Ginecomastia e Lipomastia, qual a diferença e como é o tratamento?

Ginecomastia e Lipomastia, qual a diferença e como é o tratamento?
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 14 set 2018 · Atualização: 30 mar 2022

Doutor André Colaneri, Especialista no tema, explica o aumento das mamas masculinas, suas causas e tratamentos. O aumento das mamas masculinas é uma frequente causa de constrangimento dos homens, podendo causar problemas sociais e psicológicos, a ponto de fazer o paciente evitar eventos como churrascos, festas e ambientes como praia, piscina, academia.

O comprometimento da vida social, interfere nas relações pessoais, afetivas e até profissionais, por fazer o paciente ficar menos sociável, afável e espontâneo. É comum usar blusas largas, adotar uma postura curvada para frente, para esconder o volume das mamas, que marca as roupas.

A mama é composta por glândula e gordura. O aumento das mamas pode ser devido ao aumento de qualquer um destes tecidos (gordura ou glândula). A maioria dos casos a ginecomastia é mista, ou seja, os dois juntos. Estes tecidos são misturados, sendo a porção periférica das mamas mais predominantemente formada por gordura e a porção mais próxima da aréola formada predominantemente de glândula. Qualquer destas duas partes podem estar aumentadas e levar ao crescimento das mamas.

Cirurgia de ginecomastia para redução da glândula mamária

O aumento da gordura pode ser visto desde a infância, pela obesidade infantil, ou passar a se desenvolver depois de adulto, com o ganho de peso. É uma gordura difícil de perder com exercícios ou dietas. Frequentemente os pacientes referem perder peso e reduzir o abdômen, mas não as mamas. As mamas gordurosas, chamadas de lipomastia, são geralmente menos duras, com consistência homogênea e sem sensibilidade aumentada nem “caroço” palpável abaixo das aréolas. A parte glandular das mamas masculinas normalmente não se desenvolvem permanentemente. Chamada de ginecomastia, o aumento da glândula mamaria masculina tem como causa um desequilíbrio dos hormônios masculinos (testosterona) e femininos (estrógeno). É frequente um crescimento da glândula mamária masculina na puberdade, mas que na grande maioria dos casos reduz espontaneamente. 

Quando recente a ginecomastia tem maior chance de tratamento clínico e reversão com medicamentos. Quanto mais tempo a ginecomastia tiver, mais difícil o seu tratamento não cirúrgico. O uso de hormônios, anabolizantes, medicamentos que interfiram na relação testosterona-estrógeno, são uma causa frequente de desenvolvimento da ginecomastia.

A cirurgia indicada para a lipomastia é a lipoaspiração. A glândula, quando presente, deve ser retirada por uma cicatriz abaixo das aréolas (incisão de Webster).

A maioria dos casos é ginecomastia mista, ou seja, parte gordura e parte glândula, precisando de lipo e retirada da glândula associadas na mesma cirurgia.

Quando as mamas são grandes ou o paciente tem uma história de alternância de peso, é comum haver certa flacidez de pele. A pele, por ser um elástico, sofre retração depois da cirurgia, porém, em casos de flacidez moderada ou intensa, pode permanecer certa flacidez. A vibrolipoaspiração com laser ajuda muito uma melhor recuperação e menor risco de flacidez depois da cirurgia. O Renuvion (plasma) também é uma boa opção para estimular a retração da pele depois da lipoaspiração, quando há certa flacidez.

A cirurgia geralmente é realizada com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia. Trabalho de escritório, sem esforços físicos, geralmente podem ser retomados em três dias. Um colete compressivo deve ser usado por ao menos 45 dias, sendo importante fazer drenagens linfáticas e ultrassom no pós-operatório, mínimo de 10 sessões, para reduzir o inchaço e a formação da fibrose (cicatriz interna). 

Exercícios geralmente devem ser evitados até 2 meses da cirurgia. O resultado final é depois de 6 meses da cirurgia, visto que a cicatriz demora para amadurecer, ficar menos avermelhada. Porém, geralmente com dois meses, o volume das mamas já está bem menor e desinchado e o paciente retorna à todas atividades.

É comum depois da recuperação o paciente voltar a fazer mais esportes e se socializar, passando a ter uma vida menos sedentária e acabar emagrecendo mais, melhorando ainda mais sua auto-estima e estética corporal. No caso do paciente engordar ou usar algum medicamento, hormônio, drogas ou outra substancia que estimule o crescimento da gordura ou da glândula, certo volume poderá retornar nas mamas. Logo, a manutenção do resultado se deve apenas ao paciente.

Qual a principal diferença entre lipomastia e ginecomastia? 

Ambas são causas de aumento das mamas nos homens. Porém, a ginecomastia é o aumento devido apenas à glândula, ao passo que a lipomastia é o aumento devido apenas à gordura. A maioria dos casos é mista, ou seja, parte de gordura e parte de glândula."

É possível desenvolver a lipomastia com a idade?

"Sendo a lipomastia é acumulo de gordura, qualquer homem ou garoto acima do peso pode ter. Como é comum a maioria das pessoas ganhar peso conforme ficam mais velhas, a lipomastia é mais frequente em adultos do que em adolescentes."

d4601f74-c760-11ea-81be-0050568b1dee.jpg

O procedimento deixa cicatrizes no paciente? 

"A cirurgia é uma mini-lipoaspiração nas mamas, feita com anestesia local e sedação e alta no mesmo dia. As cicatrizes são pequenas, de 3 milímetros, apenas para a cânula da lipo entrar e costumam ficar discretas."

Quanto tempo demora para voltar às atividades normais? 

"A maioria dos pacientes operam na sexta feira e retornam ao trabalho na segunda feira, ou seja, 3 dias depois. A volta às atividades físicas ocorre depois de 60 dias".

Realizar atividades físicas pode ajudar o paciente a evitar de acumular gordura nas mamas novamente? 

"As atividades físicas ajudam a emagrecer e evitar o acumulo de gordura em todo o corpo, inclusive nas mamas. A musculação do peitoral não tem relação com queima de gordura nas mamas. Os melhores exercícios para perder gordura são os aeróbicos, como corrida, bicicleta, natação."

O doutor Colaneri oferecem o máximo de inovação para garantir que os resultados da cirurgia de ginecomastia sejam os mais satisfatórios, para isso frequentemente realiza técnicas combinadas, que incluem lipoaspiração, lipo a laser e excisão de tecido retroareolar. O procedimento pode durar entre 1 e 2 horas, dependendo da extensão da correção. No caso da ginecomastia verdadeira, geralmente é realizada uma excisão do tecido retroareolar através de uma incisão na borda areolar que passa despercebida.

É sempre importante buscar um profissional qualificado, que esteja na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para garantir os melhores resultados do seu procedimento. Qualquer dúvida estamos à disposição!

Dr André Colaneri é Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.