopolímeros parecem estar por trás de algumas mortes.
Dado risco, em alguns lugares que não têm as medidas médicas necessárias para oferecer tratamentos estéticos profissionais, são utilizados camuflados com outros nomes, como células expansivas, ácido hialurônico, preenchimentos musculares ou vitamina C. É por isso que alertamos: qualquer tratamento médico-estético deve ser realizado apenas em clínicas e centros adequados para este fim, que possuem todas as medidas sanitárias necessárias para um serviço médico responsável, registrado e com ampla experiência em preenchimentos injetáveis. Somente assim será possível evitar a venda de um produto que não seja compatível com o corpo humano e acabe sofrendo as conseqüências do uso de biopolímeros.
E, é claro, antes de se submeter a um tratamento de preenchimento para corrigir rugas faciais ou aumentar o volume de algumas áreas de nosso corpo é obrigatório que estejamos bem informados sobre o produto que o médico vai usar e as possíveis conseqüências que esta substância pode causar em nosso corpo a longo prazo. Quando isso for feito, não haverá volta atrás, teremos que viver com as conseqüências de nosso ato. É por isso que é tão importante que só confiemos em especialistas qualificados que nos ofereçam garantias.